Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Por Que Você Me Matou?: Documentário mostra mãe que usou rede social para encontrar assassino da filha

 Até onde você iria para descobrir quem matou sua filha? No documentário de crime Por Que Você Me Matou? (Why Did You Kill Me?), lançado em abril de 2021 na Netflix, dirigido pelo norte-americano Fredrick Munk, Belinda Lane e sua família revelam como usaram o MySpace para encontrar os envolvidos no dia da morte de sua filha, Crystal Theobald

O que poderia ser alguma trama de livro, série ou filme, na qual o protagonista está à procura de justiça e vingança, o caso real aconteceu em Riverside, Califórnia. O país e o estado carregam uma imagem glamorosa pelo mundo para aqueles que só conhecem o lado turístico e o artístico de Hollywood, mas mais do que uma história de uma tragédia pessoal, o documentário Why Did You Kill Me? explora como casos como o do assassinato de Crystal Theobald são mais comuns do que as pessoas imaginam.

Obcecada pela resolução do crime, Belinda conta com a ajuda de uma prima de Crystal que cria duas contas falsas no MySpace. Na época, as redes sociais não eram tão conhecidas e/ou usadas pelo público mais velho; por outro lado, embora hoje em dia contamos com muita mais informações disponíveis, as pessoas tinham uma certa ingenuidade de conversar com perfis falsos.

“Fazer alguém se apaixonar por alguém que já morreu não é uma sensação boa” – Why Did You Kill Me?

Embora trabalhe com uma linha linear, desde os primeiros passos de Belinda, o trabalho da polícia e o desenrolar do caso, o documentário indiretamente aponta assuntos que deveriam ser mais discutidos e atrair mais atenção do governo dos Estados Unidos: gangues, drogas, tráfico, armas e de que forma as desigualdades sociais estão relacionadas à violência e à criminalidade. 

A atitude de Belinda surpreende, pois poderia ter colocado toda investigação água abaixo. Sem mencionar o possível risco de linchamentos de pessoas inocentes: afinal, se no mundo offline as pessoas mentem, imagina no mundo online. 

Por Que Você Me Matou? (Why Did You Kill Me?) foi uma surpresa boa na Netflix. Confesso que tenho os dois pés atrás com alguns documentários disponíveis no streaming. Achava que iriam explorar o sensacionalismo, mas longe disso, o diretor Fredrick Munk se focou no lado curioso, deixando o telespectador curioso para saber um pouco de como foi o trabalho de investigação envolvendo a polícia e a tão esperada possível busca pela justiça pela morte de Crystal Theobald.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana