Pular para o conteúdo principal

Destaques

Autorregulação e nostalgia

Em um ano marcado por tantas referências de nostalgia, é difícil não se lembrar do passado. Mas, às vezes, as respostas que buscava estavam no presente, naqueles que permaneceram mesmo com tanta intensidade, incoerência e riscos. Talvez em vez de focar nos ciclos que se encerraram, deveria se focar nos que permaneceram abertos. O tempo de lamentar fora mais do que o suficiente. Então, mesmo com excesso de compreensão, precisava se soltar de uma vez por todas: um exercício muito mais fácil na teoria do que na prática.  Em um ano muita coisa poderia mudar. Pensara em como finalmente havia conseguido abandonar o cigarro, por exemplo, e se lembrava de que vícios não eram tão diferentes de relacionamentos que não estavam funcionando: mesmo quando sabemos que algo não está bem, às vezes, continuamos. Às vezes, escolhemos deixar para trás. Aceitamos a importância do novo e parar de encontrar conforto somente no conhecido. Às vezes, a beleza está em descobrir o novo, mesmo que a princípio ...

Holocausto Brasileiro: Livro da jornalista Daniela Arbex narra horrores cometidos em hospital psiquiátrico de Barbacena (MG)

O livro-reportagem Holocausto Brasileiro dá aquele soco necessário para lembrar dos horrores que acontecem em locais sem monitoramento.

Compre o livro Holocausto Brasileiro (Daniela Arbex): https://amzn.to/3jvwy5B

A jornalista Daniela Arbex contou a história de ex-pacientes e ex-funcionários do Colônia, um hospital psiquiátrico de Barbacena (MG) que acumulou inúmeros crimes que faziam vista grossa para a época de funcionamento:

– 60 mil mortos;

– Milhares de pessoas internadas que não tinham transtornos;

– Pessoas que passavam fome e sede;

– Falta de espaço adequado, crianças dormindo em berços;

– Pacientes vítimas de abusos, algumas engravidaram;

– Funcionários que não eram da área de saúde e matavam acidentalmente os pacientes com eletrochoque ou torturavam intencionalmente;

– Centenas de corpos vendidos para cursos de medicina de diferentes regiões do Brasil.

Entre outros... Um psiquiatra italiano que vistoriou o hospital na época comparou ao campo de concentração nazista, por isso o título acaba tendo relação com o Holocausto.

Mais lidas da semana