Pular para o conteúdo principal

Destaques

Dias de Isolamento, Estímulos e Tédio: Vidas Importam (Coronavírus) | Ben Oliveira

Mesmo para alguém no espectro autista (lembrando que não existem dois autistas iguais e há uma ampla variedade neurológica e de personalidade), os dias de isolamento não são necessariamente confortáveis.


Gostar de ficar em casa e precisar de tempo sozinho para recarregar as energias, não significa que autistas também não gostem de ver pessoas – muitos adoram andar ao ar livre. As pessoas confundem autismo, introversão, timidez e misantropia (aversão às pessoas).

O que eu queria falar é sobre a importância de se ocupar com o que te estimula. Na correria do dia a dia, todos abrimos mão daquilo que gostamos de fazer e do que nem sabíamos que gostamos. Além de ler e jogar, nesses dias aproveitei para organizar as coisas e brincar com as tintas e colas.

Deveria estar escrevendo mais, mas confesso que estou gostando de estimular outras áreas que estavam adormecidas. Sim, tenho muitos momentos de tédio, mas não acho que colocar a vida de outras pessoas em risco possa compensá-los.

Por outro …

Infográfico: Ler livros é uma das atividades mais relaxantes, segundo pesquisa

Você gosta de ler livros? Uma pesquisa realizada na Inglaterra revelou que a leitura pode ser uma ótima atividade para aliviar o estresse. Segundo o pesquisador e neuropsicólogo cognitivo David Lewis, da Universidade de Sussex, seis minutos de leitura por dia foram mais eficientes para ajudar no relaxamento do que outras atividades, como ouvir música, caminhar ou tomar uma xícara de chá.

A notícia sobre a pesquisa foi divulgada em vários jornais mundiais, entre eles no Telegraph, em março de 2009. Em uma época cheia de crises políticas e econômicas pelo Brasil e pelo mundo, mergulhar na leitura pode ser uma ótima forma de esquecer um pouco dos problemas e se deixar levar pela imaginação.

Seis minutos diários foram suficientes para que a leitura começasse a dar resultado no relaxamento. Em um país em que o índice de leitura ainda não é dos melhores, entre tantos benefícios já divulgados, fica aqui mais um para quem está precisando reduzir um pouco do estresse do cotidiano. Como bem lembra o pesquisador, mesmo alguns minutos já fazem a diferença. Quem tem tempo para ficar nas redes sociais, também tem tempo para ler!

Confira o infográfico sobre como a leitura de livros pode ser relaxante:



Confira outros infográficos sobre o universo dos livros publicados aqui no blog:


Infográfico: Como Leitores Podem Apoiar seus Escritores Favoritos

Infográfico: 5 Vantagens do Twitter para Escritores

Infográfico: Skoob – Como funciona a maior rede social brasileira de livros

Infográfico: 5 Benefícios da Leitura Comprovados em Pesquisas

Infográfico: Wattpad – Como funciona a plataforma de livros online

E você, gosta de ler livros para relaxar? Compartilhe nas redes sociais!

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Comentários

  1. Eu sou muito relaxada. Costumo ler ouvindo música e bebendo chá hehe. Eu adoro ler mais pro fim do dia, quando quero aliviar e relaxar meu corpo. Sempre durmo melhor.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary!
      Obrigado pela visita. Ler, ouvir música e tomar chá são combinações ótimas :) Relaxar é bom demais e necessário.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!