Pular para o conteúdo principal

Destaques

Espectro Autista: Reflexão sobre conscientização do autismo

Vez ou outra eu recebo mensagens de pessoas pedindo ajuda sobre como trazer mais conscientização em lugares nos quais pouco se sabe sobre autismo. Nem toda cidade tem especialista em autismo, isso é um fato que todo mundo que já precisou de um, sabe como é. Minha dica é: compre/arrecade livros ATUALIZADOS sobre o assunto e/ou livros de ficção (com personagens autistas) e/ou livros escritos por autistas. Recomendo firmemente a literatura, já que a leitura trabalha a empatia e fica mais fácil dos neurotípicos entenderem como é estar 'na nossa pele', mesmo que por alguns minutos.


Não vai dar livro desatualizado, que é um desserviço. Já tem muita desinformação no Brasil. Eu poderia fazer uma lista sobre todos absurdos que leio, mas não vou.

Enfim, não dá para fugir da leitura. Infelizmente, muitos conteúdos brasileiros estão defasados, outros logo vão estar por causa das alterações do CID11 do Espectro Autista [só entra em vigor em 2022]. Tem muita coisa boa produzida pela comunid…

Feira de Bolonha: FTD promove debate programas de governo para bibliotecas escolares

Mesa temática abordará nesta terça-feira (25) os “Programas de Governo para Bibliotecas Escolares no Brasil”. Editora, que está entre as cinco maiores do Brasil, apresenta 37 obras de seu catálogo internacional e busca também oportunidades para compra de direitos autorais

A Editora FTD promove nesta terça-feira (25), às 14 horas, na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália, a mesa “Programas de Governo para Bibliotecas Escolares no Brasil”. Participam do debate a gerente editorial da Editora FTD, Ceciliany Alves, e a especialista em Literatura Infantojuvenil e autora de livros de literatura e obras de referência, Ligia Cademartori.

“As proporções do Programa Nacional de Bibliotecas Escolares atraem, desafiam e criam grandes oportunidades para o mercado do livro no Brasil. Ao mesmo tempo, o mercado se vê dividido para atender diferentes tipos de demandas”, avalia Ceciliany.

A Editora FTD apresenta na Feira de Bolonha 37 obras de seu novo catálogo internacional. Entre elas, está o livro infantil A ilha do Crocodilo, terceiro colocado em sua categoria no Prêmio Jabuti 2013. Associada ao projeto Brazilian Publishers há cinco anos, a editora estará presente no estando coletivo do BP.

Segundo a executiva, participação da FTD nesta edição da feira está focada ainda na compra de direitos, prospecção de novas obras em potencial e manutenção do contato com editoras internacionais parceiras. “O segmento de livros infantis e juvenis tem registrado um crescimento gradativo”, afirma.

A Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, a maior do mundo neste segmento, que acontece até quinta-feira, dia 27 de março, região da Emilia Romana, no norte da Itália.

*Ricardo Vieiros & Associados – Oficina de Comunicação

Comentários

Mais lidas da semana