Pular para o conteúdo principal

Destaques

Revolutionary Love: Série coreana de drama explora o abismo que divide as classes sociais

Embora muitos dramas coreanos pequem na representatividade de diversidade racial e deem pouquíssimo espaço para estrangeiros e imigrantes, a série Revolutionary Love (2017) da tvN e no Brasil disponível temporariamente pela Netflix , acaba indo além dos elementos de comédia e romance, mostrando o drama das diferenças de classes sociais , os preconceitos e a possibilidade de imersão nesse mundo desconhecido pelo filho do dono de um dos maiores conglomerados de empresas da Coreia do Sul . A ingenuidade e a ignorância da realidade das classes trabalhadoras tornam o protagonista um tanto embaraçoso, lembrando de forma vaga a jornada de Buda quando conheceu a realidade fora do palácio e foi confrontado com a fome, a doença, a pobreza e a morte. Longe de ser uma série com alguma alegoria espiritual, mas do ponto de vista do comportamento é interessante acompanhar como Byun Hyuk (Choi Si-won) se torna mais empático e humanizado quando seu caminho cruza com o de Baek Joon (Kang So-ra) . E

Lançamento: As Cabeças do Doutor Satamini – Juca Badaró

A Cultura em Letras Edições lançou no mês de junho deste ano, no Rio de Janeiro, o livro de contos As Cabeças do Doutor Satamini, do jornalista, cineasta e produtor Juca Badaró. A obra de 118 páginas, traz 11 narrativas de ficção que brincam com os limites entre o imaginário e o verossímil.


"Era tão difícil o homem de hoje visitar o menino de antigamente. Os dois pareciam tão diferentes e interessados em vidas alheias e distintas. Apenas ela proporcionava o encontro dos dois que eram um só. O homem e o menino. O homem perdido, fora de si, e o menino ansioso pela vida, apressado e inocente. Aquela mulher de cabelos claros e olhos firmes carregava o homem no colo afugentando os seus receios, achando que assim estava embalando os sonhos do menino que tinha medo do porão escuro". – Fragmento do conto Medo do porão escuro ou os meses que precedem e sucedem (Juca Badaró)

Entre os contos disponíveis no livro, As Cabeças do Doutor Satamini traz um personagem perturbado por 7 cabeças pensantes e falantes. Juca Badaró é baiano e divide-se entre o Rio de Janeiro, Salvador e Angola. Realiza trabalhos sociais pela África em parceria com os governos locais.

"Tiana agora corria entre os matos na pequena trilha e enxergava o rosto de seu pai cada vez mais próximo, à medida que seu estômago revirava de ansiedade. Paulo Sérgio ainda não conhecia Tiana, porque quando se despediram era ainda Sebastião. E ficou tão orgulhoso de ver aquele Sebastião feminino, dono de si, correndo e rasgando o mato e os caminhos de pedra, indo ao seu encontro, sem medo, sem dúvidas, engolindo ar e sorrindo de certeza". Fragmento do conto A Mulher de Dentro (Juca Badaró)

Escute um fragmento do conto "As Cabeças do Doutor Satamini", interpretado por Evandro Melo:



"Era impossível entender o que elas queriam dizer. As vozes masculinas e femininas se misturavam numa fala confusa e desconexa e algumas arregalavam os olhos e mexiam as orelhas para chamar atenção. Elísio quis pedir silêncio, mas não conseguia se mexer. Como não eram entendidas por Elísio, as cabeças foram ficando cada vez mais nervosas e inquietas. Depois passaram a gritar numa atitude ameaçadora. Elísio estava imóvel diante delas e pela primeira vez sentiu medo. Acordou com o coração disparado e o corpo molhado de um suor exagerado e quente. Abriu os olhos e encarou as fotografias na parede. Não conseguiu mais dormir. Os sonhos se tornaram recorrentes e até na noite embriagada de réveillon as estátuas apareceram lhe desejar um feliz ano novo". – Fragmento do conto As Cabeças do Doutor Satamini (Juca Badaró)

O livro As Cabeças do Doutor Satamini pode ser encontrado no site da Cultura em Letras Edições: http://www.culturaemletrasedicoes.com.br/

Curta a página no Facebook da Cultura em Letras Edições e fique por dentro das novidades e lançamentos de livros: https://www.facebook.com/culturaemletrasedicoes

O livro está presente no Skoob – a maior rede social para leitores do Brasil: http://www.skoob.com.br/livro/512421ED518866 

Gostou dos fragmentos? Fiquei com mais vontade de ler! Em breve, receberei um exemplar do livro para ler e resenhar para os leitores do Blog do Ben Oliveira, devido à parceria com a Cultura em Letras Edições. Quase não gosto de livros de contos, né? Aguardem!

*Com informações do editor Occello Oliver.

Comentários

Mais lidas da semana