Pular para o conteúdo principal

Destaques

Behind Every Star: Drama coreano sobre uma agência de artistas e seus bastidores

Para quem tem curiosidade sobre os bastidores do mundo dos profissionais que trabalham com artistas, o drama coreano Behind Every Star mostra como os funcionários de uma agência de celebridades lida com os problemas e perrengues causados pelos famosos representados por eles. Lançado em 2022 , o dorama está disponível na Netflix .  Por trás de toda atuação, há artistas temperamentais em Behind Every Star e cabe aos funcionários tentarem entender seus caprichos, como a quebra de contratos em cima da hora, alguma exigência ou demanda que o artista tenha para participar de determinada produção e até mesmo como eles precisam lidar com seus bloqueios e medos. O dorama nos faz pensar no lado humano por trás dos profissionais, bem como na exaustão física e mental que seus cargos exigem e no medo do julgamento – tão comum e retratado nas produções sul-coreanas.  Além da burocracia do mundo artístico, os agentes também lidam com problemas pessoais entre os profissionais, como divergências entre

Skoob: Rede social brasileira para leitores completa 8 anos

Neste mês de janeiro, a maior rede social para leitores do Brasil, Skoob, completou 8 anos. A informação foi divulgada na página do Facebook da plataforma. Criada com a missão de socializar e incentivar o hábito da leitura, em dezembro de 2016, a ferramenta ganhou o Prêmio IPL – Retratos da Leitura, na categoria Cadeia Produtiva, realizado pelo Instituto Pró-Livro, por causa de sua importante atuação na difusão do livro.

Até o momento, a rede social para apaixonados por livros conta com mais de 4 milhões de leitores. O Skoob funciona como uma espécie de estante virtual, possibilitando ao usuário organizar suas leituras e marcando quais livros já leu, deseja ler, está lendo, abandonou, entre outras opções que acabam sendo interessantes, seja por causa de questões pessoais, ajudando com a interatividade e construções de relacionamentos ou para empresas, profissionais do mercado livreiro e escritores que procuram entender melhor os hábitos de leitura do brasileiro.


Em post publicado no blog oficial do Skoob, uma das cofundadoras, Viviane Lordello comentou que a rede social foi criada no início de 2009, quando um grupo de amigos queria compartilhar suas leituras e experiências por meio de um site. Antes de ter um espaço próprio, os organizadores se reuniam de forma virtual e presencial por meio do Orkut. Um dos fundadores é o analista de sistemas e desenvolvedor Lindenberg Moreira. Atualmente, além de poder acessar pelo navegador, o Skoob conta com aplicativo para smartphones que rodam os sistemas operacionais Android e iOs.

Construída de forma colaborativa, os leitores da plataforma de livros ajudaram com o seu crescimento, cadastrando as obras e informações, bem como recomendando e votando nos seus livros favoritos. Além de servir como uma estante online, no Skoob é possível participar de sorteios de livros, fazer trocas de livros, conhecer novos leitores, divulgar suas opiniões e resenhas (compartilhar textos e vídeos publicados no Youtube relacionados ao universo literário), trocar mensagens e comentários, acompanhar páginas de editoras e de seus autores favoritos e mais recentemente, possibilitando seguir booktubers.

Sou suspeito. Adoro o Skoob! Sou um daqueles leitores que usa a rede social quase todos os dias. Não abro mão de anotar minhas leituras na agenda, mas confesso que ter uma ferramenta como essa faz toda diferença. Também mantenho uma página de autor – outra função bem interessante para quem deseja se aproximar dos leitores que estão presentes na plataforma. Seria bacana se o Skoob fizesse como o concorrente internacional Goodreads e mesclasse o perfil de autor com o perfil pessoal, quando é o caso do usuário que usa as duas funcionalidades. Ia se tornar mais prático e também mais visível, afinal, todo escritor é também leitor e muitos gostam de ficar por dentro de indicações de leituras de seus ídolos.

Assim como o Wattpad tem revolucionado o universo das histórias ao longo dos seus dez anos, o Skoob transformou a vida de milhões de leitores brasileiros. Parabéns ao Skoob pelos 8 anos! Que venham muitos outros.

Para quem tem curiosidade sobre a origem do Skoob, confira essas entrevistas com um dos fundadores da maior rede social para leitores do Brasil, Lindenberg Moreira:

http://biblioo.info/skoob-lindenberg-moreira/

https://anicabitten.wordpress.com/2010/05/21/10-perguntas-e-meia-para-lindenberg-moreira/
***
E você, já faz parte do Skoob? Me adicione: https://www.skoob.com.br/usuario/270902

Comentários

Mais lidas da semana