Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Flores para Algernon – Daniel Keyes

Nossas percepções do mundo são moldadas por nossas habilidades cognitivas, o que, muitas vezes, também formam a visão que os outros têm de nós, especialmente em sociedades em que as pessoas têm dificuldade de ter empatia e respeito por pessoas diferentes. No livro Flores para Algernon (Flowers for Algernon), o escritor Daniel Keyes narra a história de Charlie, um rapaz com deficiência intelectual grave (no livro descrito como retardo mental) que é convidado a participar de uma cirurgia capaz de aumentar seu quociente de inteligência. No Brasil, a obra foi publicada pela Editora Aleph, em 2018, com tradução de Luisa Geisler.


Compre o livro Flores para Algernon (Daniel Keyes): https://amzn.to/2K4J7AR

Flores para Algernon é uma leitura desconfortável, já que à medida que o personagem principal toma consciência da maneira que ele é tratado pelos outros, é difícil não sentir sua dor e refletir sobre como o preconceito e a discriminação estão enraizados na sociedade.

Quem você se torna quand…

E-book: "Novos Jornalistas - Para entender o jornalismo hoje"


Capa do livro: Ilustração feita por Mulheres Barbadas
O livro eletrônico: "Novos Jornalistas - Para entender o jornalismo hoje", publicado em 2010, foi organizado pelo jornalista, educador e analista de multimídia Gilmar Renato da Silva e diagramado e projetado graficamente por Fábio França

A origem deste e-book deu-se a partir da reflexão proposta por Eugênio Bucci em um artigo sobre o papel do jornalista na sociedade e a extinção da profissão. O livro traz uma compilação de trinte e oito textos de jornalistas de destaque na mídia brasileira que abordam caminhos e conceitos fundamentais para a formação dos novos jornalistas.

"Em suma os artigos trabalham reflexões, noções e práticas do jornalismo surgidas com o advento da web e de novas tecnologias como as mídias móveis. O tom dos autores foge da caretice acadêmica, se assemelha a posts de blogs, acentuando o tom informal, como o de um bate papo entre jornalista e leitor", diz Gilmar na apresentação do livro.

O organizador explica que seu livro, "Novos Jornalistas - Para entender o jornalismo hoje", está dividido em três temas: Mundo Novo, com artigos que contextualizam o período sociocultural da cibercultura; Reflexões Midiáticas, com textos sobre como o jornalismo se apresentará no futuro, e Novos Conceitos e Práticas do Jornalismo, textos sobre novas idéias e ferramentas que vem pautando a produção e divulgação de notícias na era digital.


Assuntos abordados no livro
Além de trazer muita informação interessante, o autor recomenda livros e sites de jornalismo digital.
Um ponto interessante do livro é a possibilidade de interação com os autores de cada artigo (ao final de cada artigo é citado o twitter do autor, uma ótima oportunidade de trocar informações), de divulgação e de utilização do livro para criar produtos derivados, com os devidos créditos aos autores. Acesse o blog http://paraentenderojornalismohoje.blogspot.com/

Leia o livro

Comentários

Mais lidas da semana