Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Bookz: Rede Social Brasileira disponibiliza Aluguel de Livros Físicos e Digitais

Para quem gosta de novas redes sociais voltadas para leitores, conheci esta semana a Bookz, plataforma brasileira que ainda está em sua versão beta e disponibiliza uma estante online, na qual além de marcar suas leituras, recurso também oferecido pelo Skoob, o seu diferencial está na possibilidade do usuário receber em casa livros e devolver só após sua leitura.
Bookz, Rede Social Brasileira para aluguel de livros
Mural da Bookz. Foto: Reprodução.

Ainda não testei a funcionalidade do aluguel de livros e não tenho certeza se irei assinar alguns dos planos, já que prefiro comprar os livros que eu leio, mas diante da oportunidade de receber as obras em casa e também de poder ler eBooks, a rede social traz uma ideia bem atraente para jovens leitores.
Segundo o sócio fundador da Bookz, Alex Martins, a ideia surgiu inspirada no Net Movies, um serviço no qual ele recebia em casa toda semana um DVD de filme e ficava com ele o tempo que quisesse.

“Como eu sempre li bastante, pensei em fazer um serviço parecido onde a pessoa pagasse uma mensalidade fixa por mês e recebesse os livros que quisesse na porta de casa, e ficasse com ele o tempo que precisasse, sem pressa, e assim que terminasse já solicitaria outro para ser entregue em casa e o anterior retirado. A pessoa poderia ler vários livros por mês sem precisar comprar, gastando mais dinheiro e, às vezes, sem espaço para guardar o livro que comprou em casa”, afirma Alex Martins.

O cadastro na Bookz é gratuito e pode ser feito com o perfil no Facebook, devendo o usuário preencher as informações complementares. Ainda na questão de poder marcar os livros que você já leu, está lendo e deseja ler, a ferramenta consegue importar os livros lidos do Skoob, rede social para leitores brasileiros.

A premissa da rede era de conquistar leitores assíduos que fechassem planos de mensalidade, de forma que o valor compensasse os vários livros comprados por mês. Os assinantes da Bookz em São Paulo já contam com o serviço de entrega do livro físico, com previsão de entrega de 1 até 5 dias úteis após a solicitação. As áreas de coberturas atendidas são bairros de: São Paulo, Guarulhos, Alto do Tiête, ABC e Osasco. Com o passar do tempo, Alex conta que muitas pessoas entraram para compartilhar suas experiências de leitura.

“Não nascemos com intuito de sermos concorrentes do Skoob, mas sim preencher algumas lacunas que faltam nesse nicho de público”. 

Se você é leitor e está em dúvida de quais livros comprar e ler, a rede mostra algumas sugestões de leitura – você pode filtrar os resultados entre Lançamentos, Populares, Indicados para o seu perfil, Livros para alugar e Livros para ler online, além de poder selecionar qual é a categoria do livro, de acordo com gênero literário ou temática.
Cargos para usuários na Bookz
Quanto maior a interação, maior o nível do usuário. Por coincidência, estou no 'cargo' de blogueiro profissional. Foto: Reprodução.
Seguindo a onda de mídias sociais nas quais o usuário é recompensado quanto maior o seu nível de interação, como o Foursquare e suas medalhas de acordo com a quantidade de check-ins, na Bookz o leitor começa como Aprendiz e ganha outras gradações, como leitor assíduo, leitor esporádico, leitor compulsivo, blogueiro semi-profissional, blogueiro profissional, cronista, entre outros níveis que ainda não conheci. Segundo informações do sócio fundador da Bookz, o nível máximo é o de Nobel Literário.

Quanto aos autores, de acordo com as informações disponíveis no site, a Bookz permite a publicação, divulgação e venda de livros digitais, sem exigir fidelidade ou exclusividade de publicação, repassando 80% das vendas para o autor. Em breve, outra funcionalidade para escritores presentes na rede social literária é a divulgação de capítulos (podendo o autor vender os capítulos avulsos) e deixar algumas partes para demonstração.

Outro destaque da Bookz para quem tem um site ou blog sobre livros, como eu, por exemplo, é a oportunidade de cadastrar o endereço de sua página na web lá e ganhar mais acessos. O interessante da ferramenta é que ela também mostra quantos usuários curtiram e clicaram no link do seu blog literário.
Divulgação de blogs e sites na Bookz
Divulgação de sites e blogs sobre literatura dos usuários da rede. Foto: Reprodução.

Ficou curioso? Algumas das novidades que logo serão disponíveis na Bookz:


  • Vínculo de postagem do blog do usuário a um livro, permitindo a visualização e acesso a todas as postagens em blogs e sites de usuários que também falaram ou analisaram a obra.
  • Relatórios para editoras com quantidade de acesso aos seus livros, perfil das pessoas que avaliaram seus livros (idade, região, período, tendências etc.)
  • Venda e aluguel de livros por capítulo (onde o autor, principalmente desconhecido, vai cadastrar seus livros separados por capítulo e o usuário poderá comprar capítulos avulsos do livro na ordem que quiser e se gostar do livro poderá comprar o livro todo. Isso também poderá ser útil para venda de artigos técnicos, contos, crônicas, etc – textos isolados)
  • Para leitura online, o autor vai ganhar por capítulo lido online;
  • Para o serviço de entrega em domicílio, será criada uma espécie de "assinatura coletiva", visando escolas, igrejas e principalmente, condomínios que terão um número alto de livros entregues de uma única vez para leitura e distribuição no grupo, facilitando a logística e diminuindo o custo para o cliente.
  • Comentários de usuário em trechos do livro online, permitindo a discussão entre os usuários;
  • Vinculo externos como vídeos e documentos relacionados ao livro ou autor em suas respectivas páginas. Por exemplo, um autor poderá gravar um vídeo falando sobre seu livro e esse vídeo ficará na tela do livro.
  • Parcerias com sites, blogs e podcasts para sorteio de assinatura trimestral em troca de divulgação. 
Entre as dificuldades enfrentadas pela empresa estão o custo da entrega de livros físicos fora de São Paulo, o desconhecimento de legislação sobre aluguel de leitura online, divulgação do site e, o principal, recursos financeiros.

Conheça a Bookz: http://www.bookz.com.br/

E você, já fez seu cadastrado na Bookz? Gostou? Comente e compartilhe o post para que mais leitores possam conhecer a rede social!

Comentários

  1. Respostas
    1. Hahaha! Já me cadastrei lá. É rapidinho. Gostei muito da possibilidade de importar os livros lidos do Skoob. Imagina o quanto seria trabalhoso cadastrar um de cada vez?
      Outra vantagem é mais um espaço para os autores brasileiros. Embora a questão de aluguel de livros da própria Amazon tenha criado uma polêmica no meio editorial, creio que quando a pessoa realmente gosta do livro, ela acaba comprando depois.
      Obrigado pela visita e comentário! ;-)

      Excluir
  2. Meus parabéns pelo post e obrigado por divulgar a rede, ficamos muito felizes de saber que o pessoal está gostando, desejo sucesso! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Junior! Que honra receber sua visita.
      Tenho certeza de que mais usuários vão se encantar pela rede. Toda iniciativa que ajude a incentivar a leitura e divulgar a literatura nacional é bem-vinda aqui no blog. Fico feliz em contribuir para tornar a Bookz mais conhecida!
      Sabemos que o índice de leitura no Brasil não é dos melhores. Deixo aqui a minha gratidão por mais um projeto voltado para leitores!
      Abraços

      Excluir
  3. Vou experimentar, grande Ben. Obrigado pela dica! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, tenho certeza de que será mais uma opção para dar uma força na divulgação de suas obras e para alugar livros! Além de ser uma maneira interessante de avaliar quais livros estão sendo lidos no momento pelos usuários e poder interagir com seus leitores.
      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana