Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Start-Up: Série sul-coreana retrata sonhos, rivalidades e inovações tecnológicas

Quer você já tenha se aventurado ou não pelo universo dos doramas coreanos, repletos de histórias de dramas, romance e uma pitada de comédia, Start-Up (Apostando Alto) conquista por abordar o universo repleto de competitividade e rivalidade das startups e a procura do financiamento dos seus projetos.

A paixão pelo empreendedorismo junto com a vontade de mudar o mundo é o que move os personagens principais desta série coreana. Quem não está acostumado com esse estilo de série, provavelmente vai achar lento o desenrolar dos personagens na questão do romance, especialmente por trazer mais um triângulo romântico, mas um dos diferenciais é a possibilidade de acompanhar essa aventura de criar uma empresa de tecnologia que faça sucesso no mundo dos negócios.

Com um roteiro bem amarrado que explora não só os dilemas dos protagonistas, mas também dos personagens secundários, ao mesmo tempo em que exalta o universo da inovação tecnológica e como pode ajudar na redução de custos e melhorar a vida das pessoas, Start-Up aborda de forma breve como a falta do planejamento de risco pode gerar desemprego e exclusão, especialmente de trabalhadores mais velhos.

A solidão e o companheirismo fazem parte do enredo da história. Neste mundo tão competitivo das startups, por trás de cada episódio é possível tirar lições sobre como a ambição pode alavancar a vida profissional e como a falta de empatia pode ser um tiro no pé.

Se muitos sul-coreanos já sofrem com a pressão pelo sucesso profissional independente da área, imagina quando se trata de um universo tão concorrido? Embora não seja aprofundado o assunto, alguns pontos mostram como essa cultura competitiva levada ao extremo pode prejudicar não só a saúde mental e física, como colocar a própria vida em perigo.

Entre palavras duras e ideias sonhadoras, com planejamento, sorte e um pouco de fé, os personagens confrontam seus medos e nos lembram que embora inovações tecnológicas e reduções de gastos sejam importantes, o viés humanizado também é fundamental para a criação de soluções pensadas na diversidade, inclusão e acessibilidade.

De um passado de segredos e mentiras, para um presente de desavenças e coragem, Start-Up (Apostando Alto) é uma ótima indicação de série para quem gosta de narrativas sobre perseverança, amizade e, é claro, uma dose de amor romântico. 

Dirigida por Oh Choong-Hwan, com roteiro de Park Hye-ryeon, os atores principais da série sul-coreana Start-Up são: Bae Suzy, Nam Joo-Hyuk, Kim Seon-Ho, Kang Han-na, Kim Do-Wan, Kim Hae-sook e Yoo Su-Bin. A trilha sonora da série também tem feito sucesso pelo mundo e já conta com milhares de ouvintes, como a música Future, do grupo feminino de K-Pop, Red Velvet.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana