Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre rabiscos e telas brancas

A tela branca pode ser um convite à explosão criativa ou uma tortura ao artista que sente seu espírito definhando diante da pesada realidade. Em tempos de crise e ódio, a arte fica esquecida e é vista como desimportante; ironicamente, é quando mais precisamos dela, de algo que nos faça sentir vivo e toque as partes atordoadas.


O som dos dedos se movendo pelo teclado era como fantasmas de uma vida distante. É incrível perceber quantas vezes nós deixamos algumas partes nossas morrerem ao longo de nossas existências; as máscaras, antes tão confortáveis, agora incomodam e não nos servem mais. Leva tempo até ficarmos satisfeitos e ajustados à nova realidade. Viver é admitir que sabemos pouco sobre nós mesmos e há sempre algo novo que pode nos transformar, seja para o bem ou para o mal.

O artista encara a tinta respingando pela tela. Para o espectador sem intimidade, nada faz sentido, a desconexão de ideias é tormentosa; para ele, o lembrete de que sua arte nunca o abandonaria. Como poderia…

Escritora ministra Oficina Online de Criatividade Literária

A escritora Giselle Jacques está ministrando uma Oficina Online de Criatividade Literária. A oficina conterá 15 aulas (módulos) com teoria e prática, com uma aula por semana em média e ao final do curso será produzida uma coletânea com os melhores trabalhos do grupo.

Entre os conteúdos do curso de criatividade literária estão: Conto, Poesia, Ponto de Vista, Narração, Personagens, Diálogos, Gêneros e Livre Criação.

A oficina é voltada pra quem deseja ampliar as possibilidades criativas, com técnicas e exercícios. "Não é minha pretensão ensinar ninguém a escrever. Muito menos afirmar: faça a oficina e torne-se um autor. NÃO! O que costuma acontecer é a gente "acordar não-criativo"", afirma Giselle Jacques.

Sobre a ministrante – Giselle Jacques é jornalista por formação pela PUC-RS, pós-graduada em Produção Cinematográfica. Trabalhou como redatora, e como roteirista e diretora de publicidade e cinema por 12 anos. Nesse tempo, acumulou prêmios de curta-metragem e alguns concursos literários. Por quase três anos foi professora universitária de Publicidade e Propaganda. Ministra oficinas e cursos desde 1998. A maioria deles com foco em roteiro e literatura. Atualmente, ganha a vida como escritora profissional. Giselle é romancista com dois títulos lançados e editora-chefe do Grupo Editorial Escândalo.

Para mais informações, acesse: http://litercriativa.blogspot.com.br/

Comentários

Mais lidas da semana