Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Wattpad completa 10 anos com mais de 45 milhões de leitores

Neste mês de novembro, o Wattpad completou 10 anos. Criado por Allen Lau e Ivan Yuen, em 2006, a plataforma online para escritores e leitores é uma das mais usadas do mundo. Segundo informações do blog oficial do Wattpad, nos dias atuais, o Wattpad já levou 45 milhões de pessoas a conhecerem histórias que, muitas vezes, só podem ser encontradas originalmente no aplicativo.

No post de comemoração dos 10 anos de Wattpad, a equipe do aplicativo móvel conta que o Wattpad era só uma ideia rabiscada no guardanapo. Os fundadores viram o potencial da experiência leitura em dispositivos móveis, bem como o crescimento de redes sociais e da popularização da produção de conteúdo por usuários. E a aposta deles foi certeira.


“Hoje, mais de 90% do tráfico do Wattpad vem de aparelhos móveis. As pessoas não só leem em seus celulares, como também escrevem romances e criam capas de livros”, afirma a equipe do Wattpad.

Desde histórias e livros sobre assuntos que estão fazendo sucesso nos dias atuais até personagens e enredos que são poucos explorados nos principais meios de comunicação, o Wattpad além de facilitar o compartilhamento de diferentes textos, vozes e pontos de vista, também acaba possibilitando uma experiência positiva para escritores iniciantes e amadores.

O Wattpad está expandindo. Neste mesmo ano, eles lançaram o Wattpad Studios com a proposta de levar suas histórias mais envolventes para um público maior por meio de parcerias com produtores de filmes, de programas de televisão, séries digitais e publicação de livros com o mercado editorial. Importante ressaltar que essas parcerias ainda estão acontecendo fora do Brasil e por aqui, as coisas ainda estão engatinhando.

A cada ano, o aplicativo do Wattpad traz novos recursos úteis tanto para escritores quanto  para os leitores, como os comentários em linhas, possibilitando comentar passagens favoritas; recursos multimídia, adicionar imagens, GIFs e vídeos dentro da história; mensagem para os leitores; arte com trechos das histórias; votações; dados analíticos para que autores possam entender como atrair mais fãs para seus livros, entre outras novidades.

Uma das propostas tentadoras do Wattpad e que ainda não está disponível no Brasil é o Wattpad Futures, possibilitando aos contadores de histórias ganharem dinheiro fazendo o que gostam, ao adicionar anúncios entre os capítulos do livro.

Segundo informações do Wattpad, existem mais de 300 milhões de histórias publicadas na plataforma. Um dos desafios da equipe é a de usar os dados ao seu favor, para ajudar a encontrar conteúdos com potencial para as indústrias do entretenimento e do livro.

Entre os escritores do Wattpad que fazem parte do seu programa de aceleramento e se destacaram na plataforma estão Anna Tood, Rebecca Sky, Apryl Baker, Edward Mullen, Whitney Grandison, Sally Slater e Triccia Cruz.

Entre as últimas parcerias fechadas pelo Wattpad estão empresas de canais televisivos, como a Universal Cable Productions e a TNT (concurso de histórias de terror).

No Brasil, alguns escritores que se destacaram com histórias no Wattpad estão colhendo bons resultados, como o Felipe Sali, autor do livro Mais Leve Que o Ar, que terá sua obra publicada pela editora Lote 42, Rô Mierling, com seu livro Diário de uma Escrava, que vai ser lançado pela editora DarkSide Books, entre outros autores que fecharam parcerias com editoras tradicionais ou decidiram apostar na publicação independente por meio de plataformas, como a Kindle Direct Publishing da Amazon.

Quer ficar por dentro das novidades do Wattpad? Confira esses posts do blog oficial:

https://blog.wattpad.com/2016/11/11/happy-birthday-wattpad/

https://blog.wattpad.com/2016/11/16/10-things-to-love-about-wattpad/

https://blog.wattpad.com/2016/08/17/writers-can-earn-cash-with-in-story-ads-on-wattpad/

https://blog.wattpad.com/2016/11/21/changing-the-face-of-entertainment/

https://blog.wattpad.com/2015/09/15/wattpad-introduces-wattpad-stars-to-support-viral-writers-and-jumpstart-careers/ 
***
Gosta de livros de fantasia juvenis? Conheça O Círculo, o primeiro livro da série Os Bruxos de São Cipriano, disponível para leitura gratuita no Wattpad. No momento, estou escrevendo o segundo livro da série, intitulado O Livro. Me siga no Wattpad (@BenOliveira) e confira outras histórias!

Comentários

Mais lidas da semana