Pular para o conteúdo principal

Destaques

Documentário da Netflix aborda caso Elisa Lam e histórico mórbido do Cecil Hotel

Dependendo da sua idade e do quanto você é ligado às notícias e ao mundo online, é bem provável que você tenha ouvido falar sobre o caso da Elisa Lam , uma canadense descendente de chineses que  viajou para os Estados Unidos e morreu em um hotel de Los Angeles . O caso polêmico na época foi explorado na série documental Cena do Crime – Mistério e Morte no Hotel Cecil (Crime Scene: The Vanishing at the Cecil Hotel) , dirigido pelo norte-americano Joe Berlinger e distribuído pela Netflix , em 2021. Em quatro episódios, de forma linear, é contada a história de como Elisa Lam foi parar no Cecil Hotel e um pouco de sua personalidade no mundo digital e afinidade com o Tumblr. Importante mencionar que o documentário não traz entrevistas com os familiares de Elisa Lam. Se nem os próprios familiares conhecem a fundo uma pessoa, me pergunto por que há tantas pessoas aleatórias na internet e fãs de teorias da conspiração que se sentem no direito de dizer que algo poderia ou não ter acontecido. 

E-book: "Novos Jornalistas - Para entender o jornalismo hoje"


Capa do livro: Ilustração feita por Mulheres Barbadas
O livro eletrônico: "Novos Jornalistas - Para entender o jornalismo hoje", publicado em 2010, foi organizado pelo jornalista, educador e analista de multimídia Gilmar Renato da Silva e diagramado e projetado graficamente por Fábio França

A origem deste e-book deu-se a partir da reflexão proposta por Eugênio Bucci em um artigo sobre o papel do jornalista na sociedade e a extinção da profissão. O livro traz uma compilação de trinte e oito textos de jornalistas de destaque na mídia brasileira que abordam caminhos e conceitos fundamentais para a formação dos novos jornalistas.

"Em suma os artigos trabalham reflexões, noções e práticas do jornalismo surgidas com o advento da web e de novas tecnologias como as mídias móveis. O tom dos autores foge da caretice acadêmica, se assemelha a posts de blogs, acentuando o tom informal, como o de um bate papo entre jornalista e leitor", diz Gilmar na apresentação do livro.

O organizador explica que seu livro, "Novos Jornalistas - Para entender o jornalismo hoje", está dividido em três temas: Mundo Novo, com artigos que contextualizam o período sociocultural da cibercultura; Reflexões Midiáticas, com textos sobre como o jornalismo se apresentará no futuro, e Novos Conceitos e Práticas do Jornalismo, textos sobre novas idéias e ferramentas que vem pautando a produção e divulgação de notícias na era digital.


Assuntos abordados no livro
Além de trazer muita informação interessante, o autor recomenda livros e sites de jornalismo digital.
Um ponto interessante do livro é a possibilidade de interação com os autores de cada artigo (ao final de cada artigo é citado o twitter do autor, uma ótima oportunidade de trocar informações), de divulgação e de utilização do livro para criar produtos derivados, com os devidos créditos aos autores. Acesse o blog http://paraentenderojornalismohoje.blogspot.com/

Leia o livro

Comentários

Mais lidas da semana