Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

II Concurso de Redação da Fundação Manoel de Barros premiará melhores textos com bolsas de estudo

A Fundação Manoel de Barros está com inscrições abertas para o II Concurso de Redação com o tema "Um Passeio com Manoel", voltado para alunos matriculados regularmente no terceiro ano das escolas públicas estaduais do município de Campo Grande (MS). Os três primeiros colocados ganharão bolsas de estudo na Universidade Anhanguera-Uniderp.

Objetivos – O concurso de redação tem como objetivos estimular nos estudantes das escolas públicas o conhecimento sobre a história, vida e obra do poeta, Manoel de Barros, incentivar a prática da escrita, provocar o interesse pela Literatura, em especial a Sul-Mato-Grossense.

Inscrições – As inscrições dos alunos participantes do concurso de redação “Um Passeio com Manoel” serão realizadas gratuitamente no site da Fundação Manoel de Barros no endereço http://fmb.org.br/, onde os alunos irão preencher uma ficha e receberão ao final um comprovante da inscrição.

Redação – O gênero escolhido é o texto em prosa narrativa, cujo tema é "Um passeio com Manoel". No regulamento do concurso estão disponíveis três textos como motivadores sobre Manoel de Barros. A realização da redação acontece no dia 04 de setembro de 2013.

O II Concurso de Redação "Um Passeio com Manoel" será lançado no dia 23 de agosto, às 16h, no auditório do Bloco V da Universidade Anhanguera-Uniderp. As escolas participantes receberão um kit com um regulamento, um conjunto oficial "modelo" para a redação em papel timbrado e um envelope para o envio das redações.

Avaliação – As redações serão julgadas por uma comissão formada por seis professores Graduados em Letras da Universidade Anhanguera-Uniderp e da comunidade, dois representantes da Academia de Letras e dois representantes da Secretaria de Educação do Estado.

Premiação – No dia 27 de setembro de 2013, às 16h, acontece na Universidade Anhanguera-Uniderp a Cerimônia de premiação das redações selecionadas. Os 40 estudantes selecionados para a final serão premiados, cada um, com uma obra do Poeta Manoel de Barros e um par de ingressos para o cinema. O primeiro lugar receberá uma bolsa de estudo 100%, o segundo lugar uma bolsa de estudo de 70% e o terceiro lugar uma bolsa de estudo de 50%.

Cursos de graduação oferecidos – Os vencedores do concurso de redação poderão escolher entre os seguintes cursos: Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Jornalismo, Letras (Português e Inglês), Matemática, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social, Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Superior de Tecnologia em Design de Moda, Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética e Superior de Tecnologia em Produção Multimídia.

Confira o regulamento do II Concurso de Redação da Fundação Manoel de Barros – Um Passeio com Manoel 

Comentários

Mais lidas da semana