Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Como personalizar e alterar o Favicon do Blogger

Você sabe o que é Favicon? O termo encurtado de Favorite Icon (Ícone de Favorito), aquele ícone que visualizamos quando abrimos determinados sites, páginas e blogs ao lado do endereço no navegador. O ícone geralmente é associado à logomarca de uma empresa. Quer saber como alterar o favicon do seu blogger e personalizá-lo? Confira o post!


Os blogs da plataforma Blogger têm como padrão o Favicon laranja que representa a empresa. Se você tem um blog e deseja alterá-lo, basta fazer o login de sua conta, ir até a guia de Layout, identificar o gadget do Favicon (localizado acima do cabeçalho) e editar.

Se você ainda não tem um favicon personalizado, basta procurar um gerador de favicons no Google. Há uma série de ferramentas disponíveis. Recomendo o Favicon Generator, pois utilizei ele para criar o ícone do meu blog.


Basta fazer o upload da imagem que você deseja (GIF, JPEG ou PNG), que a ferramenta converte para o formato favicon. Se o seu blog tem uma logo que o identifica, é interessante você usá-la. Por exemplo, a mesma máquina de escrever que agora faz parte do meu Favicon, está presente nas imagens que eu crio para algumas postagens no blog, na página do Facebook, Twitter e Google Plus.

Para não ter problemas com alguma marca, principalmente de empresas conhecidas, é ideal que você personalize. Um dos diferenciais do Favicon é poder deixar o seu blog com a sua cara. Aliás, há blogueiros que colocam uma miniatura do próprio rosto.

Navegando pela internet é possível encontrar alguns favicons genéricos disponíveis para download grátis. O site Free Favicon é uma boa opção.  Caso opte por usar algum ícone pronto, é interessante que ele tenha alguma relação com o tema ou conteúdo abordado no seu blog. O Free Favicon possui algumas categorias, como animais, negócios, bandeiras, comida, datas comemorativas, letras, objetos, pessoas, esportes, entre outros que estão organizados em ordem alfabética.

Muitas pessoas ficam ansiosas após fazer a alteração. A mudança pode levar horas ou até um dia, para que o novo ícone comece a aparecer no navegador. Alguns navegadores desatualizados não mostram o favicon, somente quando o site é adicionado ao favorito.

O Blog do Ben Oliveira, por exemplo, é da plataforma Blogger. Porém, como o meu domínio é registrado (.com) e com as inúmeras opções de templates para blogs disponíveis na internet, hoje em dia é possível ter um blog com aparência de Magazine (Revista), Sites de Notícias, Loja Virtual (eCommerce), comunidades de filmes, portfólio, blogs de nichos, exibição de vídeos, empresariais, entre outros. Muitas pessoas têm utilizado blogs porque são gratuitos e adequado de acordo com os seus propósitos. Adicionar um favicon personalizado pode deixar seu blog mais profissional, se esta é a intenção. Ou mais descolado, se deseja criar mais identificação com o seu leitor.

Comentários

  1. Respostas
    1. Oi, Paloma!
      Para colocar no do Blogger, basta excluir que ele retorna ao original.
      Abraços

      Excluir
  2. e se por acaso não tiver esse gadget no tema, pois o meu não consta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana