Pular para o conteúdo principal

Destaques

O preço da mudança

As coisas serão diferentes dessa vez. Você repete as palavras até acreditar que seja verdade, mas os comportamentos do outro revelam que tudo vai ser igual mais uma vez. É nessa tentativa de enxergar o melhor do outro, de ser compreensivo, que você se dá conta de que há muitas situações que não toleraria e passou a tolerar por causa do outro. Os dias passam lentamente. Cada dia sem falar com o outro parece uma eternidade. Pelo menos é assim nos primeiros dias. Mas já estava acostumado com a distância, com a dificuldade de ser lido direito pelo outro e a necessidade de se afastar, mesmo quando uma parte ainda insistia em querer manter por perto. Da outra vez, levara 10 dias para esquecer. Desta vez, havia deixado o outro se aproximar enquanto baixara a guarda. Era tão baixo e havia algo tão podre na maneira que o outro gostava de se manter no controle da narrativa, distorcendo histórias para sempre sair como uma vítima, mesmo quando agia como vilão. Não era o primeiro relacionamento tóx...

The Watcher: Caso real de mistério inspirou série da Netflix

Quando uma família se muda para uma casa antiga em uma região aparentemente tranquila, as coisas começam a ficar estranhas quando eles recebem uma carta dizendo que estavam sendo observados. Criada por Ian Brennan e Ryan Murphy, a série The Watcher (2022) foi baseada em uma história real contada por uma revista sobre a experiência da família.

As cartas foram ficando cada vez mais ameaçadoras e detalhistas sobre as características dos moradores, junto com os acontecimentos estranhos envolvendo vizinhos, o que era para ser um lugar de paz se transforma em um pesadelo para a família, que fica dividida entre tentar investigar melhor sobre o caso ou vender a casa.

Pelas próprias sugestões das cartas, eles descobrem que os moradores anteriores também poderiam ter sido observados e vão à procura de mais informações, levando a um labirinto, um desses casos intrigantes que podem frustrar quem espera por uma solução.

As atuações dão a entender bem como os psicológicos dos moradores foram afetados, bem como uma suposta obsessão coletiva pela casa, deixando brechas para que qualquer um parecesse suspeito sobre a autoria das cartas.

Uma série para quem gosta de casos de mistérios baseados em fatos e sobre casas antigas repletas de histórias. Uma personagem que rouba a cena é a investigadora particular Theodora Birch (Noma Dumesweni) que ajuda a desencavar informações sobre os antigos moradores e trazendo à tona informações que a polícia não repassou para a família.

Mia Farrow também se destaca no papel de Pearl Winslow, uma personagem excêntrica e fissurada pela conservação das casas como elas costumavam ser, sempre se metendo na vida dos vizinhos e observando suas reformas.

Seria um caso de ganância de alguém querendo comprar a casa da família Brannock? Alguém tão obcecado pela casa que queria evitar que as pessoas fizessem reformas? Alguém que já morou lá e queria a casa de volta? A própria família com problemas financeiros tentando se livrar da casa? 

Em The Watcher, tudo e todos parecem suspeitos, principalmente porque a família está tão assustada e paranoica, que só consegue pensar no caso. Uma história de stalking misterioso e sobre a insegurança dentro da própria casa.

Com o lançamento da série na Netflix, a curiosidade dos telespectadores da série fez várias pessoas se deslocarem até a região em New Jersey para conferirem como a casa é, o que não agradou muito os vizinhos. Vale lembrar que embora tenha sido baseada no caso, a série é uma versão ficcionalizada. 

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana