Escrita Maldita foi indicado pela página literária @redrum.literario , no dia 11 de outubro de 2026. Fiquei muito feliz com esse apoio à literatura nacional independente. Fica aqui a minha gratidão. A escritora Elisangela Domingos da Silva escreveu um texto indicando Escrita Maldita. Vou tentar resumir um pouco do que foi dito. Mas vocês podem acessar o Instagram redrum.literario e saber mais informações. “Tem livros que a gente lê, guarda na estante, e mesmo depois de muito tempo sente vontade de reencontrar e esse é um dos títulos que voltaram à minha lembrança”. “O que me chama a atenção nessa proposta é justamente essa relação entre quem escreve e aquilo que cria. Para quem gosta de terror, existe algo muito interessante na possibilidade de uma história ultrapassar as páginas e invadir a vida de quem está quem está por trás dela”. “Quem acompanha o mundo literário sabe que, às vezes, perdemos o contato com autores cujos livros passaram em nossas mãos. A vida segue, chegam novas lei...
Livemocha: Site para aprender idiomas de graça fecha as portas após 9 anos de funcionamento
Lembra do Livemocha, aquela plataforma online em que era possível aprender um ou mais idiomas de graça e em troca ensinar o seu idioma para outras pessoas? O site irá fechar oficialmente no dia 22 de abril de 2016, segundo comunicado divulgado pela equipe Rosetta Stone / Livemocha em sua página oficial.
"Como membro do Livemocha e um entusiasta do ensino de idiomas, você nos ajudou a construir uma comunidade muito especial. Durante os últimos anos, o Livemocha estimulou inúmeras conversas e conexões entre milhões de pessoas do mundo todo que adoram aprender idiomas [...] Encorajamos a todos que continuem envolvidos com a comunidade, façam amigos, usem os bens restantes e criem lembranças que durarão toda uma vida durante as próximas semanas" – equipe do Livemocha
Além de comunicar o fechamento do Livemocha, na nota a equipe da comunidade divulga seu aplicativo de aprendizado de idiomas Rosetta Stone com planos a partir de 129 dólares. Entre os pacotes mais comprados estão: Espanhol (América Latina), Inglês (Americano), Francês, Italiano, Alemão, Japonês, Espanhol (Espanha), Chinês (Mandarim), Português (Brasil) e Russo. A versão gratuita do aplicativo para dispositivos iOs e Android permite apenas uma lição de graça.
O Livemocha era uma das maiores comunidades de idiomas do mundo e era sediada em Seattle, Washington. O site permitia a interação entre pessoas falantes de diferentes idiomas e moravam em diferentes partes do mundo, misturando métodos tradicionais para aprendizado de línguas com a prática online.
Fundada em 2007, a comunidade do Livemocha contava com mais de 16 milhões de membros de 195 países e em 2013, o site foi comprado pela Rosetta Stone. Uma das propostas iniciais do site era contribuir com a globalização, conforme a equipe definia em seu site: “Hoje, mais do que nunca, nós vivemos em um mundo conectado. A tecnologia nos permite construir relacionamentos reais em muitos países de uma vez – e isso está criando uma oportunidade imensa para aqueles com as habilidades certas. Pessoas do mundo inteiro precisam entender e interagir com diferentes culturas no decurso de seu trabalho e viagens. O sucesso das economias emergentes e do mercado global, então, depende da aprendizagem de línguas estrangeiras”.
"No Livemocha, nós acreditamos no poder do potencial humano. Qualquer um pode aprender um novo idioma. E não somente qualquer um, mas em qualquer lugar e a qualquer momento. Nós somos dedicados a ajudar indivíduos, corporações, livrarias e escolas a remover as barreiras para uma comunicação efetiva e intercâmbio cultural" .
É uma pena que o Livemocha tenha fechado as portas. Era uma ótima maneira de aprender outros idiomas e conhecer novas pessoas. Muitos usuários da comunidade ficaram insatisfeitos e comentaram suas decepções na página oficial do Livemocha no Facebook, já que o serviço era gratuito e os pacotes mais baratos custam centenas de dólares. Alguns dos antigos usuários do Livemocha alegaram que a comunidade começou a piorar após a empresa ter sido comprada e que muitos deles não tinham condições de pagar pelos pacotes. Mesmo com todas as reclamações, a Rosetta Stone deu a entender que não há interesse em renovar o Livemocha.
E você, o que achou do fim do Livemocha? Comenta aí!