Pular para o conteúdo principal

Destaques

Algoritmos

Algoritmos. Algoritmos às vezes nos mostravam o que não queremos ver. Quando menos nos damos conta estamos diante da recomendação de um conteúdo ou recomendação para seguir de alguém que já não faz parte da nossa vida há anos. Os anos passam, mas é como se os algoritmos não se atualizassem: é quase como se ele nos prendesse ao passado. Algoritmos não eram necessariamente bons ou ruins, mas causavam impacto nos nossos comportamentos. De repente, basta um simples conteúdo para dar um gatilho sobre o que você viveu com alguém do passado. Chega a ser engraçado como os algoritmos falham. Muitas pessoas comentam: eu sei que essas pessoas estão no Instagram (ou qualquer outra rede social), eu só não quero adicionar elas. Os algoritmos seguem sem a nossa vontade. Eles não sabem as histórias que aconteceram fora dos bastidores das telas, não sabem muito sobre o contato humano. Ainda que cause um incômodo e que o algoritmo recomende alguém totalmente diferente do que você esperava: às vezes é me...

Google Analytics: Curso Online Grátis sobre Fundamentos da Análise de Dados Digitais

Está com dúvida sobre como utilizar o Google Analytics para melhorar a análise de dados do seu site, blog ou loja virtual? O Google oferece um curso online grátis que ensina os usuários alguns dos fundamentos de sua ferramenta, possibilitando o melhor entendimento de como os usuários interagem na página do seu negócio e analisar os resultados.


O curso está disponível no Google Analytics Academy e seu nome original é Digital Analytics Fundamentals. Dividido em seis unidades, sendo a primeira uma visão geral, o curso é voltado para quem deseja aprender mais sobre a ferramenta de análises do Google, como profissionais de Marketing, blogueiros, analistas digitais e demais interessados em descobrir como é feita a coleta de dados pela ferramenta, como criar uma plano de análise e melhorar a performance de medidas do negócio.

Confira o conteúdo do curso Digital Analytics Fundamentals:

  • Unidade 1: Visão Geral
  • Unidade 2: Começando com análise de dados digitais
  • Unidade 3: Entendendo e usando os dados do Google Analytics
  • Unidade 4: Coletando dados de ação com o Google Analytics
  • Unidade 5: Navegando pelos relatórios do Google Analytics
  • Unidade 6: Navegando pelos relatórios de Conversões

A ferramenta do Google possibilita uma série de análises que permitem a uma empresa de comércio eletrônico, sites de empresas e blogs produtores de conteúdos a identificarem o número de visualizações de páginas, taxas de visitantes novos e recorrentes, a taxa de rejeição (quando a pessoa entra e saí), o tempo da duração da visita, a localização dos usuários (leitores), entre outras informações valiosas para quem quer melhorar a quantidade e qualidade de visitas e interações.

Se você é blogueiro, por exemplo, a ferramenta ajuda a traçar um perfil dos seus leitores e ver quais são os posts que mais atraem visitas, o tempo gasto na leitura e de quais fontes originaram essas visitas, sendo uma boa forma de analisar quantos visitantes vem até o seu blog por meio dos seus parceiros, medir quais textos fazem mais sucesso nas redes sociais.

Já se você é dono de uma loja virtual, você pode configurar o Google Analytics para verificar o número de conversões (Quantas pessoas compraram o produto? Quantas colocaram no carrinho? Quantas desistiram da compra?). Para sites, a ferramenta pode ser configurada para descobrir quantas pessoas assinaram a newsletter ou realizaram determinada ação.

Se o seu foco são as visitas de aparelhos móveis, como celulares e tablets. O Analytics informa qual é o modelo, o sistema operacional, o tamanho da tela, entre outros dados que ajudam a ver se o seu site ou blog está adequado para o navegador mobile.

Estas informações e muitas outras podem ser conferidas no curso grátis sobre Google Analytics, através dos vídeos, textos e exercícios de fixação do conteúdo. Para conferir o curso, acesse: Google Analytics Academy – Digital Analytics Fundamentals

PS: O conteúdo do curso está disponível em inglês, mas os vídeos têm a opção de legenda em português

Se gostou da dica, não deixe de comentar e compartilhar o post!

Mais lidas da semana