Pular para o conteúdo principal

Destaques

Ressignificar dia após dia

A linha era tênue entre a verdade e a autoficção, mas a literatura era um espaço para criar e não tinha compromisso com a realidade. Como tinta invisível, personagens às vezes se misturam e podem confundir. Um personagem pode ser vários e a graça não está em descobrir quem é quem, mas de aproveitar a leitura. Escrever em blog poderia não ser a mesma coisa do que escrever um livro de ficção ou de memórias, mas a verdade era que acabava servindo para as duas coisas. Às vezes o passado estava no passado. Às vezes o presente apontava para o futuro. Mas nunca dá para saber sobre quem se está escrevendo e há beleza nisso. A beleza de que personagens não eram pessoas, de que não precisava contar a verdade sempre, que às vezes quatro personagens poderiam se tornar um. Saber quem é quem parecia o menos importante, mas apreciar a beleza das entrelinhas. Ia escrevendo como uma forma de esvaziar a mente e o coração, sentindo o corpo mais leve. Escrevia e continuaria escrevendo sempre que sentisse ...

Our Blues: Drama coreano sobre vidas entrelaçadas na ilha de Jeju

Our Blues é um drama coreano que se passa na ilha de Jeju, onde as histórias de vidas, momentos felizes e tristes dos moradores estão entrelaçados. Lançada em 2022, a série coreana ganhou o prêmio de melhor roteiro original pela Asian Academy Creative Awards. Temporariamente, o dorama está disponível na Netflix.

Da infância à morte, diferentes momentos das vidas dos personagens são explorados ao longo de 20 episódios, especialmente o amor em suas várias formas e dores. Em uma comunidade onde todos sabem e se metem na vida uns dos outros, fica difícil para os moradores resolverem seus assuntos pessoais com privacidade e, seja pelo lado positivo ou negativo desta interferência, é interessante acompanhar como as histórias se desenrolam.

Das amizades de longa data e das frágeis relações familiares, o roteiro revela o lado humano por trás dos personagens e como eles lidam com situações conflituosas para si mesmos que influenciam os outros ao seu redor, como os reencontros com os primeiros amores da vida ou os segredos que tentam manter escondido, mas acabam sendo revelados.

O drama Our Blues consegue costurar as narrativas de uma forma que, por mais que alguns episódios deem mais destaque para alguns personagens, mesmo quando estão de fundo, os outros personagens têm sua relevância para o enredo.

Indico este dorama para quem gosta de histórias que se passam em cidades pequenas, onde personagens se inventam e reinventam a partir de suas vivências nem sempre felizes, mas nas quais tentam encontrar uma luz no fim do túnel. 

Para quem gosta de ilhas e tem curiosidade de conhecer Jeju, na Coreia do Sul, é um drama que não desaponta, mostrando as particularidades da região, ainda que se trate de uma história de ficção.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana