Pular para o conteúdo principal

Destaques

Exercício de esperança

Não querer saber e não saber são coisas diferentes. Às vezes a vida joga na nossa cara algo que gostaríamos de não ter entrado em contato e tudo que resta é seguir em frente. Às vezes, você lembra com carinho de alguém que não faz mais parte da sua vida, mas você sempre vai desejar o bem. Como também pode acontecer o contrário, pessoas que passaram por suas vidas, tiveram mais chances do que deveria e você seguiu em frente. Assim é a vida, com suas contradições. Guardar um pedaço do outro, mesmo que você não faça mais parte daquela realidade.  Em outros casos, se afastar totalmente e evitar correr o risco de ser compreensivo demais. Quando você finalmente aprende que nem todo mundo fica, muita gente vai e está turo bem, você se permite tratar com mais leveza quando também foi a pessoa que não faz mais parte da vida do outro, sem guardar qualquer rancor. É somente quando você deixa ir, que descobre que nem sempre é amado ou útil, mas talvez no passado tenha causado tantas boas sensa...

Start-Up: Série sul-coreana retrata sonhos, rivalidades e inovações tecnológicas

Quer você já tenha se aventurado ou não pelo universo dos doramas coreanos, repletos de histórias de dramas, romance e uma pitada de comédia, Start-Up (Apostando Alto) conquista por abordar o universo repleto de competitividade e rivalidade das startups e a procura do financiamento dos seus projetos.

A paixão pelo empreendedorismo junto com a vontade de mudar o mundo é o que move os personagens principais desta série coreana. Quem não está acostumado com esse estilo de série, provavelmente vai achar lento o desenrolar dos personagens na questão do romance, especialmente por trazer mais um triângulo romântico, mas um dos diferenciais é a possibilidade de acompanhar essa aventura de criar uma empresa de tecnologia que faça sucesso no mundo dos negócios.

Com um roteiro bem amarrado que explora não só os dilemas dos protagonistas, mas também dos personagens secundários, ao mesmo tempo em que exalta o universo da inovação tecnológica e como pode ajudar na redução de custos e melhorar a vida das pessoas, Start-Up aborda de forma breve como a falta do planejamento de risco pode gerar desemprego e exclusão, especialmente de trabalhadores mais velhos.

A solidão e o companheirismo fazem parte do enredo da história. Neste mundo tão competitivo das startups, por trás de cada episódio é possível tirar lições sobre como a ambição pode alavancar a vida profissional e como a falta de empatia pode ser um tiro no pé.

Se muitos sul-coreanos já sofrem com a pressão pelo sucesso profissional independente da área, imagina quando se trata de um universo tão concorrido? Embora não seja aprofundado o assunto, alguns pontos mostram como essa cultura competitiva levada ao extremo pode prejudicar não só a saúde mental e física, como colocar a própria vida em perigo.

Entre palavras duras e ideias sonhadoras, com planejamento, sorte e um pouco de fé, os personagens confrontam seus medos e nos lembram que embora inovações tecnológicas e reduções de gastos sejam importantes, o viés humanizado também é fundamental para a criação de soluções pensadas na diversidade, inclusão e acessibilidade.

De um passado de segredos e mentiras, para um presente de desavenças e coragem, Start-Up (Apostando Alto) é uma ótima indicação de série para quem gosta de narrativas sobre perseverança, amizade e, é claro, uma dose de amor romântico. 

Dirigida por Oh Choong-Hwan, com roteiro de Park Hye-ryeon, os atores principais da série sul-coreana Start-Up são: Bae Suzy, Nam Joo-Hyuk, Kim Seon-Ho, Kang Han-na, Kim Do-Wan, Kim Hae-sook e Yoo Su-Bin. A trilha sonora da série também tem feito sucesso pelo mundo e já conta com milhares de ouvintes, como a música Future, do grupo feminino de K-Pop, Red Velvet.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana