Pular para o conteúdo principal

Destaques

Recomeçar

Era quando as energias estavam esgotadas que se lembrava da importância de aproveitar os bons momentos. De um instante para o outro, o humor já estava diferente e não havia muito o que pudesse fazer. Aprendera com as experiências passadas que esses acontecimentos poderiam ser passageiros e logo estaria de volta a quem realmente era. Escrevia para se lembrar de que não era a primeira nem a segunda vez que passava por aquilo. Escrevia para se lembrar de que tudo poderia ficar bem. Escrevia. Os dias pareciam mais longos. Deveria estar dormindo, mas acabara escrevendo. Precisava se escavaziar das memórias e emoções. Precisava encontrar novas significações. Precisava se esquecer dos traumas dos episódios e criar novas memórias. Ia, então, se esquecendo dia após dia... Ia se dando a oportunidade de deixar o passado para trás e não se prender nele. Ia aceitando que aprendera algumas coisas tarde demais, mas sempre haveria espaço para recomeçar. Ia se deixando vibrar no momento presente, solta...

The Menendez Brothers: Netflix lança novo documentário de 2024 sobre o caso

Quando dois filhos de uma família rica norte-americana atira de forma fatal nos seus pais, o caso ganha muita repercussão sobre os porquês e qual seria o destino dos irmãos Menendez. Depois de produzir uma série documental sobre o caso, a Netflix agora divulgou um documentário de 2024, The Menendez Brothers.

Após os irmãos Menendez demonstrarem insatisfação com a série documental, o documentário veio em boa hora, trazendo uma visão menos dramatizada e mais pé no chão sobre como os irmãos são, o que eles falaram e como eles reagiram.

Não resta dúvidas de que o crime premeditado pelos irmãos tenham requintes de crueldade e que eles merecem prisão, porém, o que vai se especulando ao longo do documentário, especialmente no final, é se o julgamento teria sido justo quando uma hipótese de que havia um histórico de abuso sexual na família que poucos sabiam e isso poderia ter sido um dos motivos relacionados à morte dos pais.

O julgamento que foi polêmico e até mesmo levantou a fama dos irmãos Menendez poderia ter sido diferente se olhado por outros olhos? Esta é uma das perguntas que fica ao final do documentário, quando mostram que a hipótese do abuso teria sido desconsiderada e se na época não havia muita discussão na sociedade sobre abuso sexual, segundo o documentário, muitos jovens têm olhado para o caso dos irmãos Menendez de uma forma diferente.

Entre as mentiras e diferentes versões que foram contadas, até chegarem à questão do abuso, muitas dúvidas pairaram no ar. Não é incomum que criminosos famosos recebam cartas e apoio de fãs, porém o que parece estar em jogo desta vez é de como os possíveis abusos podem ter impactado a saúde mental e levado a cometerem os crimes, ou se é só uma possível estratégia de defesa. De todo modo, o documentário deixa essa reflexão sobre como os tempos mudaram e as vítimas de abuso são tratadas de forma melhor atualmente do que antigamente.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana