Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre rabiscos e telas brancas

A tela branca pode ser um convite à explosão criativa ou uma tortura ao artista que sente seu espírito definhando diante da pesada realidade. Em tempos de crise e ódio, a arte fica esquecida e é vista como desimportante; ironicamente, é quando mais precisamos dela, de algo que nos faça sentir vivo e toque as partes atordoadas.


O som dos dedos se movendo pelo teclado era como fantasmas de uma vida distante. É incrível perceber quantas vezes nós deixamos algumas partes nossas morrerem ao longo de nossas existências; as máscaras, antes tão confortáveis, agora incomodam e não nos servem mais. Leva tempo até ficarmos satisfeitos e ajustados à nova realidade. Viver é admitir que sabemos pouco sobre nós mesmos e há sempre algo novo que pode nos transformar, seja para o bem ou para o mal.

O artista encara a tinta respingando pela tela. Para o espectador sem intimidade, nada faz sentido, a desconexão de ideias é tormentosa; para ele, o lembrete de que sua arte nunca o abandonaria. Como poderia…

Escrita: Ebook de Técnicas para combater o Bloqueio Criativo

Que escritor nunca teve um bloqueio criativo? Nunca li ou ouvi de falar de nenhum artista que tenha passado pelo famoso branco. Ficar encarando a tela do computador, sem saber o que fazer – aliás, até se sabe, é preciso escrever, mas as ideias ficam paralisadas e o texto que, até então, estava fluindo, parece não ter saída.

A escritora e editora Giselle Jacques, da Academia do Escritor, divulgou um ebook sobre bloqueio criativo, com 10 técnicas para eliminá-lo. No texto, é abordada de forma breve a criatividade e o bloqueio, em seguida a autora compartilha dicas práticas de como reagir e destravar as ideias.

Apesar de ter apenas 18 páginas, o material é na medida. Algumas técnicas já são de conhecimento de muitos escritores, como a importância de se desligar um pouco do trabalho, fazer atividades físicas ou até mesmo lavar louças (funciona para muitos autores, acredite!), enquanto outras são bem bacanas, como a da mandala, em que você pode descobrir as causas e consequências do bloqueio, a do mapa mental (ideal para organizar as ideias, eventos, características do personagem, desenvolvimento da história) e a de escrever mesmo sem estar no clima.

Para fazer o download do Ebook é preciso registrar o e-mail, por onde o arquivo será enviado. Confira o link do material Bloqueio Criativo: Acabe com ele! – 10 técnicas inteligentes para expressar sua criatividade, da escritora Giselle Jacques (Academia do Escritor): http://bloqueiocriativo.weebly.com/

Comentários

Mais lidas da semana