Aclamado por seus livros de terror, fantasia sombria e suspense, o escritor
Stephen King vai receber um prêmio de literatura,
PEN America Literary Service 2018. A apresentação do prêmio acontecerá no dia 22 de maio de 2018, data de lançamento do livro
The Outsider, seu novo romance. A obra está em pré-venda na Amazon e já está entre as mais vendidas nas categorias de terror.
Contribuição literária e pública
Segundo a PEN America, Stephen King foi escolhido pois sua obra ajuda a entender e a interpretar a condição humana, além de se posicionar contra qualquer forma de repressão – basta entrar no Twitter, para se dar conta de como o escritor tem se posicionado, especialmente desde que Trump foi eleito o presidente dos Estados Unidos.
Com mais de 50 livros, muitos best sellers pelo mundo todo, várias adaptações cinematográficas e prêmios literários, a comunidade de escritores elogiou não só a produção literária do Stephen King, como também sua filantropia e apoio à liberdade de expressão, alfabetização e acesso à informação.
“Nada estranho ao lado escuro, Stephen King nos inspirou a enfrentar forças sinistras através de sua rica prosa, sua generosa filantropia e sua sincera defesa da liberdade de expressão. Stephen usou sem medo sua posição pública como um dos escritores mais amados de nosso país para falar sobre as crescentes ameaças à liberdade de expressão e democracia que são endêmicas aos nossos tempos. Sua narrativa vívida chega através das fronteiras para cativar multidões de leitores, jovens e velhos, neste país e em todo o mundo, em todo o espectro político. Ele nos ajuda a enfrentar nossos demônios – seja um palhaço dançante ou um presidente tuiteiro” – Andrew Solomon, Presidente da PEN America
Stephen King é o criador da
Fundação Haven, uma organização norte-americana, sem fins lucrativos, cuja proposta é a de ajudar escritores e artistas freelancers que vivenciam doenças ameaçadoras da carreira, acidente, desastres naturais ou outras catástrofes emergenciais ou pessoais.
A criação da organização surgiu após o autor refletir sobre como alguns profissionais freelancers ficam desemparados após acidentes ou doenças. No verão de 1999, Stephen King foi atropelado por um carro e quase morreu durante sua caminhada diária. Como consequência, se passaram dez meses até o escritor voltar a produzir.
Confira o anúncio oficial no site da PEN America: https://pen.org/2018-pen-america-literary-service-award-stephen-king/
The Outsider
O novo livro do Stephen King será publicado pela
editora Scribner. No Brasil, o lançamento de The Outsider foi confirmado pela
editora Suma.
Confira a sinopse:
“Um crime indescritível. Uma investigação confusa. King nos entrega uma de suas histórias mais inquietantes e compulsivamente legíveis.”
Um cadáver violado de um menino de onze anos é encontrado em um parque da cidade. Testemunhas oculares e impressões digitais indicam inequivocamente um dos cidadãos mais populares de Flint City. Ele é Terry Maitland, treinador da “Little League Coach”, professor de inglês, marido e pai de duas garotas. O detetive Ralph Anderson, cujo filho já treinou com Maitland, ordena uma prisão rápida e pública de Maitland, que possui um álibi, mas Anderson e o advogado do distrito logo adicionam evidências contendo seu DNA e impressões digitais às testemunhas.
À medida que a investigação se expande e terríveis respostas começam a surgir, a história entra em alta velocidade, gerando tensão e um suspense quase insuportável. Terry Maitland parece ser um cara legal, mas será que ele está fingindo? Quando as respostas começarem a aparecer, isso irá te chocar de uma forma que somente King sabe fazer.
Sobre o autor – Stephen King é autor de mais de cinquenta livros best-sellers no mundo inteiro. Os mais recentes incluem Revival, Mr. Mercedes, Escuridão total sem estrelas (vencedor dos prêmios Bram Stoker e British Fantasy), Doutor Sono, Joyland, Sob a redoma (que virou uma série de sucesso na TV ) e Novembro de 63 (que entrou no TOP 10 dos melhores livros de 2011 na lista do New York Times Book Review e ganhou o Los Angeles Times Book Prize na categoria Terror/Thriller e o Best Hardcover Novel Award da Organização International Thriller Writers). Em 2003, King recebeu a medalha de Eminente Contribuição às Letras Americanas da National Book Foundation e, em 2007, foi nomeado Grão-Mestre dos Escritores de Mistério dos Estados Unidos. Ele mora em Bangor, no Maine, com a esposa, a escritora Tabitha King.
Não entendi essa frase que estava mais ou menos no sexto parágrafo do texto:
ResponderExcluirO escritor ficou dez meses antes de conseguir voltar a produzir novamente.
Oi! Reformulei a frase, mas ele não conseguiu escrever por causa do acidente. A proposta da fundação dele é a de ajudar artistas freelancers que passem por experiências parecidas e não tem como sobreviver, já que dependem completamente desse rendimento.
ExcluirAbraço