Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Yoga: 10 Trechos da autobiografia do guru Paramahansa Yogananda

Enviado para o Ocidente para espalhar os ensinamentos do Yoga, Paramahansa Yogananda nascido em Gorakhpur, na Índia, foi um de tantos que ajudaram a espalhar a filosofia e a religião para outras partes do mundo, como Estados Unidos.

Sua história de vida foi reunida em uma autobiografia, lançada originalmente em 1946, e republicada várias vezes, fazendo suas memórias alcançarem leitores do mundo todo. Mas não é um livro para quem do Brasil e outros países do Ocidente espera menções sobre posturas (asanas), pelo contrário, o Yoga original conta com inúmeros elementos que são ignorados por aqui por muitos praticantes e tem um lado mais espiritual, filosófico e até religioso.

No caso de Paramahansa Yogananda, ele chega a narrar episódios de habilidades paranormais, assim como acontece com outras figuras consideradas sagradas por outras religiões, como Jesus e Buda, entre tantas outras. 

Então, quem não está familiarizado com as origens do Yoga e suas inúmeras práticas que vão muito além de respiração e posturas pode se decepcionar com o livro, mas quem tem a mente aberta e está curioso para conhecer este lado mais místico e religioso, onde gurus eram capazes de habilidades extraordinárias, a leitura pode ser instigante, ainda que meio longa e em alguns momentos cansativa.

Compre o livro: Autobiografia De Um Iogue

Para quem gosta de cartas, como oráculos, no Brasil foi publicado: Mensagens de Yogananda. O kit compõe 40 cartas e um livro com explicações. Para quem quiser conhecer a parte ética do Yoga, leia Yamas e Niyamas.

Comfira 10 Trechos da autobiografia do guru Pamahansa Yogananda:

“Você pode controlar um elefante louco; Você pode fechar a boca do urso e do tigre; Montar o leão e brincar com a cobra; Pela alquimia você pode aprender seu sustento; Você pode vagar pelo universo incógnito; Fazer vassalos dos deuses; Ser sempre jovem; Você pode andar na água e viver no fogo; Mas o controle da mente é melhor e mais difícil”

“Não tenha medo de nada. Não odiando ninguém, dando amor a todos, sentindo o amor de Deus, vendo Sua presença em todos e tendo apenas um desejo – por Sua presença constante no templo de sua consciência – essa é a maneira de viver neste mundo”

“O segredo da saúde para a mente e para o corpo não é lamentar o passado, preocupar-se com o futuro ou antecipar problemas, mas viver o momento presente com sabedoria e seriedade”

“Autorrealização é o conhecimento em todas as partes do corpo, mente e alma que você está agora na posse do reino de Deus; que você não tem que rezar para que venha até você; que a onipresença de Deus é a sua onipresença; e que tudo o que você precisa fazer é melhorar seu conhecimento”

“A onda é igual ao oceano, embora não seja o oceano inteiro. Assim, cada onda da criação é uma parte do eterno Oceano do Espírito. O Oceano pode existir sem as ondas, mas as ondas não podem existir sem o Oceano”

“Antes de embarcar em empreendimentos importantes, sente-se calmamente, acalme seus sentidos e pensamentos e medite profundamente. Você será então guiado pelo grande poder criativo do Espírito”

“A verdadeira base da religião não é a crença, mas a experiência intuitiva. A intuição é o poder da alma de conhecer a Deus. Para saber o que é religião, é preciso conhecer a Deus”

“A felicidade do próprio coração por si só não pode satisfazer a alma; deve-se tentar incluir, conforme necessário à sua felicidade, a felicidade dos outros”

“A mente humana é uma centelha da consciência onipotente de Deus. Eu poderia mostrar a você que tudo o que sua mente poderosa acredita muito intensamente aconteceria instantaneamente”

“O reflexo, a verossimilhança da vida que brilha nas células carnais da fonte da alma é a única causa do apego do homem ao seu corpo; obviamente não prestaria homenagem solícita a um torrão de barro. Um ser humano se identifica falsamente com sua forma física porque as correntes de vida da alma são transmitidas pela respiração para a carne com um poder tão intenso que o homem confunde o efeito com uma causa e, de forma idolatra, imagina que o corpo tem vida própria.”

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana