Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Prêmio de Literatura da Biblioteca Nacional 2016: Inscrições abertas até dia 9 de setembro

Você é escritor? Publicou algum livro entre 1º de maio de 2015 e 30 de abril de 2016 no Brasil? A Biblioteca Nacional já está recebendo inscrições para os seus nove prêmios literários voltados não só para autores, mas também para tradutores e profissionais de projeto gráfico.


Segundo o edital divulgado pela Biblioteca Nacional, as inscrições para os prêmios de literatura são gratuitas e devem ficar abertas até o dia 9 de setembro de 2016. Os prêmios contemplarão obras, em primeira edição, em dia com a Lei do Depósito Legal e que tenham registro ISBN válido.

Confira quais são as categorias dos prêmios literários da Biblioteca Nacional:


Poesia – Prêmio Alphonsus de Guimaraens

Romance – Prêmio Machado de Assis

Conto – Prêmio Clarice Lispector

Tradução – Prêmio Paulo Rónai

Ensaio Social – Prêmio Sérgio Buarque de Holanda

Ensaio Literário – Prêmio Mario de Andrade

Projeto Gráfico – Prêmio Aloísio Magalhães

Literatura Infantil – Prêmio Sylvia Orthof

Literatura Juvenil – Prêmio Glória Pondé.

Os prêmios para autores, tradutores ou projetistas gráficos da obra selecionada em primeiro lugar de cada categoria é de 30 mil reais, sujeito aos descontos previstos por lei. Só poderão participar autores de obras publicadas por editoras brasileiras e escritas em língua portuguesa. Cada obra pode participar de até duas categorias, se uma delas for a de Projeto Gráfico.

No ato da inscrição, o autor deverá enviar um dos seguintes documentos para comprovar a data de publicação do livro e se está de acordo com o período exigido pela premiação literária: cópia da nota fiscal da gráfica ou declaração da editora confirmando a data de publicação.

Entre os critérios que serão levados em conta pela comissão julgadora dos prêmios de literatura estão: qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional e na de tradução (dificuldade linguística) e na de projeto gráfico (funcionalidade do projeto).

Ficou interessado em participar? Leia o edital disponível no site da Biblioteca Nacional: http://www.bn.br/edital/2016/edital-publico-premios-literarios-fundacao-biblioteca 

Gostou da dica? Compartilhe!

Comentários

  1. Ben, obrigado por compartilhar sempre esses concursos, tenho ficado sempre de olho, inclusive já me inscrevi em alguns que você mesmo divulgou! :oD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, fico muito feliz em saber que o blog está ajudando outros escritores. Gratidão pelo comentário!
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana