Pular para o conteúdo principal

Destaques

Alterando pensamentos

Às vezes, ao tentar parar um vício, é preciso encarar os pensamentos que temos sobre ele e tentar mudá-los. Aceitar que o que fazia sentido uma vez, pode perder o poder que tem em sua vida. De repente, o que antes parecia dar uma sensação boa, agora o fazia se questionar o que estava tirando daquela situação. Era ao começar a questionar, que tentava se aproximar cada vez mais da lógica, tentando se afastar temporariamente das emoções, que o faziam desejar algo que fazia mal para sua saúde. Sabia que não era só por conta das emoções, eram os hábitos que foram repetidos durante anos, era o organismo tentando se adaptar sem a substância e o cérebro desejando mais: era uma batalha diária, que um dia esperava que se tornasse só uma lembrança. Precisava passar por tudo aquilo. Queria que tivesse um caminho mais fácil e instantâneo? Sem dúvidas. A ideia de que não importa o quanto tempo a pessoa esteja sem fumar, há o risco de ter uma recaída, era algo que não o reconfortava, mas que lembrava...

Holocausto Brasileiro: Livro da jornalista Daniela Arbex narra horrores cometidos em hospital psiquiátrico de Barbacena (MG)

O livro-reportagem Holocausto Brasileiro dá aquele soco necessário para lembrar dos horrores que acontecem em locais sem monitoramento.

Compre o livro Holocausto Brasileiro (Daniela Arbex): https://amzn.to/3jvwy5B

A jornalista Daniela Arbex contou a história de ex-pacientes e ex-funcionários do Colônia, um hospital psiquiátrico de Barbacena (MG) que acumulou inúmeros crimes que faziam vista grossa para a época de funcionamento:

– 60 mil mortos;

– Milhares de pessoas internadas que não tinham transtornos;

– Pessoas que passavam fome e sede;

– Falta de espaço adequado, crianças dormindo em berços;

– Pacientes vítimas de abusos, algumas engravidaram;

– Funcionários que não eram da área de saúde e matavam acidentalmente os pacientes com eletrochoque ou torturavam intencionalmente;

– Centenas de corpos vendidos para cursos de medicina de diferentes regiões do Brasil.

Entre outros... Um psiquiatra italiano que vistoriou o hospital na época comparou ao campo de concentração nazista, por isso o título acaba tendo relação com o Holocausto.

Mais lidas da semana