Pular para o conteúdo principal

Destaques

Antraz: Documentário da Netflix revela investigações feitas pelo FBI durante anos

Um pouco após os atentados terroristas contra as torres gêmeas, em Nova Iorque, Estados Unidos, no 11 de setembro de 2001, uma ameaça de antraz colocou as autoridades, como o FBI em alerta, e espalhou pânico nos norte-americanos devido à facilidade de se espalhar sem as pessoas saberem.  Dirigido e roteirizado por Dan Krauss e produzido pela Netflix e pela BBC, 21 anos após o ataque e o primeiro caso de circulação do antraz, o documentário Antraz: EUA Sob Ataque (The Anthrax Attacks) leva o telespectador para as investigações do FBI que duraram anos. O que a princípio foi alvo de muita pressão para a solução do caso, principalmente pelo medo dos norte-americanos do esporo da bactéria continuar se espalhando pelas cartas e fazendo mais pessoas adoecerem e/ou morrerem, logo foi caindo no esquecimento conforme as investigações desenrolavam fora dos holofotes.  Com a proximidade do caso do ataque às torres gêmeas, à primeira vista, o pânico generalizado fez com quem os norte-americanos

Concursos Literários – 2016

Está à procura de concursos literários para enviar seus textos e participar? Preparei uma seleção de concursos de literatura para escritores nacionais que acontecem em 2016. Ficou interessado? Confira abaixo:



Concursos Literários 


28ª Noite Nacional da Poesia


A noite da poesia acontece em Campo Grande (MS) e selecionará 10 poemas, dos quais três ganharão prêmio em dinheiro na categoria de conteúdo literário e mais três poderão ganhar troféus na categoria declamação. Prazo final: 17 de maio de 2016.


SESC Paraná 


O SESC Paraná vai premiar 10 autores paranaenses de contos infantis com uma publicação em coletânea. Os textos ganharão ilustrações e os escritores com as narrativas selecionadas ganharão certificados. Prazo final: 20 de maio de 2016.

Leia mais: Autores de contos infantis, do Paraná, podem participar de seleção para coletânea


Concurso Poemas no Ônibus e no Trem


O concurso organizado pela Prefeitura de Porto Alegre vai expor os melhores textos poéticos para a população de Porto Alegre que usa transporte público. Os poemas serão adesivados nas janelas de ônibus e trens da capital do Rio Grande do Sul. Prazo final: 20 de maio de 2016.

Leia mais: Concurso de poemas divulgará poesia em janelas de ônibus e trens de Porto Alegre


Concurso Histórias de Trabalho 2016


A Coordenação do Livro e Literatura de Porto Alegre (RS) selecionará os melhores textos de ficção ou não ficção, histórias em quadrinho e fotografias que retratem o tema "trabalho". Os materiais selecionados poderão ser publicados pela editora da cidade. Prazo final: 03 de junho de 2016.

Leia mais: Concurso literário selecionará melhores narrativas com o tema 'trabalho' 


Prêmio Oceanos 2016


O prêmio literário é voltado para escritores de língua portuguesa, que tiveram obras publicadas no ano de 2015. Podem participar livros de prosa (ficção), poesia, crônica e dramaturgia. As inscrições são feitas pela internet e os quatro primeiros colocados receberão prêmio em dinheiro. Prazo final: 20 de junho de 2016.

Concurso Pão e Poesia 2017


O concurso organizado pela Fundação Cultural de Blumenau selecionará poemas de poetas nacionais e internacionais. Os textos aprovados pela comissão serão impressos em embalagens de pão que devem circular por diferentes cidades de Santa Catarina. Prazo final: 29 de junho de 2016.

Leia mais: Concurso Premiará Poemas de Autores Nacionais e Internacionais



II Prêmio Henrique José de Souza de Literatura

O prêmio literário é aberto para estudantes (redação), escritores (poesia) e redação (indígenas da etnia Xavante). Os três primeiros colocados de cada categoria receberá prêmio em dinheiro e livro. Os textos selecionados serão publicados em antologia e/ou ebook. Prazo final: 8 de julho de 2016.

Leia mais: Concurso de literatura premiará poesias e redações selecionadas


19º Prêmio Cidadão de Poesia

O prêmio organizado pelo Sindicato dos Comerciários de Limeira tem como objetivo ajudar a incentivar a produção de poesia no Brasil. A premiação está aberta para duas categorias: livre e regional (Limeira e região). Prazo final: 12 de julho de 2016.


Prêmio Jabuti 2016


O prêmio literário recebe inscrições de obras em 27 categorias. Além dessas categorias, a comissão também elege o melhor livro de ficção do ano e o melhor livro de não ficção do ano. As inscrições podem ser feitas por autores, editores, tradutores e produtores gráficos. Prazo final: 15 de julho de 2016.

Leia mais: Prêmio Jabuti 2016: inscrições abertas para a tradicional premiação nacional de livros

32º Festival Poético de Cornélio Procópio

O festival promovido pelo SESC Paraná tem como objetivo estimular a produção poética no Brasil e incentivar novos poetas. As melhores poesias serão selecionadas e publicadas em uma coletânea. Os poetas vencedores ganharão troféus. Prazo final: 12 de agosto de 2016.

Leia mais: Festival Poético: Poetas selecionados ganharão troféus e publicação em coletânea

Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2016

A Biblioteca Nacional premiará obras em nove categorias: Poesia, Romance, Conto, Tradução, Ensaio Social, Ensaio Literário, Projeto Gráfico, Literatura Infantil e Literatura Juvenil. Prêmio de 30 mil reais para o primeiro colocado em cada categoria. Prazo final: 9 de setembro de 2016.

Leia mais: Prêmio de Literatura da Biblioteca Nacional 2016: Inscrições abertas até dia 9 de setembro 

XII Concurso de Trova e XXVIII Concurso de Poesia da Academia de Letras e Artes de Paranapuã

Os concursos literários são voltados para poetas com trabalhos escritos em língua portuguesa. Os escritores poderão participar do concurso de trova e/ou do concurso de poesia. As inscrições devem ser feitas por correio. Prazo final: 25 de outubro de 2016.

Leia mais: Concursos de Poesia e Trova: Poetas poderão se inscrever até dia 25 de outubro

Acompanhe o blog no Facebook e fique por dentro das novidades: https://www.facebook.com/BlogDoBenOliveira/

Gostou? Compartilhe o post!

Comentários

Mais lidas da semana