Pular para o conteúdo principal

Destaques

Navillera: Drama coreano sobre o amor pelo balé na terceira idade

Quanto tempo dura um sonho de infância? Após uma vida inteira sonhando com o balé, um homem na terceira idade decide finalmente tornar realidade, com a ajuda de um jovem bailarino apaixonado pela dança. O telespectador acompanha essa não tão improvável amizade e união por uma paixão em comum no drama coreano Navillera , dirigido por Dong-Hwa Han em 2021, adaptado pelo roteirista Lee Eun-Mi em uma webtoon. Por ter mais de 70 anos, além de ter que lidar com as próprias limitações do corpo, como a flexibilidade e dificuldades de equilíbrio, o Sr. Shim (In-hwan Park) se arrisca em algo mesmo com o preconceito por parte da família em relação ao balé e à idade em que ele decidiu começar a praticar.  Do outro lado, ao mesmo tempo em que treina balé para um concurso, Chae Rok (Song Kang) assume a missão de ensinar Shim o básico sobre a dança clássica. O que se inicia como uma estranha relação adquire novos contornos conforme eles vão se aproximando e criando um vínculo que vai além das aulas

Prêmio Rio de Literatura 2016: Inscrições abertas até dia 12 de dezembro

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Rio de Literatura 2016, organizado pela Fundação Cesgranrio e Secretaria do Estado de Cultura do Rio de Janeiro. O prêmio literário é voltado para escritores nacionais com livros publicados entre 1º de outubro de 2015 e 1º de outubro de 2016, além de uma modalidade exclusiva para autores de obras inéditas que tenham nascido ou que residam no estado do Rio de Janeiro.


A premiação literária terá três categorias, sendo uma modalidade de escritores experientes que sejam autores de obras de ficção e obras de ensaio publicadas no período acima, com prêmios de 100 mil reais para cada um e na modalidade novo autor fluminense, para autores de obras inéditas na categoria ficção (romance, conto, crônica e poesia), o prêmio é de 10 mil reais e a publicação de mil exemplares por editora indicada pela organização, além da distribuição em bibliotecas públicas e comunitárias do estado.

Os interessados em participar do Prêmio Rio de Literatura devem se inscrever até o dia 12 de dezembro de 2016. As inscrições devem ser feitas pela internet [http://cultural.cesgranrio.org.br/premio-rio-de-literatura/premio-rio-de-literatura-2016/]. Na modalidade obras publicadas, além de preencher a ficha disponível no site do Centro Cultural Cesgranrio e apresentar os documentos pedidos no edital, os inscritos deverão enviar por correio 12 exemplares impressos da obra literária, em até cinco dias úteis após a realização da inscrição. Segundo o edital, não serão aceitas obras publicadas em plataformas de autopublicação. Já na modalidade novo autor fluminense, o participante deverá realizar a inscrição e enviar o arquivo em PDF.

A seleção das obras será feita em duas fases. Entre os curadores do Prêmio Rio de Literatura estão: Arnaldo Niskier, Beatriz Resende, Carlos Alberto Serpa de Oliveira, Ítalo Moriconi e Marcos Vilaça. Em maio de 2017 serão anunciadas as 45 obras finalistas. Os vencedores serão anunciados em agosto de 2017.

Segundo os organizadores do 2º Prêmio Rio de Literatura, as obras impressas enviadas para avaliação na modalidade Obras Publicadas, após o encerramento do Prêmio, serão doadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas – SEB/RJ, responsável pela doação às bibliotecas públicas e comunitárias do Estado do Rio de Janeiro.

A primeira edição do prêmio de literatura aconteceu em 2015 e contou com mais de 600 inscrições. Os vencedores da edição passada foram: Melhor Obra Publicada – Categoria Ficção: Anatomia do paraíso, de Beatriz Bracher (Editora 34); Melhor Obra Publicada – Categoria Ensaio: Dois letrados e o Brasil Nação, de Antonio Arnoni Prado (Editora 34); Melhor Novo Autor Fluminense: A intrusa, de Izabela Guimarães Guerra Leal; Menção Honrosa Novo Autor Fluminense: Amores Monstruosos, de Clara Ferrer.

Confira o edital do Prêmio Rio de Literatura: http://cultural.cesgranrio.org.br/premio-rio-de-literatura-edital-2016/ 

Comentários

Mais lidas da semana