Não havia talvez quando se tratava de pôr a própria saúde mental em primeiro lugar, especialmente quando o outro a estava negligenciando. Não havia talvez para continuar sustentando um relacionamento que não ia para frente, no qual o outro se negava a se responsabilizar e se colocava constantemente no papel de vítima. Não havia talvez quando você havia se transformado em uma espécie de terapeuta que tinha que ficar ouvindo reclamações e problemas constantes, se sentindo completamente drenado após cada interação. Já não havia espaço para o talvez. Talvez as coisas seriam diferentes se o outro tivesse o mesmo cuidado com a saúde mental que você tem. Talvez a fase ruim iria passar um dia. Talvez a pessoa ia parar de se pôr como vítima e começar a se responsabilizar. Eram muitos talvez que não tinha mais paciência para esperar. Então, não, já havia aguentado mais do que o suficiente. Não era responsável por lidar com os problemas do outro. Não era responsável por tentar levar leveza diante...
Lançamento: As Cabeças do Doutor Satamini – Juca Badaró
A Cultura em Letras Edições lançou no mês de junho deste ano, no Rio de Janeiro, o livro de contos As Cabeças do Doutor Satamini, do jornalista, cineasta e produtor Juca Badaró. A obra de 118 páginas, traz 11 narrativas de ficção que brincam com os limites entre o imaginário e o verossímil.
"Era tão difícil o homem de hoje visitar o menino de antigamente. Os dois pareciam tão diferentes e interessados em vidas alheias e distintas. Apenas ela proporcionava o encontro dos dois que eram um só. O homem e o menino. O homem perdido, fora de si, e o menino ansioso pela vida, apressado e inocente. Aquela mulher de cabelos claros e olhos firmes carregava o homem no colo afugentando os seus receios, achando que assim estava embalando os sonhos do menino que tinha medo do porão escuro".– Fragmento do conto Medo do porão escuro ou os meses que precedem e sucedem (Juca Badaró)
Entre os contos disponíveis no livro, As Cabeças do Doutor Satamini traz um personagem perturbado por 7 cabeças pensantes e falantes. Juca Badaró é baiano e divide-se entre o Rio de Janeiro, Salvador e Angola. Realiza trabalhos sociais pela África em parceria com os governos locais.
"Tiana agora corria entre os matos na pequena trilha e enxergava o rosto de seu pai cada vez mais próximo, à medida que seu estômago revirava de ansiedade. Paulo Sérgio ainda não conhecia Tiana, porque quando se despediram era ainda Sebastião. E ficou tão orgulhoso de ver aquele Sebastião feminino, dono de si, correndo e rasgando o mato e os caminhos de pedra, indo ao seu encontro, sem medo, sem dúvidas, engolindo ar e sorrindo de certeza". – Fragmento do conto A Mulher de Dentro (Juca Badaró)
Escute um fragmento do conto "As Cabeças do Doutor Satamini", interpretado por Evandro Melo:
"Era impossível entender o que elas queriam dizer. As vozes masculinas e femininas se misturavam numa fala confusa e desconexa e algumas arregalavam os olhos e mexiam as orelhas para chamar atenção. Elísio quis pedir silêncio, mas não conseguia se mexer. Como não eram entendidas por Elísio, as cabeças foram ficando cada vez mais nervosas e inquietas. Depois passaram a gritar numa atitude ameaçadora. Elísio estava imóvel diante delas e pela primeira vez sentiu medo. Acordou com o coração disparado e o corpo molhado de um suor exagerado e quente. Abriu os olhos e encarou as fotografias na parede. Não conseguiu mais dormir. Os sonhos se tornaram recorrentes e até na noite embriagada de réveillon as estátuas apareceram lhe desejar um feliz ano novo". – Fragmento do conto As Cabeças do Doutor Satamini (Juca Badaró)
O livro As Cabeças do Doutor Satamini pode ser encontrado no site da Cultura em Letras Edições:http://www.culturaemletrasedicoes.com.br/ Curta a página no Facebook da Cultura em Letras Edições e fique por dentro das novidades e lançamentos de livros: https://www.facebook.com/culturaemletrasedicoes O livro está presente no Skoob – a maior rede social para leitores do Brasil: http://www.skoob.com.br/livro/512421ED518866
Gostou dos fragmentos? Fiquei com mais vontade de ler! Em breve, receberei um exemplar do livro para ler e resenhar para os leitores do Blog do Ben Oliveira, devido à parceria com a Cultura em Letras Edições. Quase não gosto de livros de contos, né? Aguardem! *Com informações do editor Occello Oliver.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Volte sempre!