Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Concursos Literários – 2016

Está à procura de concursos literários para enviar seus textos e participar? Preparei uma seleção de concursos de literatura para escritores nacionais que acontecem em 2016. Ficou interessado? Confira abaixo:



Concursos Literários 


28ª Noite Nacional da Poesia


A noite da poesia acontece em Campo Grande (MS) e selecionará 10 poemas, dos quais três ganharão prêmio em dinheiro na categoria de conteúdo literário e mais três poderão ganhar troféus na categoria declamação. Prazo final: 17 de maio de 2016.


SESC Paraná 


O SESC Paraná vai premiar 10 autores paranaenses de contos infantis com uma publicação em coletânea. Os textos ganharão ilustrações e os escritores com as narrativas selecionadas ganharão certificados. Prazo final: 20 de maio de 2016.

Leia mais: Autores de contos infantis, do Paraná, podem participar de seleção para coletânea


Concurso Poemas no Ônibus e no Trem


O concurso organizado pela Prefeitura de Porto Alegre vai expor os melhores textos poéticos para a população de Porto Alegre que usa transporte público. Os poemas serão adesivados nas janelas de ônibus e trens da capital do Rio Grande do Sul. Prazo final: 20 de maio de 2016.

Leia mais: Concurso de poemas divulgará poesia em janelas de ônibus e trens de Porto Alegre


Concurso Histórias de Trabalho 2016


A Coordenação do Livro e Literatura de Porto Alegre (RS) selecionará os melhores textos de ficção ou não ficção, histórias em quadrinho e fotografias que retratem o tema "trabalho". Os materiais selecionados poderão ser publicados pela editora da cidade. Prazo final: 03 de junho de 2016.

Leia mais: Concurso literário selecionará melhores narrativas com o tema 'trabalho' 


Prêmio Oceanos 2016


O prêmio literário é voltado para escritores de língua portuguesa, que tiveram obras publicadas no ano de 2015. Podem participar livros de prosa (ficção), poesia, crônica e dramaturgia. As inscrições são feitas pela internet e os quatro primeiros colocados receberão prêmio em dinheiro. Prazo final: 20 de junho de 2016.

Concurso Pão e Poesia 2017


O concurso organizado pela Fundação Cultural de Blumenau selecionará poemas de poetas nacionais e internacionais. Os textos aprovados pela comissão serão impressos em embalagens de pão que devem circular por diferentes cidades de Santa Catarina. Prazo final: 29 de junho de 2016.

Leia mais: Concurso Premiará Poemas de Autores Nacionais e Internacionais



II Prêmio Henrique José de Souza de Literatura

O prêmio literário é aberto para estudantes (redação), escritores (poesia) e redação (indígenas da etnia Xavante). Os três primeiros colocados de cada categoria receberá prêmio em dinheiro e livro. Os textos selecionados serão publicados em antologia e/ou ebook. Prazo final: 8 de julho de 2016.

Leia mais: Concurso de literatura premiará poesias e redações selecionadas


19º Prêmio Cidadão de Poesia

O prêmio organizado pelo Sindicato dos Comerciários de Limeira tem como objetivo ajudar a incentivar a produção de poesia no Brasil. A premiação está aberta para duas categorias: livre e regional (Limeira e região). Prazo final: 12 de julho de 2016.


Prêmio Jabuti 2016


O prêmio literário recebe inscrições de obras em 27 categorias. Além dessas categorias, a comissão também elege o melhor livro de ficção do ano e o melhor livro de não ficção do ano. As inscrições podem ser feitas por autores, editores, tradutores e produtores gráficos. Prazo final: 15 de julho de 2016.

Leia mais: Prêmio Jabuti 2016: inscrições abertas para a tradicional premiação nacional de livros

32º Festival Poético de Cornélio Procópio

O festival promovido pelo SESC Paraná tem como objetivo estimular a produção poética no Brasil e incentivar novos poetas. As melhores poesias serão selecionadas e publicadas em uma coletânea. Os poetas vencedores ganharão troféus. Prazo final: 12 de agosto de 2016.

Leia mais: Festival Poético: Poetas selecionados ganharão troféus e publicação em coletânea

Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2016

A Biblioteca Nacional premiará obras em nove categorias: Poesia, Romance, Conto, Tradução, Ensaio Social, Ensaio Literário, Projeto Gráfico, Literatura Infantil e Literatura Juvenil. Prêmio de 30 mil reais para o primeiro colocado em cada categoria. Prazo final: 9 de setembro de 2016.

Leia mais: Prêmio de Literatura da Biblioteca Nacional 2016: Inscrições abertas até dia 9 de setembro 

XII Concurso de Trova e XXVIII Concurso de Poesia da Academia de Letras e Artes de Paranapuã

Os concursos literários são voltados para poetas com trabalhos escritos em língua portuguesa. Os escritores poderão participar do concurso de trova e/ou do concurso de poesia. As inscrições devem ser feitas por correio. Prazo final: 25 de outubro de 2016.

Leia mais: Concursos de Poesia e Trova: Poetas poderão se inscrever até dia 25 de outubro

Acompanhe o blog no Facebook e fique por dentro das novidades: https://www.facebook.com/BlogDoBenOliveira/

Gostou? Compartilhe o post!

Comentários

Mais lidas da semana