quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Filme da biografia do editor Max Perkins e seus escritores estreia no cinema

A biografia Max Perkins: Um Editor de Gênios (Max Perkins: Editor of Genius), do autor A. Scott Berg, foi adaptada para o cinema. O lançamento do filme O Mestre dos Gênios (Genius) nos Estados Unidos aconteceu no dia 10 de junho de 2016 e no Brasil, o filme vai ser exibido nos cinemas de algumas cidades neste dia 20 de outubro de 2016. Para quem gosta de acompanhar histórias de escritores e suas trajetórias no mercado editorial, bem como a importância dos editores em sua vida, parece ser um filme bem promissor!

Eu já li a biografia do Max Perkins e preciso dizer que gostei muito. Mesmo sendo longa, ela traz histórias e detalhes muito interessantes sobre a relação entre Max Perkins com os autores Ernest Hemingway, Thomas Wolfe e F. Scott Fitzgerald.
Colin Firth no papel de Max Perkins. Foto: Reprodução / Trailer do filme O Mestre dos Gênios.

Confira a sinopse do filme O Mestre dos Gênios:


Biografia de Max Perkins, um dos editores literários mais famosos do mundo. Apostando em jovens talentos, ele descobriu nomes fundamentais da literatura como F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e Thomas Wolfe. O filme acompanha a vida pessoal e Perkins e sua relação complicada com os escritores, cujas obras foram fortemente influenciadas pelo trabalho do editor.

O filme de drama, de 1h e 44 minutos de duração, O Mestre dos Gênios foi dirigido por Michael Grandage e o roteiro foi adaptado por John Logan, roteirista da série Penny Dreadful e dos filmes A Invenção de Hugo Cabret, Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet e de Prometheus 2.

Fazem parte do elenco do filme: Colin Firth (Max Perkins), Jude Law (Thomas Wolfe), Nicole Kidman (Aline Bernstein), Laura Linney (Louise Perkins), Guy Pearce (F. Scott Fitzgerald), Dominic West (Ernest Hemingway) e Vanessa Kirby (Zelda Fitzgerald).

Assista ao trailer do filme O Mestre dos Gênios:



Confira a sinopse do livro Max Perkins: Um Editor de Gênios:

Um anãozinho no ombro de um grande general aconselhando-o sobre o que fazer e não fazer, sem que ninguém percebesse.” Essa era a aspiração de Maxwell Perkins, um dos maiores editores de nossos tempos.

Os talentos que ele cultivou se tornaram conhecidos do mundo todo: F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway, Thomas Wolfe e vários outros. No entanto, Maxwell Perkins permaneceu um mistério, uma presença nos bastidores que servia a esses autores não só como editor, mas também como crítico, administrador de suas carreiras, financiador, terapeuta, confessionário e amigo.

Max Perkins, um editor de gênios, ganhadora do National Book Award, explora a vida fascinante desse editor extraordinário. Ela aborda não só seu tumultuado casamento, as excentricidades sedutoras e o romance [revelado pelo autor] secreto de 25 anos com Elizabeth Lemmon, mas também sua relação íntima com os luminares literários do século XX.

“Max Perkins, um editor de gênios, de A. Scott Berg, parece tão natural que nos leva a pensar por que ninguém cogitou escrever um livro como este antes. Uma das virtudes desta biografia é que Perkins sai das sombras... Os detalhes enriquecem a lenda.” – The New York Times

“Esta é a biografia plenamente bem-sucedida e fornece uma riquíssima visão do processo criativo de um homem cuja vida e carreira foram um exemplo maravilhoso de discrição.” – The New York Times Book Review

“Na história editorial americana não existe figura mais lendária — e esquiva — do que Maxwell Evarts Perkins... Agora o mistério foi solucionado na biografia exaustiva, penetrante e excelente de Scott Berg... Escrupulosa, ponderada, comovente, memorável e eminentemente gratificante.” – The Miami Herald

“Plena de talento, inteligente e maravilhosamente pesquisada... Uma obra que faz jus ao biografado.” – Chicago Tribune

O livro foi publicado pela primeira vez em 1978 e no Brasil, a biografia sobre o editor foi publicada pela Editora Intrínseca, em 2014, com tradução de Regina Lyra.




Sobre o autor 

A. Scott Berg, formado pela Universidade de Princeton, foi agraciado com um Pulitzer por Lindbergh e um Guggenheim Fellowship por Goldwin: a Biography. É autor também de Wilson, biografia do presidente americano Woodron Wilson, e de Kate Remembered, obra de memórias sobre Katharine Hepburn. A. Scott Berg mora em Los Angeles.

Entre os cinemas que devem exibir o filme estão o UCI do Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Fortaleza, no cinema GNC Moinhos de Porto Alegre, no Cinemark de São Paulo e no Cineflix de Campinas. Não consegui encontrar outros locais de exibição do filme, mas é um desses filmes que não tem circulação nacional. O Mestre dos Gênios está sendo distribuído pela Diamond Films Brasil.

Estou com vontade de assistir ao filme, mas o jeito vai ser esperar o DVD ou Netflix, já que o Mestre dos Gênios, aparentemente, não vai chegar aos cinemas de Blumenau.

E você, ficou com vontade de assistir? Já leu a biografia? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários Recentes

Me acompanhe no Instagram