Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Jurassic Park – Michael Crichton

Jurassic Park (O Parque dos Dinossauros) foi uma leitura nostálgica para mim. À medida que me aventurava pelas páginas do romance, foi como se eu desenrolasse várias memórias relacionadas ao universo ficcional dos dinossauros, popularizado pela adaptação cinematográfica dirigida por Steven Spielberg, em 1993. O livro de ficção científica escrito por Michael Crichton foi republicado em 2015, pela Editora Aleph, com tradução de Marcia Men.


Compre o livro Jurassic Park (Michael Crichton): https://amzn.to/2pKUq7R

Mais do que entretenimento para os amantes de dinossauros, Jurassic Park é um conto caucionário sobre ciência, genética, ética e ambição humana. Hammond é um homem rico que idealiza um parque de diversão com dinossauros reais, sem se dar conta dos potenciais perigos de dar vida às criaturas.

Antes da abertura do parque, uma equipe de profissionais é convidada a visitar a Ilha Nublar, na Costa Rica, entre eles um matemático que alerta sobre as chances do projeto se tornar caótico e…

Google Analytics: Curso Online Grátis sobre Fundamentos da Análise de Dados Digitais

Está com dúvida sobre como utilizar o Google Analytics para melhorar a análise de dados do seu site, blog ou loja virtual? O Google oferece um curso online grátis que ensina os usuários alguns dos fundamentos de sua ferramenta, possibilitando o melhor entendimento de como os usuários interagem na página do seu negócio e analisar os resultados.


O curso está disponível no Google Analytics Academy e seu nome original é Digital Analytics Fundamentals. Dividido em seis unidades, sendo a primeira uma visão geral, o curso é voltado para quem deseja aprender mais sobre a ferramenta de análises do Google, como profissionais de Marketing, blogueiros, analistas digitais e demais interessados em descobrir como é feita a coleta de dados pela ferramenta, como criar uma plano de análise e melhorar a performance de medidas do negócio.

Confira o conteúdo do curso Digital Analytics Fundamentals:

  • Unidade 1: Visão Geral
  • Unidade 2: Começando com análise de dados digitais
  • Unidade 3: Entendendo e usando os dados do Google Analytics
  • Unidade 4: Coletando dados de ação com o Google Analytics
  • Unidade 5: Navegando pelos relatórios do Google Analytics
  • Unidade 6: Navegando pelos relatórios de Conversões

A ferramenta do Google possibilita uma série de análises que permitem a uma empresa de comércio eletrônico, sites de empresas e blogs produtores de conteúdos a identificarem o número de visualizações de páginas, taxas de visitantes novos e recorrentes, a taxa de rejeição (quando a pessoa entra e saí), o tempo da duração da visita, a localização dos usuários (leitores), entre outras informações valiosas para quem quer melhorar a quantidade e qualidade de visitas e interações.

Se você é blogueiro, por exemplo, a ferramenta ajuda a traçar um perfil dos seus leitores e ver quais são os posts que mais atraem visitas, o tempo gasto na leitura e de quais fontes originaram essas visitas, sendo uma boa forma de analisar quantos visitantes vem até o seu blog por meio dos seus parceiros, medir quais textos fazem mais sucesso nas redes sociais.

Já se você é dono de uma loja virtual, você pode configurar o Google Analytics para verificar o número de conversões (Quantas pessoas compraram o produto? Quantas colocaram no carrinho? Quantas desistiram da compra?). Para sites, a ferramenta pode ser configurada para descobrir quantas pessoas assinaram a newsletter ou realizaram determinada ação.

Se o seu foco são as visitas de aparelhos móveis, como celulares e tablets. O Analytics informa qual é o modelo, o sistema operacional, o tamanho da tela, entre outros dados que ajudam a ver se o seu site ou blog está adequado para o navegador mobile.

Estas informações e muitas outras podem ser conferidas no curso grátis sobre Google Analytics, através dos vídeos, textos e exercícios de fixação do conteúdo. Para conferir o curso, acesse: Google Analytics Academy – Digital Analytics Fundamentals

PS: O conteúdo do curso está disponível em inglês, mas os vídeos têm a opção de legenda em português

Se gostou da dica, não deixe de comentar e compartilhar o post!

Comentários

  1. Gostei da dica, não sabia desse curso e não conpreendo muito bem o Google Analytics apesar de usar. Vou fazer esse curso. Beijos.
    http://www.gotinhasdeesperanca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michele!
      O curso é bem básico, mas ajuda a descobrir algumas das funções do Google Analytics. Para nós, blogueiros, é uma ótima oportunidade de descobrir de onde estão vindo nossas visitas (De qual país, Estado, cidade). Também tem uma outra ferramenta que mostra mais informações, embora a minha ainda não esteja ativada, como idade e gênero dos usuários.
      Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana