Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Dicas para comprar com segurança pela Internet

Com a facilidade e o aumento de acesso das pessoas à internet, o comércio eletrônico tornou-se uma tendência que não para de crescer. No Brasil, segundo pesquisa realizada pelo eCommerceOrg, a previsão de faturamento anual para 2010 é de R$ 13,60 bilhões, um aumento de 26% em relação ao ano de 2009.

O aumento das vendas pela internet trouxe o medo do consumidor da fraude na compra de algum produto e a insegurança ao cadastrar seus dados. De acordo com o E-commerce News, em uma pesquisa divulgada hoje (27) no 2º Congresso sobre Crimes Eletrônicos, realizado em São Paulo, o número de e-consumidores com receio de fraudes no e-commerce aumentaram 7% aqui no Brasil na comparação com o ano passado, aumentando de 57% para 64%.

A Fundação Procon-SP elaborou uma cartilha com dicas e orientações básicas para auxiliar os consumidores a efetuar com maior segurança suas operações pela Internet. Confira abaixo alguns cuidados que você deve ter ao contratar serviços ou comprar produtos pela internet:

Identifique o fornecedor: Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do email). Dê preferência aos fornecedores recomendados por amigos ou familiares ou que possuam também estabelecimentos físicos.

Verifique a segurança do site: Para evitar seus dados sejam interceptados e utilizados de forma indevida, somente os forneça em sites com endereço eletrônico iniciado pela sigla “https” e que exiba no canto direto inferior da tela um ícone em forma de cadeado, o qual indica que o fornecedor possui mecanismos de proteção do cadastro.

Projeta seus dados pessoais e escolha uma senha segura: Saiba quais compromissos ela assume quanto o armazenamento e manipulação de seus dados.

Verifique as características do produto: Antes de realizar a compra, analise a descrição do produto, faça comparações com outras marcas, visite a página do fabricante para confirmar as funções e certifique-se que o produto supre suas necessidades. Não se esqueça de comparar também o preço e a forma de pagamento em outros estabelecimentos (lojas virtuais e físicas).

Guarde os comprovantes da transação: Após a contratação, imprima e guarde todos os documentos que comprovem a transação, como número da compra, confirmação do pedido e comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc. Normalmente as lojas encaminham esses comprovantes para o email do consumidor.
 
Acesse o material da Fundação Procon-SP na íntegra

Comentários

Mais lidas da semana