terça-feira, 6 de abril de 2010

Administração e Empreendedorismo

O termo empreendedor muitas vezes é confundido com administrador. Existem muitos pontos em comum e diferenciais entre um administrador e um empreendedor, devido a este motivo existe esta confusão.

Geralmente, o administrador é visto como um gerente mais tradicionalista e o empreendedor como alguém que administra de uma forma mais visionária ou estratégica.

Administração

Em artigo, Wagner Herrera, pós-graduado em administração estratégica, explica que a administração "é entendida como um mecanismo estruturador e articulador de processos e recursos empresariais para a consecução dos resultados almejados: geração de bens, lucro e promoção do bem-estar social".

Empreendedorismo

De acordo com José Dornelas, conferencista, autor de vários best-seller, e um dos maiores especialistas brasileiros em empreendedorismo, o empreendedor é "aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização".

Há várias razões que levam alguém a empreender o próprio negócio, alguns como um novo objetivo em suas vidas, outros conhecidos como "refugiados", citados por Russel M. Knight, que são as pessoas que vêem como uma alternativa atraente abrir um empreendimento, sejam elas refugiados dos pais (que saem de casa), refugiado estrangeiro (que muda de país) etc.

O empreendedorismo só começou a ser estudado no Brasil a partir dos anos 90, os seguintes fatores levaram ao seu desenvolvimento: a necessidade da criação de empresas que durassem mais tempo e a diminuição do fechamento de empresas existentes.

Administração Clássica x Administração Estratégica

A administração foi abordada de diversas maneiras, até a criação do termo administração estratégica. Para melhor entendimento divide-se genéricamente em administração convencional ou tradicional e administração estratégica.

A primeira abordagem, a clássica tem como foco o presente e sustentação da organização; A estratégica está voltada para o futuro da empresa, ela é definida por Herrera, como: "um conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam um plano de alto nível para o desempenho superior de uma empresa no longo prazo".

Atualmente, é impossível não pensar na grande importância da administração estratégica, pois ela permite o constante desenvolvimento de uma empresa e sua atuação relacionada aos concorrentes. Sabe-se que um grande número de empresas perderam lugar no mercado pela falta de uma gestão inteligente.


Referências

Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES. Curso de Administração de empresas. 
Disponível em: [http://mauriciovll.files.wordpress.com/2008/03/empreendedorismo_apostila.pdf]

Simone Bacellar Leal Ferreira. Empreendedorismo.
Disponível em: [http://www.uniriotec.br/~simone/NegociosEletronicos/Apresenta%E7%F5es/4_Novo_Negocio_eletonico.pdf]

HERRERA, Wagner. Administração: Evolução e conceitos.
Disponível em: [http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/administracao-_-evolucao-e-conceitos-975/artigo/]

HERRERA, Wagner. Administração Estratégica.
Disponível em: [http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/administracao-estrategica-1273/artigo/]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários Recentes

Me acompanhe no Instagram