Quanto tempo dura um sonho de infância? Após uma vida inteira sonhando com o balé, um homem na terceira idade decide finalmente tornar realidade, com a ajuda de um jovem bailarino apaixonado pela dança. O telespectador acompanha essa não tão improvável amizade e união por uma paixão em comum no drama coreano Navillera , dirigido por Dong-Hwa Han em 2021, adaptado pelo roteirista Lee Eun-Mi em uma webtoon. Por ter mais de 70 anos, além de ter que lidar com as próprias limitações do corpo, como a flexibilidade e dificuldades de equilíbrio, o Sr. Shim (In-hwan Park) se arrisca em algo mesmo com o preconceito por parte da família em relação ao balé e à idade em que ele decidiu começar a praticar. Do outro lado, ao mesmo tempo em que treina balé para um concurso, Chae Rok (Song Kang) assume a missão de ensinar Shim o básico sobre a dança clássica. O que se inicia como uma estranha relação adquire novos contornos conforme eles vão se aproximando e criando um vínculo que vai além das aulas
Infográfico: Skoob – Como funciona a maior rede social brasileira de livros
Compartilhar a paixão pelos livros é algo que faz bem. A internet tem ajudado leitores que não têm amigos e colegas próximos interessados pela leitura a encontrar pessoas aficionadas pela literatura. Apesar de não ser nova, a maior rede social brasileira para quem gosta de ler ainda é desconhecida por alguns. Pensando naqueles que ainda não conhecem o Skoob, preparei um infográfico aqui para o blog. Abaixo do infográfico, compartilhei um pouco da minha experiência com esta mídia social.
Confira o infográfico sobre o Skoob, a maior rede social brasileira para amantes de livros:
Não é a primeira vez que recomendo o Skoob aqui no blog e acredito que não deve ser a última. Algumas ferramentas virtuais vieram para somar. Falar sobre livros no Brasil, um país com um índice baixo de leitura, é fundamental. Desde que comecei a usar o Skoob há anos, a rede social se tornou indispensável para registrar minhas leituras e também acompanhar o que outras pessoas estão lendo, o que elas estão achando dos livros, bem como encontrar potenciais leitores, já que além de adorar ler, também sou escritor.
Inicialmente disponível somente no navegador, há alguns anos o Skoob conta com aplicativo para celulares e tablets. A proposta de conectar pessoas que gostam de livros tem dado certo. Em janeiro de 2017, a rede social completou 8 anos. Eventualmente, a equipe de desenvolvedores tentam levar novidades para os usuários, entre os últimos recursos adicionados estavam o espaço para booktubers, voltado para quem quisesse compartilhar vídeos relacionados aos livros cadastrados na plataforma.
Recentemente, o jornalista e escritor Felipe Cherubin escreveu uma matéria para o Estadão sobre os booktubers – canais do YouTube voltados para a publicação de vídeos sobre livros. É muito bacana ver produtores de conteúdo que se dedicam a incentivar a leitura no Brasil ganhando destaque. Muitas vezes, os blogs e canais de literatura acabam preenchendo as lacunas deixadas pela grande mídia e por muitas revistas literárias e culturais que desapareceram com o passar dos anos e a crise da mídia impressa e pela considerável redução dos críticos literários.
O Skoob tem um valor expressivo de usuários e continua sendo um dos aplicativos para leitores mais populares entre os brasileiros. Acredito que alguns recursos complementares poderiam ser adicionados à plataforma, mas reconheço que é preciso agradecer pela existência deste espaço. A rede social agrega conteúdos relacionados aos livros e é uma maneira rápida de ficar por dentro dos lançamentos. Quem é que não gosta de ganhar livros? Tive a sorte de ganhar três livros em sorteios de cortesia do Skoob.
Para mim, a rede social funciona não só como um meio de conhecer outros leitores e escritores, bem como ficar por dentro do que as editoras estão lançando no país – desde que o Skoob foi lançado, o aplicativo acaba servindo como uma extensão da minha memória, já que adoro anotar lá quais livros eu já li e quais eu tenho interesse em ler.
Quem trabalha no universo literário pode encontrar várias vantagens no Skoob. As listas de livros mais lidos, por exemplo, servem para ajudar a traçar um perfil dos leitores. Para escritores, pode ser uma ótima forma de se conectar com leitores, bem como compartilhar seus gostos de leitura, afinal, todo escritor é leitor e muitas pessoas ficam curiosas para saber o que eles estão lendo.
Atualmente, a internet tem possibilitado diferentes maneiras de conectar pessoas com gostos parecidos. Ferramentas como o Skoob ajudam a dar mais visibilidade para os livros e também ajudam a combater um pouco da solidão daqueles que gostam de ler, mas não têm ninguém próximo para conversar sobre o assunto. Lembrando que dentro da rede social também existem grupos e a possibilidade de trocar livros.
Quem aprecia a leitura, sabe que livros não são só produtos. Pessoas se conectam através de histórias e essas trocas de experiências de leitura são uma boa maneira de construir conexões, discutir assuntos e apresentar diferentes obras literárias. Leitores têm diferentes bagagens. A pluralidade de opiniões pode enriquecer o debate e ajudar a combater o preconceito literário. Essa abertura de espaço possibilitou ao leitor encontrar a opinião de outros leitores – essa troca entre clientes é cada vez mais valorizada –, bem como encontrar mais recomendações de livros que eram e ainda são marginalizados em alguns veículos de comunicação.
E você, já conhece o Skoob? Me adicione e fique por dentro dos livros que estou lendo e das minhas obras literárias:
Olá! Adorei seu infográfico :) Uso o Skoob a bastante tempo e para mim é a melhor rede social de livros. Eles inovaram bastante com o aplicativo e ficou muito mais fácil de mexer e socializar. Beijos!
Olá!
ResponderExcluirAdorei seu infográfico :)
Uso o Skoob a bastante tempo e para mim é a melhor rede social de livros. Eles inovaram bastante com o aplicativo e ficou muito mais fácil de mexer e socializar.
Beijos!
Books & Impressions
Oi, Raissa! Sou viciado no Skoob também. Apesar de gostar do Goodreads, uso bem mais o Skoob.
ExcluirGratidão pela visita!
Beijos