Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Primeiro Pagamento do Google Adsense – Problemas e Recomendações

Depois de semanas, meses ou anos se dedicando a cuidar do blog ou site, o usuário com conta no Google Adsense é recompensado pelos ganhos com anúncios. É preciso juntar no mínimo 100 dólares para que o pagamento seja realizado, embora muitas pessoas configurem uma quantidade maior. Recentemente recebi o meu primeiro pagamento do Google Adsense e depois de perceber que muitos internautas compartilharam das mesmas dúvidas do que eu, resolvi escrever este post.

Muitas dúvidas se passam na cabeça de quem está prestes a receber pela primeira vez. Quando não temos a quantia mínima necessária para envio, nos preocupamos com a divulgação do blog, quantidade de visitas, publicação de assuntos que tenham um alto índice de procura e baixa concorrência, entre tantas alternativas disponíveis para quem deseja lucrar com o Google Adsense. No entanto, quando alcançamos nossa meta, chega a hora de preencher os dados para o pagamento.

O preenchimento de dados é feito dentro do próprio sistema do Google Adsense. Para quem não conhece, é necessário ir na guia de pagamentos. Lá, você terá que escolher uma forma de pagamento. Se estiver no Brasil, a única opção disponível no momento é a de Transferência Eletrônica para Conta Bancária.

Qual tipo de conta bancária pode receber o pagamento?

Essas informações devem ser obtidas com o banco. Infelizmente, dependendo do banco que você consultar, isto vai significar uma coisa: dor de cabeça. Não sei dizer se serve para a maioria dos bancos, mas uma das dúvidas de quem vai receber o primeiro pagamento do Google Adsense é se é possível receber com conta de poupança, ou somente com conta corrente. No meu caso, recebi na minha conta poupança do Bradesco! Não posso afirmar se todos os bancos oferecem o serviço, portanto é necessário tirar suas dúvidas. Há muitas informações erradas na internet. Desculpe enfatizar, mas tire a dúvida com o banco, para não entrar em uma furada!

Nome do titular da conta?

O nome do titular da conta precisa ser o mesmo do usuário cadastrado no Google Adsense, caso contrário o pagamento não será realizado. Preencha os dados corretamente para que não tenha surpresas / problemas na hora de receber o pagamento.

O que é o código SWIFT? Como posso descobri-lo?

Segundo informações do próprio Google: “Um SWIFT-BIC é um código exclusivo de identificação de determinada agência ou banco. Ele deve conter 8 ou 11 caracteres. Para mais detalhes, entre em contato com o banco”. O código pode ser obtido entrando em contato com o gerente do seu banco, contato via telefone com o banco e, algumas vezes, estão disponíveis no site do banco. No entanto, é necessário prestar atenção, pois muitas vezes, os códigos SWIFT variam de acordo com a região do banco.

No meu caso tive problemas nessa parte. O gerente me informou o SWIFT do Bradesco da praça de São Paulo (Capital, Grande São Paulo e litoral): BBDEBRSPSPO, embora eu more em outro estado. Logo, quase tive problemas na hora de receber o pagamento, já que o SWIFT estava errado, mas foram resolvidos a tempo graças ao perfil do Twitter do Bradesco que tirou minhas dúvidas e me ajudou a entrar em contato com funcionários com mais informações. O SWIFT de Mato Grosso do Sul é o mesmo da Praça de Belo Horizonte: BBDEBRSPBHE (que além de Mato Grosso do Sul, inclui também Minas Gerais, Tocantins, Goiás, DF e Mato Grosso). Teoricamente essas informações podem ser obtidas com o gerente, mas tive que consegui-las através do contato por e-mail no site do Bradesco e telefone.

PS: Cada banco tem o seu SWIFT. A maneira mais segura é descobrir com o próprio banco, para não haver esta confusão de SWIFTs diferentes do mesmo banco, de acordo com a região.

Tive que entrar em contato com o Bradesco e pedir para localizarem a minha ordem de pagamento que já havia sido emitida pelo Google Adsense. Só consegui alterar o SWIFT (e descobrir que o código estava errado), após o pagamento ter sido realizado. No entanto, como o SWIFT era o do próprio banco, mas de uma região diferente, acredito que o funcionário conseguiu transferir o valor.

O que é o IBAN? Como descobrir o meu IBAN?

