Pular para o conteúdo principal

Destaques

Dia de Conscientização do Autismo: Data batida por causa do Coronavírus

Hoje foi dia de conscientização do autismo. Com tantas preocupações sobre o Coronavírus, a data acabou passando batida. Mas para quem apoia a causa, além de usar o mês inteiro para abordar o assunto, a vida se torna uma constante aula de aceitação.



Sempre disse que nunca vestiria os símbolos que não concordo, por motivos internacionais, mas como disse minha psicóloga uma vez, não posso ficar comparando a realidade de outro país com a nossa (embora seja quase impossível pra mim).

Embora muitos autistas não gostem do quebra-cabeça e do laço (me incluo entre eles), prefiro o símbolo do infinito da Neurodiversidade, cheguei a conclusão que é só um estresse a mais e não adianta explicar para as pessoas.

Tal qual a palavra autista foi ressignificada, talvez seja melhor ressignificar do que ficar dando murro na ponta da faca (acertei a expressão?).

Enfim, só para não passar batido, foto com a camiseta que minha mãe pegou para mim em um evento de autismo em Campo Grande (MS).

Quando ganhei, p…

E-book: "Novos Jornalistas - Para entender o jornalismo hoje"


Capa do livro: Ilustração feita por Mulheres Barbadas
O livro eletrônico: "Novos Jornalistas - Para entender o jornalismo hoje", publicado em 2010, foi organizado pelo jornalista, educador e analista de multimídia Gilmar Renato da Silva e diagramado e projetado graficamente por Fábio França

A origem deste e-book deu-se a partir da reflexão proposta por Eugênio Bucci em um artigo sobre o papel do jornalista na sociedade e a extinção da profissão. O livro traz uma compilação de trinte e oito textos de jornalistas de destaque na mídia brasileira que abordam caminhos e conceitos fundamentais para a formação dos novos jornalistas.

"Em suma os artigos trabalham reflexões, noções e práticas do jornalismo surgidas com o advento da web e de novas tecnologias como as mídias móveis. O tom dos autores foge da caretice acadêmica, se assemelha a posts de blogs, acentuando o tom informal, como o de um bate papo entre jornalista e leitor", diz Gilmar na apresentação do livro.

O organizador explica que seu livro, "Novos Jornalistas - Para entender o jornalismo hoje", está dividido em três temas: Mundo Novo, com artigos que contextualizam o período sociocultural da cibercultura; Reflexões Midiáticas, com textos sobre como o jornalismo se apresentará no futuro, e Novos Conceitos e Práticas do Jornalismo, textos sobre novas idéias e ferramentas que vem pautando a produção e divulgação de notícias na era digital.


Assuntos abordados no livro
Além de trazer muita informação interessante, o autor recomenda livros e sites de jornalismo digital.
Um ponto interessante do livro é a possibilidade de interação com os autores de cada artigo (ao final de cada artigo é citado o twitter do autor, uma ótima oportunidade de trocar informações), de divulgação e de utilização do livro para criar produtos derivados, com os devidos créditos aos autores. Acesse o blog http://paraentenderojornalismohoje.blogspot.com/

Leia o livro

Comentários