Pular para o conteúdo principal

Destaques

Autismo: Neurociências, ajustes e discussões que vão além do social

O céu de um autista pode ser o inferno do outro. Somos diferentes em todos critérios. Cada caso é um caso.



Comparar um autista como eu, que sou camaleão e tenho autonomia com um que precise de mais apoio e tenha mais limitações sensoriais não seria justo.

Eu ressalto que todo autista deve lembrar disso quando produzir conteúdo. Não adianta achar que existe um modelo único de inclusão, se ao priorizar algumas coisas, você deixa de lado outras. Por isso, abordar a questão do autismo é algo muito complexo. Da mesma forma, que não existe um personagem da ficção ou uma pessoa autista que vai representar o espectro autista inteiro.

Os ajustes que são feitos para alguns, podem ser desajustes para outros. Por isso dizemos que existem vários autismos, independente do grau.
Do mesmo modo que não existem dois autistas iguais, não existem dois aspies iguais (pessoas com Síndrome de Asperger); não existem dois aspies com superdotação iguais (pessoas com Dupla Excepcionalidade). Somos todos diferent…

Correio: Andrômeda – Janaína Schüssler

Ganhar livros é bom demais. Se é de algum amigo escritor, melhor ainda. Ganhei essa semana dois exemplares do livro Andrômeda: Uma história de amores, encontros e desencontros, da escritora catarinense Janaína Schüssler, publicado de forma independente. Em breve devo fazer um sorteio do livro.


Confira a sinopse de Andrômeda:


Nem sempre as coisas acontecem como a gente quer. Uma casualidade pode mudar toda a trajetória da nossa vida.

E foi isso que aconteceu com Rafael e Melissa, que saíram de sua Terra Natal, levando consigo seus irmãos, Carolina e Antônio, e um segredo.

Mas, na viagem de Andrômeda para a Terra, ocorre um problema grave na espaçonave e Rafael acaba separado de sua família. Será que o destino fará com que os dois irmãos nunca mais se encontrem?

E o segredo de Rafael e Melissa ficará esquecido para sempre?

Sobre a autora – Janaína Schüssler é catarinense, libriana, blogueira e ama livros. Possui o blog Um Dia Após o Outro desde 2010 e o usa como uma forma de expressar seus sentimentos e pensamentos. Sua primeira publicação independente foi o livro Um dia após o outro, no Perse, em 2013. Republicou o livro no Clube de Autores e na Amazon, em 2015.

Ficou interessado? O eBook de Andrômeda para Kindle está disponível na Amazon: http://amzn.to/2zqzAO4

As histórias da Jana também estão disponíveis no Wattpad: https://www.wattpad.com/user/JanaSchussler

Curta a página da autora no Facebook: https://www.facebook.com/EscritoraJanainaSchussler/

Comentários

Mais lidas da semana