Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Tempo de Cura – Monja Coen

O livro Tempo de Cura , da autora Monja Coen , está repleto de reflexões e foi escrito no período da Pandemia de Covid-19, no período em que o Brasil e o resto do mundo estava lidando com questões como o isolamento social e o uso de máscaras respiratórias, bem como com pessoas que se negavam a seguir as orientações de saúde pública. O livro foi publicado pela editora Academia , em 2021. Compre o livro: https://amzn.to/3PiBtFO Em um período difícil, no qual as pessoas tiveram que lidar com a solidão, doenças e mortes, o livro escrito pela Monja Coen serviu como bálsamo para acalmar os corações e mentes – e pode ser lido até nos dias atuais, pois nunca estamos completamente imunes a passar por uma próxima pandemia e a doença permanece causando impactos para a saúde da população.  Compartilhando suas primeiras experiências com o zen e a meditação, Monja Coen é certeira em falar sobre a importância da paz e da cura e da preocupação com o bem-estar coletivo, dando como exemplo as orientaçõe

Skoob: Rede social brasileira para leitores completa 8 anos

Neste mês de janeiro, a maior rede social para leitores do Brasil, Skoob, completou 8 anos. A informação foi divulgada na página do Facebook da plataforma. Criada com a missão de socializar e incentivar o hábito da leitura, em dezembro de 2016, a ferramenta ganhou o Prêmio IPL – Retratos da Leitura, na categoria Cadeia Produtiva, realizado pelo Instituto Pró-Livro, por causa de sua importante atuação na difusão do livro.

Até o momento, a rede social para apaixonados por livros conta com mais de 4 milhões de leitores. O Skoob funciona como uma espécie de estante virtual, possibilitando ao usuário organizar suas leituras e marcando quais livros já leu, deseja ler, está lendo, abandonou, entre outras opções que acabam sendo interessantes, seja por causa de questões pessoais, ajudando com a interatividade e construções de relacionamentos ou para empresas, profissionais do mercado livreiro e escritores que procuram entender melhor os hábitos de leitura do brasileiro.


Em post publicado no blog oficial do Skoob, uma das cofundadoras, Viviane Lordello comentou que a rede social foi criada no início de 2009, quando um grupo de amigos queria compartilhar suas leituras e experiências por meio de um site. Antes de ter um espaço próprio, os organizadores se reuniam de forma virtual e presencial por meio do Orkut. Um dos fundadores é o analista de sistemas e desenvolvedor Lindenberg Moreira. Atualmente, além de poder acessar pelo navegador, o Skoob conta com aplicativo para smartphones que rodam os sistemas operacionais Android e iOs.

Construída de forma colaborativa, os leitores da plataforma de livros ajudaram com o seu crescimento, cadastrando as obras e informações, bem como recomendando e votando nos seus livros favoritos. Além de servir como uma estante online, no Skoob é possível participar de sorteios de livros, fazer trocas de livros, conhecer novos leitores, divulgar suas opiniões e resenhas (compartilhar textos e vídeos publicados no Youtube relacionados ao universo literário), trocar mensagens e comentários, acompanhar páginas de editoras e de seus autores favoritos e mais recentemente, possibilitando seguir booktubers.

Sou suspeito. Adoro o Skoob! Sou um daqueles leitores que usa a rede social quase todos os dias. Não abro mão de anotar minhas leituras na agenda, mas confesso que ter uma ferramenta como essa faz toda diferença. Também mantenho uma página de autor – outra função bem interessante para quem deseja se aproximar dos leitores que estão presentes na plataforma. Seria bacana se o Skoob fizesse como o concorrente internacional Goodreads e mesclasse o perfil de autor com o perfil pessoal, quando é o caso do usuário que usa as duas funcionalidades. Ia se tornar mais prático e também mais visível, afinal, todo escritor é também leitor e muitos gostam de ficar por dentro de indicações de leituras de seus ídolos.

Assim como o Wattpad tem revolucionado o universo das histórias ao longo dos seus dez anos, o Skoob transformou a vida de milhões de leitores brasileiros. Parabéns ao Skoob pelos 8 anos! Que venham muitos outros.

Para quem tem curiosidade sobre a origem do Skoob, confira essas entrevistas com um dos fundadores da maior rede social para leitores do Brasil, Lindenberg Moreira:

http://biblioo.info/skoob-lindenberg-moreira/

https://anicabitten.wordpress.com/2010/05/21/10-perguntas-e-meia-para-lindenberg-moreira/
***
E você, já faz parte do Skoob? Me adicione: https://www.skoob.com.br/usuario/270902

Comentários

Mais lidas da semana