Pular para o conteúdo principal

Destaques

Relaxar

Relaxar era tão importante quanto ficar atento aos sinais de crise. Era um exercício diário. Muito mais fácil na teoria do que na prática. Um exercício de confiar que quem está ao redor saberá reconhecer no tempo certo a necessidade de ajuda. Então, por que mesmo sabendo disso, o corpo e a mente continuavam em alerta? Talvez pelo passado. Talvez por saber que o imprevisível poderia causar danos irreparáveis. Talvez pela dificuldade de aceitar que nem tudo pode ser controlado. Ia, então, se soltando um pouco a cada dia. Se distanciando de sua versão em alerta e voltando a se focar naquela que seria capaz de relaxar, sem deixar cada pequena mudança do dia incomodá-lo. Por mais que tentasse prever o futuro, a verdade era que algumas coisas não poderiam ser previstas. Era necessário confiar no aqui e agora, na noção de que conseguiria pedir ajuda se fosse preciso e que ficar o tempo inteiro esperando uma crise acontecer não ajudava ninguém.  Era ao sair do modo de sobrevivência que se ...

Inside: Filme de thriller sobre ladrão preso em cobertura de tecnologia inteligente

Inside é um filme de thriller de 2023, disponível na Netflix. Uma história um tanto agoniante sobre um ladrão que fica preso em uma cobertura cheia de obras artísticas com um sistema de tecnologia inteligente interligando ela inteira e ele faz o possível para sobreviver.

O que começa como uma tentativa de roubo planejada logo é mandado água abaixo quando o sistema da cobertura se ativa, desde barulhos insuportáveis até mudanças de temperatura, o ladrão não consegue desativar o sistema e acaba se tornando um refém de toda situação.

Não é difícil de imaginar o potencial que uma situação assim tem em afetar a saúde mental de alguém e é possível acompanhar o declínio do estado mental do personagem conforme o tempo passa.

O filme escrito por Ben Hopkins e dirigido por Vasilis Katsoupis mostra como os planos de um ladrão de arte são boicotados pela realidade, incapaz de controlar o espaço, lidando com a fome, a sede, o calor, o frio, a solidão e a frustração: de invasor à vítima da própria cobertura.

Enquanto tenta de várias maneiras desativar o sistema e escapar do lugar, ele se machuca e é notável os danos à saúde mental, o homem começa a perder a linha entre a imaginação e a alucinação. Ele acaba usando a própria arte como uma forma de escape.

Até onde você estaria disposto a ir por roubar obras de arte? O ladrão, sem dúvidas, sente como o sistema de inteligência pode ser opressivo e se torna refém dos descontroles da tecnologia, experimentando seus extremos e tentando se manter vivo até encontrar uma maneira de escapar do lugar. 

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana