Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Green Mothers’ Club: Drama coreano sobre rivalidades e segredos entre mães de crianças inteligentes

Se você gostou das séries norte-americanas Weeds e Desperate Housewives, é bem provável que possa se interessar pelo drama coreano Green Mothers’ Club, cujas histórias giram ao redor da amizade e rivalidade entre mães de crianças inteligentes. Lançada em 2022, a série disponível na Netflix foi dirigida por La Ha-Na e com roteiro de Shin Yi-Won.

Criar uma criança com inteligência média já é uma experiência inervante para muitas mães, especialmente aquelas que vivem em países nos quais a pressão é muito forte em cima da educação e futuro profissional, porém quando seus filhos fazem parte de uma comunidade que hipervaloriza, as notas, as competições educacionais e as escolhas tudo se torna um campo minado, no qual qualquer um pode se tornar uma vítima.

Quando Lee Eun-Pyo (Yo-won Lee) se muda para o bairro, leva um tempo até que ela entenda a dinâmica envolvendo mães e os filhos que conviverão com sua família. Acostumada a criar os filhos de forma mais livre, ela se vê em um fogo cruzado das mães hipercompetitivas que exigem sempre o melhor para os filhos e aquelas que acreditam que a fase da infância não deveria ser tratada de forma tão rígida.

Se a série pudesse ser resumida em poucas palavras seria: orgulho ferido. Até que ponto essas mulheres estão dispostas a guardarem segredos, espalharem fofocas com consequências drásticas e a colocarem a saúde mental delas e dos filhos por conta de um possível futuro bem-sucedido?

Por trás da rixa educacional, há uma série de camadas que vai sendo arrancada ao longo dos episódios e revelando mais sobre o lado sombrio e luminoso de cada um dos principais envolvidos nos estranhos acontecimentos da região. Personagens cujos passados e presentes estão entrelaçados e aqueles que se encontraram por mero acaso, mas deixaram feridas profundas uns nos outros.

Das crianças excluídas por não irem bem nos testes e aquelas com superdotação cujas obrigações são tantas que mal têm tempo livre para respirar e aproveitar a fase da vida em que se encontram, o drama coreano leva o telespectador a refletir sobre os erros e os acertos dos pais quando depositam muitas expectativas nos filhos a ponto de fazê-los internalizar comportamentos competitivos e problemáticos.

Misturando uma pitada de suspense de um assassinato com muito drama, Green Mothers’ Club revela como as ambições e os orgulhos podem servir tanto como motivação, como se transformarem em uma bomba-relógio. Entre mentiras, segredos e crimes, uma teia de superproteção familiar e de autodestruição conecta essas mulheres que vão longe demais pelo mundo das aparências. 

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana