Pular para o conteúdo principal

Destaques

Antraz: Documentário da Netflix revela investigações feitas pelo FBI durante anos

Um pouco após os atentados terroristas contra as torres gêmeas, em Nova Iorque, Estados Unidos, no 11 de setembro de 2001, uma ameaça de antraz colocou as autoridades, como o FBI em alerta, e espalhou pânico nos norte-americanos devido à facilidade de se espalhar sem as pessoas saberem.  Dirigido e roteirizado por Dan Krauss e produzido pela Netflix e pela BBC, 21 anos após o ataque e o primeiro caso de circulação do antraz, o documentário Antraz: EUA Sob Ataque (The Anthrax Attacks) leva o telespectador para as investigações do FBI que duraram anos. O que a princípio foi alvo de muita pressão para a solução do caso, principalmente pelo medo dos norte-americanos do esporo da bactéria continuar se espalhando pelas cartas e fazendo mais pessoas adoecerem e/ou morrerem, logo foi caindo no esquecimento conforme as investigações desenrolavam fora dos holofotes.  Com a proximidade do caso do ataque às torres gêmeas, à primeira vista, o pânico generalizado fez com quem os norte-americanos

Yoga: 10 Trechos da autobiografia do guru Paramahansa Yogananda

Enviado para o Ocidente para espalhar os ensinamentos do Yoga, Paramahansa Yogananda nascido em Gorakhpur, na Índia, foi um de tantos que ajudaram a espalhar a filosofia e a religião para outras partes do mundo, como Estados Unidos.

Sua história de vida foi reunida em uma autobiografia, lançada originalmente em 1946, e republicada várias vezes, fazendo suas memórias alcançarem leitores do mundo todo. Mas não é um livro para quem do Brasil e outros países do Ocidente espera menções sobre posturas (asanas), pelo contrário, o Yoga original conta com inúmeros elementos que são ignorados por aqui por muitos praticantes e tem um lado mais espiritual, filosófico e até religioso.

No caso de Paramahansa Yogananda, ele chega a narrar episódios de habilidades paranormais, assim como acontece com outras figuras consideradas sagradas por outras religiões, como Jesus e Buda, entre tantas outras. 

Então, quem não está familiarizado com as origens do Yoga e suas inúmeras práticas que vão muito além de respiração e posturas pode se decepcionar com o livro, mas quem tem a mente aberta e está curioso para conhecer este lado mais místico e religioso, onde gurus eram capazes de habilidades extraordinárias, a leitura pode ser instigante, ainda que meio longa e em alguns momentos cansativa.

Compre o livro: Autobiografia De Um Iogue

Para quem gosta de cartas, como oráculos, no Brasil foi publicado: Mensagens de Yogananda. O kit compõe 40 cartas e um livro com explicações. Para quem quiser conhecer a parte ética do Yoga, leia Yamas e Niyamas.

Comfira 10 Trechos da autobiografia do guru Pamahansa Yogananda:

“Você pode controlar um elefante louco; Você pode fechar a boca do urso e do tigre; Montar o leão e brincar com a cobra; Pela alquimia você pode aprender seu sustento; Você pode vagar pelo universo incógnito; Fazer vassalos dos deuses; Ser sempre jovem; Você pode andar na água e viver no fogo; Mas o controle da mente é melhor e mais difícil”

“Não tenha medo de nada. Não odiando ninguém, dando amor a todos, sentindo o amor de Deus, vendo Sua presença em todos e tendo apenas um desejo – por Sua presença constante no templo de sua consciência – essa é a maneira de viver neste mundo”

“O segredo da saúde para a mente e para o corpo não é lamentar o passado, preocupar-se com o futuro ou antecipar problemas, mas viver o momento presente com sabedoria e seriedade”

“Autorrealização é o conhecimento em todas as partes do corpo, mente e alma que você está agora na posse do reino de Deus; que você não tem que rezar para que venha até você; que a onipresença de Deus é a sua onipresença; e que tudo o que você precisa fazer é melhorar seu conhecimento”

“A onda é igual ao oceano, embora não seja o oceano inteiro. Assim, cada onda da criação é uma parte do eterno Oceano do Espírito. O Oceano pode existir sem as ondas, mas as ondas não podem existir sem o Oceano”

“Antes de embarcar em empreendimentos importantes, sente-se calmamente, acalme seus sentidos e pensamentos e medite profundamente. Você será então guiado pelo grande poder criativo do Espírito”

“A verdadeira base da religião não é a crença, mas a experiência intuitiva. A intuição é o poder da alma de conhecer a Deus. Para saber o que é religião, é preciso conhecer a Deus”

“A felicidade do próprio coração por si só não pode satisfazer a alma; deve-se tentar incluir, conforme necessário à sua felicidade, a felicidade dos outros”

“A mente humana é uma centelha da consciência onipotente de Deus. Eu poderia mostrar a você que tudo o que sua mente poderosa acredita muito intensamente aconteceria instantaneamente”

“O reflexo, a verossimilhança da vida que brilha nas células carnais da fonte da alma é a única causa do apego do homem ao seu corpo; obviamente não prestaria homenagem solícita a um torrão de barro. Um ser humano se identifica falsamente com sua forma física porque as correntes de vida da alma são transmitidas pela respiração para a carne com um poder tão intenso que o homem confunde o efeito com uma causa e, de forma idolatra, imagina que o corpo tem vida própria.”

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana