Pular para o conteúdo principal

Destaques

Para onde vão todas coisas que não dissemos?

Para onde vão todas coisas que não dissemos? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem. Algumas ficam presas dentro de nós. Outras conseguimos elaborar em um espaço seguro, como a terapia. Mas ignorar as coisas, muitas vezes pode ser pior. Fingir que as emoções não existem ou que as coisas não aconteceram não faz elas desaparecerem. Quando um relacionamento chega ao fim, pouco importa quem se afastou de quem primeiro. Mas há quem se prende na ideia de que se afastou antes – em uma tentativa de controlar a narrativa, como se isso importasse. O fim significa que algo não estava funcionando e foi se desgastando ao longo do tempo. Nenhum fim acontece por mero acaso. Às vezes, quando somos levados ao limite, existem relações que não têm salvação – todos limites já foram cruzados e não há razão para impor limites, somente aceitar que o ciclo chegou ao fim. Isto não significa que você guarde algum rancor ou deseje mal para a pessoa, significa que você decidiu por sua saúde mental em pri...

Cinco erros que você deve evitar ao falar em público

Falar em público é uma tarefa bastante desafiadora para a maioria das pessoas e que todos nós acabamos tendo que realizar ao menos uma vez ao longo da vida. Há aquelas pessoas que precisam fazer isso mais vezes do que outras e, para que possam alcançar o sucesso nesta tarefa, a chave é conhecer bem quais erros deve evitar. Aprender tais falhas comuns garante que você consiga se preparar melhor, destacando-se ao falar em público como se fosse um profissional. Separamos então, 5 dos maiores erros cometidos por oradores inexperientes.

1. Deixar o nervosismo te controlar

Elabore de antemão técnicas de relaxamento que possam te ajudar antes e durante sua fala. Não há nenhuma que seja padrão e funcione com todo mundo. Apenas escolha algo que te ajude a manter a mente e o corpo relaxados. Algumas ideias envolvem ouvir uma das suas músicas favoritas, fazer ioga ou meditação, telefonar para um amigo ou familiar ou apenas tentar esvaziar a mente.

2. Não praticar o discurso

Quando você não separa um tempo para memorizar seu discurso e o pratica antes de ter que falar em público, provavelmente você terá que lê-lo em vez de apenas dizê-lo. Está é uma maneira de perder com muita facilidade a atenção do público. Seus olhos precisam estar focados no público ao longo de toda a sua fala. É aceitável que, ocasionalmente, você olhe para baixo caso precise retomar sua linha de raciocínio, mas este comportamento não deve dominar seu discurso.

3. Vestir-se de maneira inadequada

Você deve sempre se vestir profissionalmente para uma ocasião em que falará em público, a menos que seja indicado que você não o faça. Aparecer em um evento vestido de uma forma inadequada pode gerar dúvidas sobre sua capacidade e criar comentários que podem prejudicar sua credibilidade diante do público. A maneira como você se veste é a primeira forma de demonstrar uma atitude diante de sua plateia, então você deve estar bastante atento a isto.

4. Falar rápido demais

Um dos erros mais corriqueiros de quem fala em público é falar rápido demais. Fazer isso faz com que você pareça estar sem confiança sobre aquilo que está discursando. Você deve manter um ritmo moderado, respirando adequadamente e prestando atenção ao seu público para verificar se eles parecem estar acompanhando suas ideias expostas. Apenas tome cuidado para não pecar pelo contrário, falando em um ritmo tão lento que acaba deixando os expectadores sonolentos. Sugerimos que treine com amigos ou pessoas próximas para que elas possam te avaliar com sinceridade.

5. Usar palavras muito grandes e desconhecidas

Muitos oradores tentam impressionar seu público usando palavras grandes e complexas. Está é uma péssima ideia por diversos motivos. Alguns ou, provavelmente, todos os indivíduos do seu público podem não estar familiarizados com essas palavras. Isso fará com que você soe presunçoso e arrogante. Verifique sempre para qual público você estará falando e prepare seu discurso pensando nisso. Se considerar realmente necessário usar certos termos desconhecidos ou estrangeiros, explique para o público seu significado.

Quando você estiver diante de uma ocasião em que precisará falar para um grupo, independente do seu tamanho, leve em consideração estes pontos que destacamos, assim, posso garantir que você terá êxito em sua apresentação.


***

Este artigo foi escrito por Poema Eurístenes, do Como Fazer, um site de guias e artigos que ensinam aos leitores a fazerem de tudo.

Se você quer aprender mais sobre falar em público leia: Como falar bem na frente de outras pessoas

Mais lidas da semana