Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

O Ciberespaço e A Sociedade em Rede

Acredita-se que o termo "ciberespaço" tornou-se conhecido a partir do livro de ficção científica chamado Neuromancer, escrito por William Gibson. Na obra ganhadora dos três principais prêmios de ficção científica (Nebula Award, Hugo Award e Philip K. Dick Award) é contada a história de um ex-hacker ou "computer cowboy", termo utilizado no livro, e que ele foi banido do ciberespaço.

A visão futurista do autor inspirou diversas obras e antecipou de forma fictícia o que estamos presenciando, a era da informação.
Neste exato momento, várias pessoas estão conectadas à internet, conversando com pessoas de diversos lugares do mundo e trocando um grande fluxo de informações, mas será que elas sabem o que é o tal ciberespaço?

O que é o ciberespaço?

O filósofo e engenheiro Pierre Levy define o ciberespaço como: "o meio de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores". Porém, o geógrafo Marcelo Solé Wanderley, em seu trabalho: "Ciberespaço, a ambiguidade do concreto e do abstrato", acredita que "O ciberespaço é muito mais que computadores conectados. Ele precisa que esta rede seja utilizada, que ela gere fluxos. Sem isso ele não existe".

Hoje, sabe-se que o ciberespaço não está relacionado somente a conexão entre computadores, como foi dito por Pierre Levy, outras tecnologias também têm esta capacidade de formação de redes.

Sociedade em rede

Os avanços tecnológicos possibilitaram a formação de um novo tipo de sociedade. O sociólogo Manuel Castells foi o elaborar do conceito de sociedade em rede e ele a conceitua como: "Uma estrutura social com base em redes... um sistema aberto altamente dinâmico suscetível de inovação sem ameaças ao seu equilíbrio".

Cada indivíduo pode ser visto como um nó e juntos interconectam-se formando uma rede. A formação de comunidades virtuais é um avanço muito grande e essa tendência é aumentar cada vez mais. Lembrando que antigamente as pessoas deveriam se encontrar presencialmente para discutirem assuntos e a informação era restrita ao espaço físico.

Esta sociedade em rede está trazendo "novas formas de socialização, novos estilos de vida e novas formas de organização social". A previsão é de que cada vez mais pessoas façam parte da rede virtual, basta observar o número de criação de redes sociais que não para de crescer.
O espaço virtual e o real estão cada vez mais interligados, arrisco-me a dizer que um dia será possível dizer que a ficção de ontem é a realidade do amanhã.

Referências
NUNES, Fábio Oliveira. Ciberespaço e a virtualidade
Disponível em: [http://www.fabiofon.com/webartenobrasil/texto_ciberespaco.html]

WANDERLEY, Marcelo Solé. Ciberespaço, a ambigüidade do concreto e do abstrato
Disponível em: [http://www.tamandare.g12.br/ciber/concreto%20e%20do%20abstrato.pdf]

LEVY, Pierre A Revolução contemporânea em matéria de comunicação

SILVA, Michele Tancman Candido da. A territoriedade do ciberespaço
Disponível em: [http://www.tamandare.g12.br/ciber/territoriovirtual.PDF]

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana