Pular para o conteúdo principal

Destaques

Para Toda a Eternidade: Livro explora rituais funerários diversos

Entre a naturalidade e o espanto, o tradicional e o moderno, o ocidental e o oriental, Caitlin Doughty transmite ao leitor histórias de suas visitas a espaços e profissionais envolvidos com o universo mortuário. Uma das obras pedidas por quem já tinha lido Confissões do Crematório, o novo livro foi publicado no Brasil pela editora DarkSide Books, em junho de 2019, com tradução de Regiane Winarski e ilustrações de Landis Blair.


Compre o livro Para Toda a Eternidade (Caitlin Doughty): https://amzn.to/2R2FwqN

“Eu passei a acreditar que os méritos de um costume relacionados à morte não são baseados em matemática [...] mas em emoções, numa crença na nobreza única da própria cultura da pessoa. Isso quer dizer que consideramos os rituais de morte selvagens apenas quando eles não são como os nossos” – Caitlin Doughty, Para Toda a Eternidade
Dá para ler tranquilamente Para Toda a Eternidade sem ter lido Confissões do Crematório, mas acredito que as duas leituras são complementares. Enquanto na p…

II Concurso de Redação da Fundação Manoel de Barros premiará melhores textos com bolsas de estudo

A Fundação Manoel de Barros está com inscrições abertas para o II Concurso de Redação com o tema "Um Passeio com Manoel", voltado para alunos matriculados regularmente no terceiro ano das escolas públicas estaduais do município de Campo Grande (MS). Os três primeiros colocados ganharão bolsas de estudo na Universidade Anhanguera-Uniderp.

Objetivos – O concurso de redação tem como objetivos estimular nos estudantes das escolas públicas o conhecimento sobre a história, vida e obra do poeta, Manoel de Barros, incentivar a prática da escrita, provocar o interesse pela Literatura, em especial a Sul-Mato-Grossense.

Inscrições – As inscrições dos alunos participantes do concurso de redação “Um Passeio com Manoel” serão realizadas gratuitamente no site da Fundação Manoel de Barros no endereço http://fmb.org.br/, onde os alunos irão preencher uma ficha e receberão ao final um comprovante da inscrição.

Redação – O gênero escolhido é o texto em prosa narrativa, cujo tema é "Um passeio com Manoel". No regulamento do concurso estão disponíveis três textos como motivadores sobre Manoel de Barros. A realização da redação acontece no dia 04 de setembro de 2013.

O II Concurso de Redação "Um Passeio com Manoel" será lançado no dia 23 de agosto, às 16h, no auditório do Bloco V da Universidade Anhanguera-Uniderp. As escolas participantes receberão um kit com um regulamento, um conjunto oficial "modelo" para a redação em papel timbrado e um envelope para o envio das redações.

Avaliação – As redações serão julgadas por uma comissão formada por seis professores Graduados em Letras da Universidade Anhanguera-Uniderp e da comunidade, dois representantes da Academia de Letras e dois representantes da Secretaria de Educação do Estado.

Premiação – No dia 27 de setembro de 2013, às 16h, acontece na Universidade Anhanguera-Uniderp a Cerimônia de premiação das redações selecionadas. Os 40 estudantes selecionados para a final serão premiados, cada um, com uma obra do Poeta Manoel de Barros e um par de ingressos para o cinema. O primeiro lugar receberá uma bolsa de estudo 100%, o segundo lugar uma bolsa de estudo de 70% e o terceiro lugar uma bolsa de estudo de 50%.

Cursos de graduação oferecidos – Os vencedores do concurso de redação poderão escolher entre os seguintes cursos: Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Jornalismo, Letras (Português e Inglês), Matemática, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social, Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Superior de Tecnologia em Design de Moda, Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética e Superior de Tecnologia em Produção Multimídia.

Confira o regulamento do II Concurso de Redação da Fundação Manoel de Barros – Um Passeio com Manoel 

Comentários

Mais lidas da semana