Pular para o conteúdo principal

Destaques

Ressignificar dia após dia

A linha era tênue entre a verdade e a autoficção, mas a literatura era um espaço para criar e não tinha compromisso com a realidade. Como tinta invisível, personagens às vezes se misturam e podem confundir. Um personagem pode ser vários e a graça não está em descobrir quem é quem, mas de aproveitar a leitura. Escrever em blog poderia não ser a mesma coisa do que escrever um livro de ficção ou de memórias, mas a verdade era que acabava servindo para as duas coisas. Às vezes o passado estava no passado. Às vezes o presente apontava para o futuro. Mas nunca dá para saber sobre quem se está escrevendo e há beleza nisso. A beleza de que personagens não eram pessoas, de que não precisava contar a verdade sempre, que às vezes quatro personagens poderiam se tornar um. Saber quem é quem parecia o menos importante, mas apreciar a beleza das entrelinhas. Ia escrevendo como uma forma de esvaziar a mente e o coração, sentindo o corpo mais leve. Escrevia e continuaria escrevendo sempre que sentisse ...

Happiness: Série coreana de zumbis disponível na Netflix

Para quem gosta de séries de zumbis, o drama coreano Happiness é uma ótima opção do que assistir na Netflix. Lançada em 2021, a série se foca em um prédio onde as pessoas estão tentando se manterem a salvo da doença misteriosa que se espalha e as transformam em zumbis. 

Como o próprio título diz, Happiness (Felicidade), a série não se foca somente em cenas de ação com zumbis, mas também no lado humano, das pessoas tentando seguirem com suas vidas, enquanto não há uma cura para a doença.

Ao longo de 12 episódios, a série traz um olhar diferenciado para narrativas de zumbis, um olhar humano pensando naqueles que se infectaram e supostamente ainda poderiam ser salvos se existisse um tratamento.

Da agonia dos confinamentos até a incerteza sobre a causa e até quando vão se manter vivos e livres da transformação em zumbis, vale a pena assistir a série tendo em mente que o cenário poderia acontecer em qualquer lugar do mundo e como os governos lidariam com a situação com e sem o apoio da população.

A série chega fazer menção à pandemia de Covid-19, dando um toque mais realista e mostrando os riscos de uma doença se espalhar não só em prédios e outros ambientes coletivos, mas em uma proporção fora de controle, a ponto de mesmo as autoridades não saberem como agir e impedir o pânico e o caos de se espalharem.

Happiness foi uma série de zumbis que me marcou e me fez refletir sobre o quão caótico seria se algo assim acontecesse e como as vidas das pessoas são afetadas em seus cotidianos: quando a preocupação com a doença é maior do que a preocupação do bem-estar humano, os comportamentos podem ser imprevisíveis e a esperança se mantém agarrada à ideia de cura, de que assim como foi com o fim da pandemia, as coisas podem voltar a ser como eram antes.

Para quem gosta de ação, mas também para quem gosta de um drama sobre cotidiano. A série consegue balancear bem as cenas de violência com as cenas retratando as pessoas em um cenário apocalíptico, despertando a reflexão sobre que tipos de comportamentos são aceitáveis em situações assim e o que você faria se alguém próximo se infectasse.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana