Pular para o conteúdo principal

Destaques

Um teste de confiança

Embora sua natureza fosse calma, quando entrava em crise se tornava uma bomba. Um profissional que ajudasse a evitar que a bomba explodisse, era isso o que buscava. Como confiar no presente quando já tinham errado no passado? Talvez se reunisse em pontos em comum, ajudaria ao psicólogo conseguir identificar uma crise antes de acontecer. Não queria o impossível. Sabia que era impossível todos profissionais se especializarem em tudo. Mas gostaria de continuar mantendo seu recorde de tempo sem crises, consciente de que era um trabalho em equipe e sozinho pela própria natureza do transtorno, não era capaz de identificar por conta própria: ter um olhar externo fazia toda diferença. Então, ia pensando em como já tinham errado no passado com seu diagnóstico, independente da empatia. A empatia era o mínimo que buscava num processo terapêutico, mas também a consciência de que se o profissional não será capaz de lidar com a demanda, que tenha a ideia de indicar outro profissional. Ainda que ...

Dicas para comprar com segurança pela Internet

Com a facilidade e o aumento de acesso das pessoas à internet, o comércio eletrônico tornou-se uma tendência que não para de crescer. No Brasil, segundo pesquisa realizada pelo eCommerceOrg, a previsão de faturamento anual para 2010 é de R$ 13,60 bilhões, um aumento de 26% em relação ao ano de 2009.

O aumento das vendas pela internet trouxe o medo do consumidor da fraude na compra de algum produto e a insegurança ao cadastrar seus dados. De acordo com o E-commerce News, em uma pesquisa divulgada hoje (27) no 2º Congresso sobre Crimes Eletrônicos, realizado em São Paulo, o número de e-consumidores com receio de fraudes no e-commerce aumentaram 7% aqui no Brasil na comparação com o ano passado, aumentando de 57% para 64%.

A Fundação Procon-SP elaborou uma cartilha com dicas e orientações básicas para auxiliar os consumidores a efetuar com maior segurança suas operações pela Internet. Confira abaixo alguns cuidados que você deve ter ao contratar serviços ou comprar produtos pela internet:

Identifique o fornecedor: Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do email). Dê preferência aos fornecedores recomendados por amigos ou familiares ou que possuam também estabelecimentos físicos.

Verifique a segurança do site: Para evitar seus dados sejam interceptados e utilizados de forma indevida, somente os forneça em sites com endereço eletrônico iniciado pela sigla “https” e que exiba no canto direto inferior da tela um ícone em forma de cadeado, o qual indica que o fornecedor possui mecanismos de proteção do cadastro.

Projeta seus dados pessoais e escolha uma senha segura: Saiba quais compromissos ela assume quanto o armazenamento e manipulação de seus dados.

Verifique as características do produto: Antes de realizar a compra, analise a descrição do produto, faça comparações com outras marcas, visite a página do fabricante para confirmar as funções e certifique-se que o produto supre suas necessidades. Não se esqueça de comparar também o preço e a forma de pagamento em outros estabelecimentos (lojas virtuais e físicas).

Guarde os comprovantes da transação: Após a contratação, imprima e guarde todos os documentos que comprovem a transação, como número da compra, confirmação do pedido e comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc. Normalmente as lojas encaminham esses comprovantes para o email do consumidor.
 
Acesse o material da Fundação Procon-SP na íntegra

Mais lidas da semana