Pular para o conteúdo principal

Destaques

Nostalgia Sombria

Fora do pedestal, encarava o outro como um ser humano qualquer, sem todas fantasias e idealizações, sem o desejo alimentado pela nostalgia. Nada mais justo a fazer, especialmente quando deixara claro que não queria fazer parte da sua vida. Os meses voaram, mas as palavras continuavam ecoando dentro dele. Não havia sentido. De uma coisa ele tinha certeza, sua vida seria diferente se não tivesse Transtorno Bipolar, mas era incapaz de mudar a realidade. Não importava o que fizesse. Não importava o quanto tentasse. Tudo o que restava era aceitação. Aceitar que independente do que o outro importava para ele, não tinha a mesma importância. Aceitar o não e continuar seguindo em frente, consciente de que encontraria um sim pelo caminho. Era quando encarava o vício de frente, que a nostalgia voltava para lhe confortar de alguma forma. Pensar em como as coisas tinham sido boas e se esquecendo da parte ruim, assim alimentava a nostalgia, criando uma espécie de edição de memórias da vida e o outro...

Con Mum: Documentário sobre filho de idosa golpista

Con Mum é um documentário lançado em março de 2025 na Netflix que leva o telespectador a conhecer uma história bizarra de uma senhora que tenta se reaproximar do filho que passou a vida sem ela, após seus 80 anos.

O que começa como uma história de filho e mãe se reaproximando, lentamente vai se tornando uma história de ostentação e luxo, na qual a mulher se revela com alguém com certa influência nos lugares caros em que vai e o filho aos poucos vai entrando no seu mundo.

É uma daquelas histórias em que logo no início dá para perceber que há algo errado, mas a pessoa está tão envolvida que não consegue perceber. É a esposa do homem que começa a notar quando as coisas estão saindo do trilho e tenta encontrar uma maneira de abrir os olhos do marido.

Entre gastos incomuns e grandes e histórias sobre problemas de acessar o banco por causa da Covid-19, o que parecia um sonho para o homem, logo se transforma em um pesadelo, onde ele se vê cercado de gastos que poderiam afetar não só a ele, como também sua família.

Com os problemas nas finanças, o homem chega a se questionar se a mulher era realmente sua mãe e se ela realmente estava doente como dizia. Com um passado secreto e cheio de inconsistências, aos poucos a esposa do marido vai descobrindo coisas estranhas sobre a mulher e a parte mais impressionante, apesar de todos negócios supostamente em vários países que a mulher tinha, é a de que ela era realmente mãe dele.

O documentário mostra uma história incomum, mas quase um conto caucionário sobre deixar a pessoa errada entrar em sua vida, independente dos laços sanguíneos. O estereótipo da idade também fazia com que ninguém questionasse a “vovó”, como era chamada por algumas pessoas. Con Mum é mais do que um documentário sobre uma golpista, é sobre descobrir que a própria mãe está envolvida em golpes pelo mundo todo e saber a hora de dizer adeus.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana