Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Segurança e Privacidade na Web » Conheça o Projeto Diaspora

Quatro estudantes programadores da NYU (New York University) estão tentando levantar fundos para construirem um projeto chamado Diaspora. O projeto é um servidor de web de código aberto pessoal que segundo eles, possibilitará aos indivíduos terem controle sobre seus dados.

O que é?

Diaspora pretende ser uma rede distribuída, onde de forma separada, computadores conectam-se entre si diretamente, possibilitando a conexão sem perder a privacidade. Estes computadores são chamados de 'seeds' (sementes).
Um seed é propriedade sua que estará hospedado por você ou em um servidor alugado. Depois de criado, ele irá agregar toda sua informação: seu perfil no facebook, tweets, entre outros. Os jovens estão projetando um jeito de integrar automaticamente os conteúdos novos inventados em cada seed.

"Agora que você tem sua informação em seu seed, ela irá conectar em cada serviço que você utiliza. Por exemplo, seu seed irá mandar tweets e você terá a possibilidade de vê-los no feed de notícias do seu Facebook. Na verdade, Diaspora tornará melhores esses serviços! Ao fazer o upload de uma imagem para o Flickr, seu seed pode automaticamente gerar um tweet do título e do link. Redes sociais tornarão-se melhores quando você tiver controle sobre seus dados", completam os jovens.

Todavia, eles acreditam que um seed não terá apenas a função de  colocar todas as suas redes sociais juntas. Esta descentralização nos deixará reconstruir um "social graphs" (definido por Brad Fitzpatrick como um mapeamento global de todas as pessoas e como elas estão relacionadas) que pertence a nós.

"Nossas vidas reais sociais não têm centros de controle e nossa vida virtual não precisa deles. Torne-se amigo de outro seed e ambos poderão sincronizar uma conexão de forma direta e segura, ao invés de um hub supérfluo. A criptografação irá assegurar que não importa que tipo de conteúdo está sendo transferido, você pode compartilhar privadamente. Eventualmente, os hubs de hoje em dia poderiam ser quase que inteiramente substituídos por uma rede descentralizada de verdadeiros sites pessoais", finalizam.

Vídeos sobre o Projeto







Comentários

  1. ótimo post.. eu até pensei em escrever sobre isso mas não consegui ler muita coisa nem assistir aos vídeos. quero conhecer melhor esse projeto, ele parece muito diferente do q vem acontecendo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana