Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Rainbow Railroad: Organização levanta fundos para ajudar LGBTQI+ vítimas de violência e opressão

No dia 1 de novembro de 2023, a organização sem fins lucrativos Rainbow Railroad lançou a campanha 60 in 60, com a intenção de levantar fundos e ajudar pessoas LGBTQI+ de diferentes partes do mundo. Fundada em 2006, somente neste ano a organização recebeu mais de 12 mil pedidos de ajuda de diversos países.

“Ao final dos 60 dias deste ano, nós estamos levantando fundos para ajudar pelo menos 60 pessoas a chegarem em segurança através da evacuação de emergência, pelo menos 60 pessoas a receberem assistência financeira vital e pelo menos 60 pessoas a receberem serviços de informação, apoio psicossocial e comunitário. Toda pessoa LGBTQI+ merece liberdade, segurança e pertencimento”, afirmou a organização no X (antigo Twitter).

Formada por ativistas e defensores dos direitos humanos, a principal missão da ONG é a de ajudar LGBTQI+ a nível global com questões de segurança, como perseguição e correm risco de vida por conta da orientação sexual, identidade de gênero e características sexuais. Com tantos países em que a LGBTQI+fobia faz parte da política do estado e/ou em que há riscos de segurança nas comunidades, a Rainbow Railroad tenta fornecer suporte, seja de mudança de local ou país, assistência financeira, entre outras.

Embora a organização seja baseada nos Estados Unidos e Canadá, eles lembram que não conseguem ajudar a todos que necessitam de apoio, mas contam com uma rede global de ativistas e defensores de direitos humanos pelo mundo. A ONG trabalha com uma variedade de programas. para lidar com questões urgentes como vítimas e alvos de ameaças de morte, opressão e ataques, discriminação e terapia de conversão forçada, 

Segundo o relatório da Rainbow Railroad, em 2022, mais de 4500 pessoas foram ajudadas, sendo que 339 fizeram parte do Suporte para Viagens de Emergência. Do total de pessoas ajudadas por algum dos programas da ONG, do ano de 2020 até 2022, houve um crescimento de 807%. 

A tendência é que até o final de 2023, os números de pedidos aumentem, já que segundo a ONG divulgou no X (antigo Twitter), a cada 60 minutos, dois pedidos de ajuda são recebidos – por isso a criação da campanha 60 in 60, para que a Rainbow Railroad possa fornecer suporte nesses dois últimos meses do ano.

Para conhecer mais informações sobre o trabalho da Rainbow Railroad, relatórios e doações, visite: https://www.rainbowrailroad.org/

*Com informações da Rainbow Railroad

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana