Pular para o conteúdo principal

Destaques

Ressignificar dia após dia

A linha era tênue entre a verdade e a autoficção, mas a literatura era um espaço para criar e não tinha compromisso com a realidade. Como tinta invisível, personagens às vezes se misturam e podem confundir. Um personagem pode ser vários e a graça não está em descobrir quem é quem, mas de aproveitar a leitura. Escrever em blog poderia não ser a mesma coisa do que escrever um livro de ficção ou de memórias, mas a verdade era que acabava servindo para as duas coisas. Às vezes o passado estava no passado. Às vezes o presente apontava para o futuro. Mas nunca dá para saber sobre quem se está escrevendo e há beleza nisso. A beleza de que personagens não eram pessoas, de que não precisava contar a verdade sempre, que às vezes quatro personagens poderiam se tornar um. Saber quem é quem parecia o menos importante, mas apreciar a beleza das entrelinhas. Ia escrevendo como uma forma de esvaziar a mente e o coração, sentindo o corpo mais leve. Escrevia e continuaria escrevendo sempre que sentisse ...

Os Menores Livros do Mundo são vendidos no Museu de Gutenberg

Já se perguntou quais são os menores livros do mundo? No Museu de Gutenberg, localizado em Mainz, na Alemanha, estão disponíveis na Gutenberg-Shop três variações das miniaturas de livros, sendo uma delas com a impressão da Oração do Pai Nosso (Lord’s Prayer), disponível em sete línguas: Inglês Britânico, Inglês Alemão, Alemão, Francês, Espanhol, Holandês e Sueco.


Os menores livros do mundo têm a dimensão de 3, 5 mm x 3,5 mm. A versão clássica tem tipografia impressa, costurado a fio e capa com detalhes de ouro. Cada livro é colocado sobre uma almofada de veludo vermelho.

Para poder enxergar o texto, junto com os minúsculos livros, são vendidas lentes de aumento. Ainda de acordo com as informações da Loja de Gutenberg, as peças têm acabamento único. Cada página foi impressa utilizando o tipo com um comprimento de haste de menos de meio centímetro.

Os outros dois livros são variações, sendo um deles chamado I Love You, de capa de couro vermelha e um coração de ouro que contém Eu Te Amo em nove línguas: Inglês, Alemão, Francês, Italiano, Chinês, Russo, Árabe, Português e Espanhol. Já o outro chamado Olympic Oath traz o juramento olímpico: “In the name of all competitors, I promise that we shall take part in these Olympic Games, respecting and abiding by the rules that govern them, in the true spirit of sportsmanship, for the glory of sport and the honour of our teams”, impresso em Alemão, Inglês, Francês, Espanhol, Russo, Finlandês, Sueco e Italiano.

Os preços dos menores livros variam de 28 euros até 62 euros.

Na Loja do Museu de Gutenberg também podem ser encontrados outras miniaturas de livros, em tamanhos maiores do que os citados acima, como biografias (Johannes Gutenberg, Sebatian Bach, Leonardo da Vinci, Mozart, Galileo Galilei, entre outros), gospel, edições em inglês (Alice no País das Maravilhas, O Mágico de Oz, O Cão dos Baskerville), clássicos da literatura mundial, poesia, piadas, eróticos, contos de fada, constituições e mais.

Para quem não tiver a oportunidade de conhecer o museu na Alemanha, a loja tem sua versão online.

*Com informações traduzidas e imagens do site da Gutenberg-Shop

Mais lidas da semana