Novamente, uso aqui as informações disponibilizadas pelo próprio Google Adsense: “Um número IBAN (Número de conta bancária internacional) é um código de identificação exclusivo de uma determinada conta bancária. O IBAN é formado por um código de país de duas letras e até 30 caracteres alfanuméricos.Os bancos usam IBANs para identificar contas bancárias internacionalmente”.

Mais uma vez tive problemas nesta parte. O gerente não sabia informar o IBAN e me respondeu que o Brasil não trabalhava com o código IBAN. O seu IBAN pode ser descoberto com o gerente (muitos estão despreparados para passar a informação, basta olhar nos tópicos criados no Fórum do Google Adsense) ou contato com o banco. No caso do Bradesco, descobri o meu através do Fone Fácil, é preciso dizer no sistema de voz “liberação de serviços” e a ligação será transferida para algum atendente.

O que me salvou, antes de ter descoberto que o IBAN era transmitido através do telefone pelo banco foi ter usado um Gerador de IBAN disponível na internet. Com os dados em mãos, conferi o número com o banco e estava correto. No entanto, não recomendo. Cada caso é um caso e se você informar o número errado, pode ter problemas na hora de receber o pagamento e ficar com raiva.

“O gerente disse que não tem IBAN”. Não se desespere. No meu caso, o que funcionou foi ter reclamado no Twitter, para ter as orientações necessárias de como conseguir. Desde 2013, segundo informações do Banco Central, foi regulamentado o uso do International Bank Account Number (IBAN) como padrão de identificação para fins de transferências internacionais de recursos para contas bancárias mantidas no Brasil.

Ainda de acordo com informações disponíveis no site do Banco Central: “A partir de julho de 2013, as instituições financeiras deverão fornecer a identificação da conta no formato IBAN a seus clientes, de acordo com a demanda, e deverão obrigatoriamente acatar as transferências recebidas com a utilização do referido código”.  Acesse o link e leia o guia detalhado: http://www.bcb.gov.br/?iban

Portanto, se o seu gerente te disser que não tem IBAN o banco, mostre as informações do Banco Central ou procure algum atendente que esteja melhor preparado para te passar as informações. O Gerador de IBAN me quebrou um galho, mas só fiquei seguro ao preencher as informações de pagamento após confirmar o número com o próprio banco.

Status do pagamento?

O Google Adsense mantém o usuário informado sobre o status do pagamento. Depois de preencher os dados, de acordo com a época do pagamento, a mensagem que aparece é a de que o pagamento está em andamento. Quando confirmado, o Google avisa que foi emitido. Em caso de problemas, o Adsense, geralmente, avisa que o valor está retido.

Meu pagamento do Adsense foi confirmado e ainda não caiu na conta. O que faço?

Receber o primeiro pagamento causa ansiedade. Dizem que após o primeiro pagamento do Adsense, os outros não costumam dar problema. Ainda não tive outro pagamento para confirmar. Enfim, após a confirmação do pagamento e conferir o comprovante de pagamento, leva alguns dias para cair na sua conta.

Dependendo do valor recebido, se for muito alto, é preciso levar assinar alguns documentos de câmbio e levar comprovantes de pagamento e o contrato para o banco. No meu caso cujo valor foi praticamente o mínimo, recebi o valor na minha conta normalmente.

Taxas de banco?

Não sei informar quais são os valores das taxas de cada banco. De 114 dólares, recebi somente 156 reais pelo Bradesco. Ou seja, fazendo a conta, paguei aproximadamente 40 dólares de taxa (quase 100 reais). Um valor alto. Portanto, recomendo que antes de preencher os dados de pagamento, além de descobrir todas as informações necessárias (SWIFT e IBAN), pergunte qual é a taxa.

Bom, é isso. Espero ter ajudado de alguma forma. Depois de passar por horas e horas tentando resolver os meus problemas de pagamento, sei como é difícil ter que lidar com essa situação, principalmente quando o próprio gerente não sabe quais são as informações necessárias.

Onde reclamar? Tirar minhas dúvidas?

Há questões que só podem ser resolvidas com o seu próprio banco e outras que podem ser respondidas por outros usuários que tiveram problemas parecidos ou pelo Fórum do Google Adsense. Confira os links abaixo:

Creio que todos os usuários já leram as instrução do Google Adsense sobre o pagamento, caso contrário, recomendo a leitura das informações disponíveis na Central de Ajuda do Adsense.

Quando tive problemas com o pagamento, recorri ao Twitter, telefone e e-mail do banco e ao Fórum da Comunidade do Google Adsense. Minha dúvida foi respondida em pouco tempo.

Comentários

  1. Meu Deus Ben, que tribulação toda foi essa que você passou hein?
    Caramba! Sem dúvidas, esse post vai ajudar muitas pessoas que estão ou vão enfrentar problemas ainda.

    www.acrescentada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha realmente foi um sufoco para conseguir. Espero não ter problema na hora de receber os outros pagamentos! Ninguém merece.
      Também espero ajudar quem tenha problemas parecidos para receber do Google Adsense.
      Abraços

      Excluir
  2. Tenho exatamente 7 websites. O custo de domínio e hospedagem anual são altos. Hoje tive vontade de inserir neles o AdSense. Fui lá, me cadastrei e fui pesquisar na Internet como funcionava o pagamento (que realmente estranhei). Dei de cada neste seu post. Fiquei feliz por ser de um blog conhecido e de uma pessoa querida. Só não imaginava tamanha correria. Caracoles. Mesmo assim, farei um teste. Porém, acho melhor da ênfase nos meus próprios banners.

    ResponderExcluir
  3. Olá, ótimo post.

    Aproveito para compartilhar dois tutoriais de como descobrir o IBAN: Gerador / Calculadora IBAN
    http://goo.gl/EtGqt7

    É seguro, e testado. Recebo pela Caixa (Conta Poupança).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como foi identificado seu primeiro pagamento, pois também cadastrei minha conta da caixa (poupança) más o banco não encontra meu pagamento, tenho o comprovante de transferencia do google.

      Excluir
    2. Olá, Gustavo!

      Em primeiro lugar, você precisa entrar em contato e conferir os dados preenchidos, para ter certeza de que todos estavam corretos. Um número errado já pode comprometer a operação de transferência eletrônica... E temos mais um problema: Muitos bancos brasileiros estão despreparados para orientar os clientes.

      Depois de ter certeza de que o seu banco realiza o procedimento e de que os dados estão corretos, o Google sinaliza a transferência e leva aproximadamente 3 dias para cair na poupança. O meu também foi poupança... do Bradesco! Como dito no texto, tive que reclamar várias vezes, ligar lá, até que localizassem a ordem do pagamento! Muitos funcionários estão destreinados, então, é provável que você tenha que ligar para a área de câmbio, explicando a situação.

      Abraços

      Excluir
  4. Ben, o Google Adsense emitiu um pagamento para minha conta ontem pouco antes das sete da manhã. Hoje olhei e não entrou ainda. Você diz no seu texto que o seu levou aproximadamente três dias para entrar. São três dias uteis? Significa que então posso receber na segunda ou na terça. O que fazer caso eu não receba? Obrigado e ótimo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roni! Se o pagamento foi emitido ontem, é provável que só caia na segunda ou terça mesmo. O processo de transferência eletrônica é um pouco demorado e varia de acordo com o banco. Caso seja a primeira vez, há um risco dele ficar 'retido' e você ter que ligar para liberar o processo. Desde que você tenha preenchido os dados corretamente, é só aguardar. A partir do segundo envio, tudo fica mais tranquilo, você vai se acostumando com o tempo deles. Ah, e dependendo do banco, já se prepare... A taxa é monstruosa! O valor cai quase pela metade do que deveria ser. :(
      Abraços! Grato pela visita e comentário.

      Excluir
    2. Mesmo preenchendo os dados de forma errada, eles ainda transferem? E como descubro que o pagamento ficou 'retido'? Desculpe por tantas perguntas. Risos.

      Excluir
    3. Mesmo preenchendo os dados de forma errada, eles ainda transferem? E como descubro que o pagamento ficou 'retido'? Desculpe por tantas perguntas. Risos.

      Excluir
    4. Oi, Roni!
      Se tiver preenchido errado, o pagamento não é enviado. Porque é preciso que o número bata exatamente para ser transferido, caso contrário o Google deve alertar que deu erro no envio. O jeito é aguardar mesmo. Caso você tenha dúvidas sobre o número de preenchimento, entre em contato com o banco para conferir. Se tiver tudo certo, não tem erro... Vai cair na conta. O que alguns bancos fazem, é pedir a autorização a partir da primeira transferência; em seguida, funciona normalmente. Abraços!

      Excluir
    5. Muito obrigado, Ben! Ajudou bastante. Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana