Pular para o conteúdo principal

Destaques

Abrir mão do controle

O excesso de controle poderia fazer tão mal quanto à falta de controle. Era ao compartilhar as experiências que conseguia voltar a respirar em paz. Não precisava passar por tudo sozinho. Experiências do passado não necessariamente iam se repetir. Porém, estar consciente dos riscos era se aproximar mais da estabilidade.  A ansiedade poderia ser tão ruim quanto uma crise. Era necessário saber como abrir mão do controle e acreditar um pouco nas coisas do jeito que elas eram. Ao inspirar, ia se conectando com a paz interior. Ao expirar, se soltava do peso que o pressionava contra o chão. Ao sentir o momento presente, se soltava do passado e se permitia estar no aqui e agora. Era somente ao encontrar flexibilidade nos limites, que permitia a respiração leve. Tornar tudo pesado e engessado não era a resposta. O excesso escondia uma falta: nem sempre era possível estar com tudo sob controle. Aceitando as coisas como elas eram, consciente de que, às vezes, o melhor já estava sendo feito e ...

Prêmio Rio de Literatura 2016: Inscrições abertas até dia 12 de dezembro

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Rio de Literatura 2016, organizado pela Fundação Cesgranrio e Secretaria do Estado de Cultura do Rio de Janeiro. O prêmio literário é voltado para escritores nacionais com livros publicados entre 1º de outubro de 2015 e 1º de outubro de 2016, além de uma modalidade exclusiva para autores de obras inéditas que tenham nascido ou que residam no estado do Rio de Janeiro.


A premiação literária terá três categorias, sendo uma modalidade de escritores experientes que sejam autores de obras de ficção e obras de ensaio publicadas no período acima, com prêmios de 100 mil reais para cada um e na modalidade novo autor fluminense, para autores de obras inéditas na categoria ficção (romance, conto, crônica e poesia), o prêmio é de 10 mil reais e a publicação de mil exemplares por editora indicada pela organização, além da distribuição em bibliotecas públicas e comunitárias do estado.

Os interessados em participar do Prêmio Rio de Literatura devem se inscrever até o dia 12 de dezembro de 2016. As inscrições devem ser feitas pela internet [http://cultural.cesgranrio.org.br/premio-rio-de-literatura/premio-rio-de-literatura-2016/]. Na modalidade obras publicadas, além de preencher a ficha disponível no site do Centro Cultural Cesgranrio e apresentar os documentos pedidos no edital, os inscritos deverão enviar por correio 12 exemplares impressos da obra literária, em até cinco dias úteis após a realização da inscrição. Segundo o edital, não serão aceitas obras publicadas em plataformas de autopublicação. Já na modalidade novo autor fluminense, o participante deverá realizar a inscrição e enviar o arquivo em PDF.

A seleção das obras será feita em duas fases. Entre os curadores do Prêmio Rio de Literatura estão: Arnaldo Niskier, Beatriz Resende, Carlos Alberto Serpa de Oliveira, Ítalo Moriconi e Marcos Vilaça. Em maio de 2017 serão anunciadas as 45 obras finalistas. Os vencedores serão anunciados em agosto de 2017.

Segundo os organizadores do 2º Prêmio Rio de Literatura, as obras impressas enviadas para avaliação na modalidade Obras Publicadas, após o encerramento do Prêmio, serão doadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas – SEB/RJ, responsável pela doação às bibliotecas públicas e comunitárias do Estado do Rio de Janeiro.

A primeira edição do prêmio de literatura aconteceu em 2015 e contou com mais de 600 inscrições. Os vencedores da edição passada foram: Melhor Obra Publicada – Categoria Ficção: Anatomia do paraíso, de Beatriz Bracher (Editora 34); Melhor Obra Publicada – Categoria Ensaio: Dois letrados e o Brasil Nação, de Antonio Arnoni Prado (Editora 34); Melhor Novo Autor Fluminense: A intrusa, de Izabela Guimarães Guerra Leal; Menção Honrosa Novo Autor Fluminense: Amores Monstruosos, de Clara Ferrer.

Confira o edital do Prêmio Rio de Literatura: http://cultural.cesgranrio.org.br/premio-rio-de-literatura-edital-2016/ 

Mais lidas da semana