Pular para o conteúdo principal

Destaques

Ressignificar dia após dia

A linha era tênue entre a verdade e a autoficção, mas a literatura era um espaço para criar e não tinha compromisso com a realidade. Como tinta invisível, personagens às vezes se misturam e podem confundir. Um personagem pode ser vários e a graça não está em descobrir quem é quem, mas de aproveitar a leitura. Escrever em blog poderia não ser a mesma coisa do que escrever um livro de ficção ou de memórias, mas a verdade era que acabava servindo para as duas coisas. Às vezes o passado estava no passado. Às vezes o presente apontava para o futuro. Mas nunca dá para saber sobre quem se está escrevendo e há beleza nisso. A beleza de que personagens não eram pessoas, de que não precisava contar a verdade sempre, que às vezes quatro personagens poderiam se tornar um. Saber quem é quem parecia o menos importante, mas apreciar a beleza das entrelinhas. Ia escrevendo como uma forma de esvaziar a mente e o coração, sentindo o corpo mais leve. Escrevia e continuaria escrevendo sempre que sentisse ...

Projeto de Fotografia no Horto Florestal de Campo Grande reúne alunos de Comunicação Social da UCDB

Na manhã deste sábado, 31 de agosto, acadêmicos de Comunicação Social da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) visitaram o Horto Florestal de Campo Grande (MS), para fotografarem e conhecerem dois projetos de extensão voltados para a Universidade da Melhor Idade (UMI).

Professores de Comunicação Social orientaram estudantes a fotografarem e a conhecerem os projetos de extensão da UCDB. Foto: Ben Oliveira.

Acompanhados dos professores Ado Biagi e Elton Tamiozzo, os alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da UCDB puderam conhecer um pouco das aulas de Manutenção de Orquídeas e do Click Verde.

Os alunos levaram câmeras fotográficas, foram instruídos a observarem os diferentes cantos do Horto Florestal e a fotografarem. Uma das propostas dos professores, além de auxiliar os alunos idosos da instituição participantes do programa de extensão sobre fotografia, é a de reunir as melhores fotografias e expô-las no futuro.

Click Verde – projeto organizado pelo curso de Publicidade e Propaganda da UCDB, no qual a fotografia é utilizada como um elemento de ensino e conscientização ambiental e os participantes aprendem a usar as câmeras fotográficas e registrar e divulgar o Horto Florestal.

Manutenção de Orquídeas – os alunos da Universidade da Melhor Idade tiveram a aula inaugural sobre o orquidário do Horto Florestal Antônio de Albuquerque. O projeto é voltado para o cultivo de orquídeas, com oficinas para crianças e comunidade em geral, buscando integrar o homem e a natureza e equilíbrio do meio ambiente.

Alunos participantes do programa de extensão sobre fotografia no Horto Florestal foram entrevistados pelo Em Foco TV. Foto: Ben Oliveira.

Depois de realizar a oficina, a aluna Ana Cristina acompanhada do cinegrafista Giovani Neves e do Coordenador do Curso de Jornalismo da UCDB, Oswaldo Ribeiro foram até o local realizar entrevistas com os alunos, professores e participantes das oficinas.

Horto Florestal – Já foi considerado um dos principais pontos da cidade de Campo Grande. Transformado em Parque Municipal de Campo Grande em 1923, em 1956 passou a ser chamado Horto Florestal e em homenagem a um dos seus antigos cuidadores foi nomeado Horto Florestal Antônio de Albuquerque.

Confira os mini-vídeos produzidos pelo professor Oswaldo Ribeiro e compartilhados na página do Facebook da professora Cristina Ramos


Mais lidas da semana