Pular para o conteúdo principal

Destaques

Autismo: Unicamp disponibiliza vídeos do simpósio sobre o espectro autista

A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp compartilhou no canal do YouTube os vídeos de um simpósio sobre os Transtornos do Espectro do Autismo. O primeiro dia de evento aconteceu no dia 1º de abril de 2019 e o primeiro vídeo traz as palestras que aconteceram na parte da manhã.


Levando em conta a falta de capacitação profissional do Brasil e a carência de informações sobre o autismo nas diferentes regiões do país, acredito que a iniciativa foi muito importante. Quando uma universidade abre as portas para falar de um assunto que precisa ser mais discutido, a sociedade só tem a ganhar.

O vídeo aborda desde as questões históricas do autismo (trazendo curiosidades além de Leo Kanner e Hans Asperger), passando por questões de como o Transtorno do Espectro Autista é visto no dias atuais, as questões das pesquisas de prevalência de autismo no mundo e no Brasil (a importância de entender os critérios metodológicos e as alterações de resultados) e algumas das pesquisas e coletas de dados da A…

Prêmio Rio de Literatura 2016: Inscrições abertas até dia 12 de dezembro

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Rio de Literatura 2016, organizado pela Fundação Cesgranrio e Secretaria do Estado de Cultura do Rio de Janeiro. O prêmio literário é voltado para escritores nacionais com livros publicados entre 1º de outubro de 2015 e 1º de outubro de 2016, além de uma modalidade exclusiva para autores de obras inéditas que tenham nascido ou que residam no estado do Rio de Janeiro.


A premiação literária terá três categorias, sendo uma modalidade de escritores experientes que sejam autores de obras de ficção e obras de ensaio publicadas no período acima, com prêmios de 100 mil reais para cada um e na modalidade novo autor fluminense, para autores de obras inéditas na categoria ficção (romance, conto, crônica e poesia), o prêmio é de 10 mil reais e a publicação de mil exemplares por editora indicada pela organização, além da distribuição em bibliotecas públicas e comunitárias do estado.

Os interessados em participar do Prêmio Rio de Literatura devem se inscrever até o dia 12 de dezembro de 2016. As inscrições devem ser feitas pela internet [http://cultural.cesgranrio.org.br/premio-rio-de-literatura/premio-rio-de-literatura-2016/]. Na modalidade obras publicadas, além de preencher a ficha disponível no site do Centro Cultural Cesgranrio e apresentar os documentos pedidos no edital, os inscritos deverão enviar por correio 12 exemplares impressos da obra literária, em até cinco dias úteis após a realização da inscrição. Segundo o edital, não serão aceitas obras publicadas em plataformas de autopublicação. Já na modalidade novo autor fluminense, o participante deverá realizar a inscrição e enviar o arquivo em PDF.

A seleção das obras será feita em duas fases. Entre os curadores do Prêmio Rio de Literatura estão: Arnaldo Niskier, Beatriz Resende, Carlos Alberto Serpa de Oliveira, Ítalo Moriconi e Marcos Vilaça. Em maio de 2017 serão anunciadas as 45 obras finalistas. Os vencedores serão anunciados em agosto de 2017.

Segundo os organizadores do 2º Prêmio Rio de Literatura, as obras impressas enviadas para avaliação na modalidade Obras Publicadas, após o encerramento do Prêmio, serão doadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas – SEB/RJ, responsável pela doação às bibliotecas públicas e comunitárias do Estado do Rio de Janeiro.

A primeira edição do prêmio de literatura aconteceu em 2015 e contou com mais de 600 inscrições. Os vencedores da edição passada foram: Melhor Obra Publicada – Categoria Ficção: Anatomia do paraíso, de Beatriz Bracher (Editora 34); Melhor Obra Publicada – Categoria Ensaio: Dois letrados e o Brasil Nação, de Antonio Arnoni Prado (Editora 34); Melhor Novo Autor Fluminense: A intrusa, de Izabela Guimarães Guerra Leal; Menção Honrosa Novo Autor Fluminense: Amores Monstruosos, de Clara Ferrer.

Confira o edital do Prêmio Rio de Literatura: http://cultural.cesgranrio.org.br/premio-rio-de-literatura-edital-2016/ 

Comentários

Mais lidas da semana