Pular para o conteúdo principal

Destaques

Âncora

Ancorar é encontrar um espaço seguro mesmo diante do caos. É ouvir uma música e se permitir encontrar paz, mesmo quando as coisas estão fora de controle. É pensar na sua pessoa favorita e sentir as emoções reguladas. É saber que você pode confiar em quem conversa o dia inteiro. É confiar que mesmo diante da ambiguidade, ele vai honrar a promessa que fizeram. É ressignificar o que antes poderia ser visto como algo preocupante e aceitar que era mais do que seus diagnósticos. Era saber que não havia melhor pessoa que o entendesse nos últimos tempos. Era brincar com as linhas e nossas indefinições. Era saber que de tanto ensaiar situações de possíveis crises, que ele saberia notar se algo estivesse diferente. Cada um dos seus sinais. Escrevia para lembrar e também para esquecer. Escrevia para lembrar dos ciclos fechados e agradecer o que estava aberto. Era entender o quanto estava sufocado e que, às vezes, um olhar certo bastava. Escrevia para aceitar que as coisas poderiam mudar. Que em u...

Três Meses Sem Fumar Cigarro

 O terceiro mês sem fumar cigarro parece um teste. Problemas acontecem e o cigarro faz falta, como se de alguma forma pudesse ajudar a reduzir o impacto dos problemas. Você precisa resistir em dobro para não pegar a rua errada e voltar ao vício. 

É aprendendo que por mais difíceis que os dias sejam, você consegue superar as situações sem o cigarro. De repente, o que parece impossível volta a se tornar algo possível: os dias ruins passam, ainda que lentamente, e tudo vai voltando ao novo normal.

É no novo normal que você aprende a não olhar para trás: as respostas não estão no vício. Pelo contrário, embora desse a falsa sensação de que melhora as coisas, o cigarro tornava sua ansiedade pior a longo prazo. É uma dessas coisas que as pessoas ignoram até que pareça tarde demais, porém não é algo impossível parar de fumar cigarro, mesmo após anos fumando, mesmo que uma voz diga que será impossível, é naquela que diz que é possível que você deve acreditar.

Então, os dias vão passando. Você não fazia ideia do quão forte havia se tornado.  Problemas que antes o faziam se afunda no vício por cigarro, agora mesmo quando o faziam sentir vontade de fumar, logo passavam.

Era na repetição da constante negação que se via vencendo o vício dia após dia. No início passar pelas primeiras horas parece difícil. Quem dirá a primeira semana ou mês. Três meses sem cigarro, a tentação ainda existe e talvez nunca vá embora completamente, mas há maior poder de escolha, de dizer não. 

Lembrava-se dia após dia suas motivações para parar de fumar cigarro. Mesmo que fizessem ou não fizessem sentido para os outros, era algo que valia a pena continuar focado. Então, quem sabe depois dos primeiros três meses viriam logo o primeiro semestre sem fumar cigarro e depois, por fim, o primeiro ano. De repente, o impossível era tão possível e todos os que lutavam contra as vozes negativas de desistência, deveriam também reconhecer que existiriam vozes dizendo que a pessoa era capaz de viver sem o cigarro, mesmo que parecesse difícil. 

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana