Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Tempo de Cura – Monja Coen

O livro Tempo de Cura , da autora Monja Coen , está repleto de reflexões e foi escrito no período da Pandemia de Covid-19, no período em que o Brasil e o resto do mundo estava lidando com questões como o isolamento social e o uso de máscaras respiratórias, bem como com pessoas que se negavam a seguir as orientações de saúde pública. O livro foi publicado pela editora Academia , em 2021. Compre o livro: https://amzn.to/3PiBtFO Em um período difícil, no qual as pessoas tiveram que lidar com a solidão, doenças e mortes, o livro escrito pela Monja Coen serviu como bálsamo para acalmar os corações e mentes – e pode ser lido até nos dias atuais, pois nunca estamos completamente imunes a passar por uma próxima pandemia e a doença permanece causando impactos para a saúde da população.  Compartilhando suas primeiras experiências com o zen e a meditação, Monja Coen é certeira em falar sobre a importância da paz e da cura e da preocupação com o bem-estar coletivo, dando como exemplo as orientaçõe

Livemocha: Site para aprender idiomas de graça fecha as portas após 9 anos de funcionamento

Lembra do Livemocha, aquela plataforma online em que era possível aprender um ou mais idiomas de graça e em troca ensinar o seu idioma para outras pessoas? O site irá fechar oficialmente no dia 22 de abril de 2016, segundo comunicado divulgado pela equipe Rosetta Stone / Livemocha em sua página oficial.

Livemocha Site Idiomas Encerra Atividades




"Como membro do Livemocha e um entusiasta do ensino de idiomas, você nos ajudou a construir uma comunidade muito especial. Durante os últimos anos, o Livemocha estimulou inúmeras conversas e conexões entre milhões de pessoas do mundo todo que adoram aprender idiomas [...] Encorajamos a todos que continuem envolvidos com a comunidade, façam amigos, usem os bens restantes e criem lembranças que durarão toda uma vida durante as próximas semanas" – equipe do Livemocha

Além de comunicar o fechamento do Livemocha, na nota a equipe da comunidade divulga seu aplicativo de aprendizado de idiomas Rosetta Stone com planos a partir de 129 dólares. Entre os pacotes mais comprados estão: Espanhol (América Latina), Inglês (Americano), Francês, Italiano, Alemão, Japonês, Espanhol (Espanha), Chinês (Mandarim), Português (Brasil) e Russo. A versão gratuita do aplicativo para dispositivos iOs e Android permite apenas uma lição de graça.

O Livemocha era uma das maiores comunidades de idiomas do mundo e era sediada em Seattle, Washington. O site permitia a interação entre pessoas falantes de diferentes idiomas e moravam em diferentes partes do mundo, misturando métodos tradicionais para aprendizado de línguas com a prática online.

Fundada em 2007, a comunidade do Livemocha contava com mais de 16 milhões de membros de 195 países e em 2013, o site foi comprado pela Rosetta Stone. Uma das propostas iniciais do site era contribuir com a globalização, conforme a equipe definia em seu site: “Hoje, mais do que nunca, nós vivemos em um mundo conectado. A tecnologia nos permite construir relacionamentos reais em muitos países de uma vez – e isso está criando uma oportunidade imensa para aqueles com as habilidades certas. Pessoas do mundo inteiro precisam entender e interagir com diferentes culturas no decurso de seu trabalho e viagens. O sucesso das economias emergentes e do mercado global, então, depende da aprendizagem de línguas estrangeiras”.

"No Livemocha, nós acreditamos no poder do potencial humano. Qualquer um pode aprender um novo idioma. E não somente qualquer um, mas em qualquer lugar e a qualquer momento. Nós somos dedicados a ajudar indivíduos, corporações, livrarias e escolas a remover as barreiras para uma comunicação efetiva e intercâmbio cultural" .

É uma pena que o Livemocha tenha fechado as portas. Era uma ótima maneira de aprender outros idiomas e conhecer novas pessoas. Muitos usuários da comunidade ficaram insatisfeitos e comentaram suas decepções na página oficial do Livemocha no Facebook, já que o serviço era gratuito e os pacotes mais baratos custam centenas de dólares. Alguns dos antigos usuários do Livemocha alegaram que a comunidade começou a piorar após a empresa ter sido comprada e que muitos deles não tinham condições de pagar pelos pacotes. Mesmo com todas as reclamações, a Rosetta Stone deu a entender que não há interesse em renovar o Livemocha.

E você, o que achou do fim do Livemocha? Comenta aí! 

Comentários

  1. uma pena o livemocha ter encerrado, foi a força do mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pierre! Realmente é uma pena. Era uma ótima forma de popularizar o ensino de idiomas, principalmente para quem não tinha condições financeiras.
      Abraços

      Excluir
    2. sim uma pena mesmo, descobri somente hj,pois estava procurando curso de francês para minha filha, e tb lembrei q eu tinha uma conta na qual eu estudava inglês.Alguèm poderia me indicar um outro site?

      Excluir
    3. karaka e eu aqui procurando esse curso

      Excluir
    4. Eu também já iria procurar, pois o Busuu.com está muito bom como antes... Eu acho que está indo para o mesmo caminho. Agora só falta o Duolingo

      Excluir
    5. Ops... O Busuu.com não está muito bom...

      Excluir
    6. Força do mercado é meu peru! Existem muitas maneiras de se lucrar sem que para isso tenha que destruir uma plataforma inteira como foi feito. Mais de 16 mi de usuários! Um grande potencial de merchandise e publicidade. Mas o que aconteceu ai foi o que coloca em xeque essa tese simplória neoliberal, empresas de ensino de idioma fizeram lobby para destruir uma ferramenta eficiente de ensino que tinha uma missão muito nobre. Cartel, durmo com esse barulho liberais pobres.

      Excluir
    7. o livemocha nao acabou...ele foi recontinuado no site www.livemocha.co

      Excluir
    8. Não acessem o livemocha.co é um site fake para roubar suas informações

      Excluir
    9. Recomendo www.penpaland.com é uma rede social baseada no intercambio de idiomas

      Excluir
  2. Se não pode vencê-los, compre-os e destrua-os.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renato!
      É uma pena que acabaram com o Livemocha. Poderiam ter pensado em um plano bônus para quem tivesse interesse em pagar, já que ia além do aprendizado por si só, mas era uma ótima forma de socializar.
      Abraço

      Excluir
    2. Sim era ótimo, uma ótima rede social, as pessoas ajudavam umas as outras, era espetacular.Sera que eles não entendem que as pessoa só pagam se realmente confiarem.

      Excluir
    3. Exatamente. É notório a intenção do grupo que comprou o site, destruir a melhor plataforma de ensino já criada no mundo.

      Excluir
  3. muito triste ter acabado, aprendi a falar espanhol e já estava indo bem no francês graças ao Livemocha, alem de ter conhecido muita gente legal... uma pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Grazielle!
      Obrigado por deixar sua opinião por aqui.
      Acredito que deveriam ter deixado pelo menos uma plataforma social, pois permitiria o contato entre diferentes falantes.
      Abraço

      Excluir
  4. POxa que pena ,tem outro site com a mesma proposta do livemocha pra me indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo!
      Não sei de nenhum =/ Caso descubra, volte aqui e compartilhe.
      Sei que existem aplicativos, mas segundo alguns professores de outros idiomas, não são tão confiáveis na aprendizagem de outras línguas.
      Abraço

      Excluir
  5. Isso e o famoso cartel, não sei como o Duolingo esta conseguindo sobreviver nesse mercado que as pessoas so visam dinheiro, mas isso essas plataformas gratuitas ganham porem eles querem cada vez mais. Vamos aproveitar o Duolingo enquanto sobrevive no mundo de cobras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo!
      Geralmente esses aplicativos gratuitos oferecem planos grátis, mas acabam lucrando com os anúncios.
      Abraços

      Excluir
  6. Triste , além de aprender e ensinar , conheci muita gente e suas culturas .
    Uma pena terem acabado com o Livemocha , essa Rosetta Stone veio como uma pedra no caminho mesmo , sem a preocupação de manter a proposta inicial do site . O pior é que não se encontra nada parecido , todos são chatos e desestimulantes ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo!
      Realmente, a reclamação de muitos dos ex-usuários do Livemocha é a falta de outra comunidade com o mesmo propósito e a mesma dinâmica.
      Abraço

      Excluir
  7. Nossa fiquei muito triste, ontem pesquisei o site e não encontrei mais e hoje pesquisei a respeito do desaparecimento do site e encontrei este site explicando o ocorrido, sinto muito é uma pena estou triste pois nele aprendi espanhol e hoje sou fluente graças a esta base inicial que tive, agora terei que buscar outro site que eu me identifique para aprender inglês, ficará na história de toda a minha vida, muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jefferson!
      Obrigado por compartilhar sua experiência com o Livemocha por aqui.
      Abraços

      Excluir
    2. Pessoas que conseguiram aprender espanhol atraves do Livemocha, vocês poderiam me ajudar a chegar a fluência, só agora que ele não existe mais fui descobrir o site

      Excluir
  8. Adorava o Livemocha :( .Era um site maravilhoso, aprendi muito e conheci pessoas legais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafinha!
      Obrigado por compartilhar sua experiência por aqui.
      Abraço

      Excluir
  9. Encontrei alguns sites gratuitos nesse endereço aqui:

    http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/aprenda-idiomas-em-sites-gratuitos-duolingo-livemocha-busuu-e-mais.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou usando o https://www.memrise.com/

      Excluir
    2. Oi, Foya!
      Obrigado pela dica e por compartilhar com mais leitores.
      Abraço

      Excluir
    3. o site https://www.memrise.com/ é legal mas somente para quem sabe inglês. Só consegui fazer mesmo o básico.... :(

      Excluir
  10. É uma pena!
    Confesso que aprendi muito naquela plataforma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fagner!
      Obrigado por compartilhar sua experiência com o Livemocha.
      Abraço

      Excluir
  11. Sou novato e agora acabou que pena
    Me indequem outro que possa ser utel pessol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aky Varela!
      Um dos leitores recomendou este: https://www.memrise.com/
      Abraço

      Excluir
    2. Infelizmente o memrise agora também se curvou ao mercado. Agora sendo pago!

      Excluir
  12. Que saudade do Livemocha!!!!!! Cadastrei-me no site em 2008. Amava estudar ali, principalmente na primeira plataforma, antes da mudança. Aprendi muito e ensinei Português pra muitas pessoas. O Livemocha me aproximou de uma pessoa muito especial que mora nos Estados Unidos. Somos amigos até hoje. Em 2017 pretendo passar férias em New York e, se Deus quiser, vou conhecê-lo pessoalmente. Foram muitos momentos de aprendizado e diversão. Obrigada a todos que trabalharam para que o site estivesse online durante todo esse tempo. Agora que é só lembrança... lembrança boa, rs. Eu tenho motivos de sobra pra nunca esquecer o Livemocha!!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, Isabel! Sua experiência com o Livemocha parece ter sido bem bacana. É tão bom quando essas plataformas, além de ajudarem com o idioma, acabam aproximando pessoas.
      Gratidão por comentar aqui e compartilhar com outros leitores.
      Abraço

      Excluir
  13. Não há outro sentimento, se não tristeza... Uma plataforma absolutamente incrível, não somente por ajudar os usuários a se tornarem proficientes em outros idiomas, mas principalmente por derrubar barreiras e fronteiras, conectando e unindo as pessoas do mundo inteiro.
    Um site ímpar e sem precedentes, justamente por acreditar mais nas pessoas do que em qualquer outra coisa, por saber que não há cultura, experiências ou idiomas sem comunidade.
    O Livemocha fez sucesso porque acima de tudo valorizou as amizades, porque seu intuito não era de que falássemos várias línguas, mas uma só. Nos mostrou que a linguagem mais importante, é a do serviço, de sermos família, de que devemos doar sem esperar receber, com a certeza de que o maior fruto de ensinar, é aprender.
    E quantas amizades, nós fizemos não?
    Ou quantas lições aprendemos?
    Livemocha pode deixar de ser uma endereço na web pela ganância daqueles que na contramão de todas essas virtudes, não se contentaram com o seu sucesso e preferiram apostar no dinheiro.
    Mas a verdade é que com ou sem uma url, jamais deixará de existir porque seu legado é eterno.
    A nós, cabe além de perpetuarmos esse legado, muita gratidão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emanoel!
      Que bela mensagem. Tenho certeza de que muitas pessoas que puderam usufruir dos benefícios do Livemocha devem pensar da mesma maneira. Gratidão por passar por aqui e deixar seu recado.
      Abraços

      Excluir
    2. Que triste
      Através do Live conheci pessoas das quais desde 2010 até hoje perdura nossa amizade
      Pena que um dos principais não deu mais notícias e foi através dele que conheci meu futuro esposo
      Próximo ano trocaremos as alianças do direito para o esquerdo❤ sinto muito por não en ontrar mais o Jefferson de Pernambuco:(

      Excluir
  14. Uma pena, se fosse P... não fechava, é isso que os poderosos querem, um povo ignorante, aprender outras línguas e costumes aproximaria o mundo. Uma pena.

    ResponderExcluir
  15. Aprendi muito francês no Livemocha em troca de corrigir lições de português! Achava o site incrível! Nativos me mandavam áudio em francês corrigindo minhas lições. Me diverti muito e era uma troca de conhecimento muito legal! E agora, restará apenas a saudade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Virginia!
      Muito obrigado por compartilhar sua experiência sobre o Livemocha por aqui. Essa possibilidade de corrigir lições era bem bacana.
      Abraços

      Excluir
  16. Tristeza...Muita Tristeza....O Live Mocha, não apenas ensinava, inspirava as pessoas a continuar trilhando por seus sonhos. Que essas mensagens de desabafo cheguem ao conhecimento dos que fundaram o site inicialmente, para que a ideia volte a florescer...

    Josemar do Nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Josemar!
      Que bela mensagem! Acredito que aprender outro idioma pode abrir muitas portas e contribuir para sonhos mesmo.
      Gratidão por tirar um tempo para comentar.
      Abraços

      Excluir
  17. Pois é.. procurei outros sites, me recomendadram o Duolingo mas só tem 4 idiomas e não o japonês que quero. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  18. Uma pena mesmo ter acabado! Eu tinha estudado inglês por vários anos mas não tinha com quem praticar, aí, para minha sorte e depois de alguns anos, conheci o livemocha. Conheci uma americana que mantenho contato até hoje. Agora, graças ao site e as conversações que tinha com ela no mesmo, falo inglês fluente. É muito bom assistir aquela série que você adora sem precisar de legenda. Como o rapaz falou mais acima: eles querem pessoas ignorantes, pois, as mesmas continuando ignorantes, vão ter que pagar para ter!

    ResponderExcluir
  19. Não foi a primeira vez que a Rosetta Stone comprou sites gratuitos de idioma, é uma pena saber que esse site foi encerrado, entrei em 2010 e fiz bons amigos por la, pessoas que praticam idioma comigo até hoje.

    R.I.P live mocha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jonata! Obrigado por compartilhar sua experiência por aqui!

      Excluir
  20. Que pena!Aprendi muito no Livemocha. Fora as amizades que fiz e que mantenho até hoje através do site. Super triste estou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo!
      Obrigado por comentar por aqui. Vamos torcer para que em breve surja outra rede gratuita tão boa quanto o Livemocha.
      Abraços

      Excluir
  21. Aperfeiçoei meu curso de espanhol através do Limocha e tive a oportunidade de contribuir com os alunos que faziam o curso de português. Eu corrigiu seus exercícios e gravava áudios. Uma pena esse site ter encerrado suas excelentes atividades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aildes!
      Era uma ferramenta bem bacana para retribuir o aprendizado. Como você disse, além de aprender outros idiomas, era preciso ajudar outros falantes.
      Abraços

      Excluir
  22. Com Livemocha aprendi muito. Ainda sinto falta dessa rede social. 😠😢 Essa Roseta Stone acabou com tudo. Hoje falo espanhol graças ao Live. Nunca houve nada igual.

    ResponderExcluir
  23. Nossa que tristeza...
    Iniciei meu inglês nele...era melhor do curso, melhor do que os presencias! Plataforma interativa de fácil compreensão
    Conheci pessoas bem legais que me ajudaram e ajudei algumas com prazer...
    Triste mesmo, se soubesse teria salvado todos os vídeos e exercícios pelo menos. Fico com uma apostila que printei e imprimi, guardo até hoje para futuras revisões...mas as pessoas que conheci e com quem interagi, perco pra sempre! Perda sem tamanho!
    Triste mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo.
      Obrigado por compartilhar sua experiência por aqui. Creio que o Livemocha fez a diferença para muitas pessoas no inglês. O ponto mais legal era poder conhecer pessoas de diferentes lugares do mundo, já que o idioma é adotado como língua primária e secundária em vários países.
      Abraços

      Excluir
  24. Se alguém conhecer algum outro parecido, por favor recomenda...

    ResponderExcluir
  25. Meu nome é Marlon e agora vejo a falta de quanto era importante o livemocha em minha vida. Pô, graças ao livemocha e meu comprometimento com o site hoje eu posso ir a Itália e falar ''quase'' numa boa com os nativos sem nunca ter pago 1 centavo para estudar, tambem aprendi um pouco de inglês, frances e alguns idiomas que queria aprender o basico do basico tipo: Noruegues, sueco e russo; e o livemocha me dava o passo que eu precisava para aprender. Hoje sinto pena de não ter usufruido mais do site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marlon! Acho que todo mundo ficou com essa sensação de que poderia ter aproveitado mais, sem ter ideia de que ia acabar a qualquer momento. Uma pena!
      Obrigado por compartilhar sua experiência.

      Excluir
  26. Eu já tinha feito o curso de francês, mas me cadastrei no livemocha pra continuar vivência do a língua. Fiquei muito chateada quando não consegui entrar mais. É uma pena.!

    ResponderExcluir
  27. Eu já tinha feito o curso de francês, mas me cadastrei no livemocha pra continuar vivência do a língua. Fiquei muito chateada quando não consegui entrar mais. É uma pena.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciene! É uma pena mesmo. Procure cursos em universidades ou encontros de conversação ou grupos de falantes em redes sociais.
      Abraços

      Excluir
  28. Olha, pois ninguém sabe a raiva que eu tenho com essa história do fim do Livemocha. Desde que a Rosetta comprou, virou uma porcaria. Em 2010 conheci o LiveMocha e foi lá que comecei alemão e estava amando! Adorava ter meus exercícios corrigidos por alemães, adorava corrigir exercícios em português, fora que pra você se comunicar você tinha que fala inglês, logo era uma forma de aperfeiçoar a conversação. Era perfeito! Agora tudo é pago e não encontrei nenhuma plataforma tão boa quanto LM costumava ser. Oooooo raiva kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que serviço exatamente igual, dificilmente deve existir outro =/ Ainda bem que a internet possibilita pelo menos a comunicação com outros falantes, né?
      Abraços e obrigado por compartilhar sua experiência por aqui!

      Excluir
  29. Boa tarde.

    Livemoncha fez parte da minha da minha história por anos, aprendi muito no idioma espanhol, assim como muitos aqui adorava os exercícios, as formas bacana de aprender e ensinar, foi uma grande sacada, fiquei sem tempo pelo trabalho e facul e pensei em retomar agora em 2017 e me deparei com essa triste e impactante noticia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Vamos torcer para que o site retorne algum dia ou que criem algum aplicativo similar e gratuito.
      Abraços

      Excluir
  30. Gosto muito deste https://www.cambly.com/invite/erick228
    e também https://www.hellolingo.com/

    ResponderExcluir
  31. Boa noite galera, quem quiser conhecer meu blog da aquela forcinha pra mim que estou começando agora https://lojas-com-descontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Nossa! 9 anos e essa empresa furreca chamada Rosseta Stone me destrói o que era de mais legal/social, em aprendizagem de uma lingua! conheci muitas pessoas lá no LV Mocha. Pena, triste fim!

    Só descobri hoje que havia terminado rsrs...

    ResponderExcluir
  33. Nossaa, eu adorava o Livemocha e realmente após ele ter sido comprado, ficou muito ruim. Eu não sabia que tinha encerrado. Tenho uma história com Livemocha, pois conheci uma pessoa maravilhosa com essa rede social e até a visitei em seu país natal e construímos uma linda história de amor naquela época. Uma grande pena!! :/

    ResponderExcluir
  34. Nossa, que notícia triste. Fui procurar um site para minha prima e lembrei que usava o livemocha... que pena! Era muito bom.

    ResponderExcluir
  35. É uma pena que o livemocha tenha acabado dessa forma. Grande parte do Inglês que aprendi foi graças a este site, nativos que me ajudaram, antes dessa nova empresa ter destruído com o modelo tradicional. Através do mocha conheci pessoas maravilhosas de vários países que me ajudaram e da qual ajudei também com o meu idioma. E foi através desse site que conheci o meu marido Canadense. Sinto falta deste site.. Seria ótimo se voltasse ao que era antes algum dia. Porém parece ser algo bem distante de acontecer.. Infelizmente!

    ResponderExcluir
  36. Fiz dois cursos no live,italiano e inglês,consegui fazer um entrevista de emprego onde a recrutadora da empresa se dirigia aos candidatos em inglês,consegui ser aprovada e me comunicar através do que aprendi no curso. Recebi um email que guardo de lembrança, tecendo elogios a minha performance,também passei conhecimentos da nossa língua,enfim, foi um grande intercâmbio virtual,concluì ambos com diplomas.È lamentável,para eu, e muitos que não tem condições financeiras de custear um curso desses.

    ResponderExcluir
  37. Eu adorava o Livemocha. Sinto muita falta. Nunca mais encontrei um site ou aplicativo que oferecesse proposta igual. É uma pena.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana