Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Tempo de Cura – Monja Coen

O livro Tempo de Cura , da autora Monja Coen , está repleto de reflexões e foi escrito no período da Pandemia de Covid-19, no período em que o Brasil e o resto do mundo estava lidando com questões como o isolamento social e o uso de máscaras respiratórias, bem como com pessoas que se negavam a seguir as orientações de saúde pública. O livro foi publicado pela editora Academia , em 2021. Compre o livro: https://amzn.to/3PiBtFO Em um período difícil, no qual as pessoas tiveram que lidar com a solidão, doenças e mortes, o livro escrito pela Monja Coen serviu como bálsamo para acalmar os corações e mentes – e pode ser lido até nos dias atuais, pois nunca estamos completamente imunes a passar por uma próxima pandemia e a doença permanece causando impactos para a saúde da população.  Compartilhando suas primeiras experiências com o zen e a meditação, Monja Coen é certeira em falar sobre a importância da paz e da cura e da preocupação com o bem-estar coletivo, dando como exemplo as orientaçõe

Wattpad: Estatísticas de leitura ajudam autores a conquistar mais leitores

Há alguns meses comecei a prestar mais atenção no Wattpad. O aplicativo para escritores profissionais e amadores e para leitores interessados em livros online grátis tem vários recursos que são úteis para quem publica suas narrativas na internet e deseja conhecer melhor a sua audiência. Tenho aprendido mais sobre esta ferramenta seja como autor e leitor, interagindo com outros escritores e pela disponibilização de conteúdo oficial do Wattpad.



Desde que a internet começou a se popularizar pelo mundo a relação com a leitura passou por algumas transformações: ebooks de obras em domínio público foram disponibilizadas por usuários e bibliotecas eletrônicas, livros foram escaneados, transcritos e pirateados, autores criaram sites para compartilhar seus próprios textos, bem como passaram a utilizar grupos, comunidades e redes sociais para se conectarem com seus leitores.

Segundo informações disponíveis no site do Wattpad, as pessoas passam em média 13 bilhões de minutos por mês no aplicativo, com uma média de 40 milhões de usuários ativos por mês e mais de 150 milhões de histórias compartilhadas. Com principal foco no mobile (90% da atividade é feita por dispositivos móveis), o app não para de crescer e atualmente suporta mais de 50 idiomas. Números que não podem ser ignorados para quem deseja ficar por dentro do universo dos livros digitais.

No Wattpad é possível publicar textos de diferentes gêneros literários e temáticas. No entanto, algo observável no aplicativo de livros online é que as narrativas seriais costumam ter mais interação do que textos mais curtos. Escritores de ficção, por exemplo, podem analisar o comportamento do público-leitor e descobrirem como as reviravoltas da trama tem influenciado a leitura. Os leitores estão voltando para ler mais? Os leitores estão comentando e votando mais em quais capítulos? Há uma série de perguntas que o autor pode se fazer

Vamos ao que interessa... Como as estatísticas do Wattpad podem ser úteis para o leitor?

Interação:

1) Leitores Únicos (Unique Readers): Com o gráfico de leitores únicos, é possível saber quantas pessoas estão lendo o seu livro por dia. Os dados são importantes, pois ajuda o autor a distinguir do total de leitores e a entender, por exemplo, quais dias tiveram maior índice de leitura, se tem relação com a publicação de capítulos novos ou não

2) Votos: As estrelas que os leitores dão para cada capítulo / história são uma maneira interessante de entender quais são as partes favoritas do leitor. Nem todo leitor interrompe a leitura para votar, já que alguns acabam se empolgando com a leitura e querem saber logo o que acontece, mas é possível perceber, por exemplo, que os capítulos com mais reviravoltas e que gera mais expectativas no leitor, geralmente, estão entre os favoritos. É uma ótima forma do autor ver se alguns pontos da história estão monótonos, o que pode ser melhorado e/ou cortado e como fazer para que os outros capítulos reconquistem os leitores.

3) Comentários: Das formas de interação, talvez os comentários sejam os mais úteis, pois é uma ótima oportunidade do autor e leitor se conectarem. A partir dos comentários, é possível perceber quais personagens despertam mais empatia, acompanhar se a trama está agradando, construir uma história interativa, desenvolver relacionamentos e inúmeras outras formas de feedback que podem ajudar escritores.


Público-leitor: 

Idade: Descobrir qual é a idade dos seus leitores é um ótimo indicador. Se a sua história é voltada para o público-jovem, por exemplo, é interessante que você saiba adequar a linguagem e introduza elementos nas histórias que gerem maior identificação – detalhes que fazem a diferença, como referências culturais. O gráfico traz as seguintes faixas etárias: 13 a 18 anos; 18 a 25 anos; 25 a 35 anos; 35 a 45 anos; Mais de 45 Anos e Privado.

Gênero: O gênero também pode fazer diferença para o autor analisar, principalmente se ele escreve histórias voltadas para determinadas temáticas. Existe uma literatura feminina? Existe uma literatura masculina? Questões polêmicas que não vou entrar neste texto, mas esses números podem ser úteis para os escritores quando precisam apresentar dados para os publishers, por exemplo, e desenvolver estratégias de marketing. A escritora mato-grossense Camila Moreira começou a publicar os capítulos do seu livro O Amor Não Tem Leis através do Wattpad, depois lançou em eBook na Amazon Brasil e acabou sendo publicada pelo selo Suma de Letras, da Editora Objetiva, em 2014.

Quanto mais informações o autor tiver sobre o seu público-leitor, maior for a sua plataforma (contatos não só no Wattpad, mas em diversas redes sociais – online e offline), maiores são as suas chances de ser publicado e ter sucesso de vendas. É algo que tem pesado muito nos dias atuais, como é possível notar o interesse em muitas editoras de apostar em livros escritos por vlogueiros.

País: Se a sua história está escrita em português brasileiro, o número maior de leitores certamente será do Brasil, entre outros países em que o português é o idioma oficial. Porém, nada impede que você tenha leitores que morem em outros países. Para idiomas com mais falantes em outras partes do mundo, como o inglês, as estatísticas são muito importantes para o autor, além de possibilitar maior alcance e maiores oportunidades de ser publicado por casas editoriais. A autora Lilian Carmine, pseudônimo de Bruna Brito, por exemplo, é brasileira e escreveu uma trilogia chamada The Lost Boys que foi publicada no Reino Unido pela editora Random House, em 2013, e no Brasil pela Editora Leya.


À medida que o Wattpad ganha mais espaço pelo mundo, mais oportunidades estão surgindo para escritores. Recentemente, algumas empresas passaram a apostar em autores para criar histórias e interagir com o público, como a Sony Pictures que patrocinou uma fanfiction de zumbis para ajudar a promover o filme Orgulho e Preconceito e Zumbis. O Wattpad é uma prova de que os livros digitais não vieram para competir com os livros impressos, mas para complementar – como a utilização de recursos interativos e multimidiáticos, transformando a relação da tríade da literatura: obra, autor e leitor.

Espero que empresas do Brasil sigam o exemplo e passem a apostar também nos autores nacionais. O aplicativo de livros grátis mostra a importância dos escritores se atualizarem sobre as diferentes plataformas de publicação e pode ser uma luz para entrar no concorrido mercado editorial brasileiro, agilizando um processo que muitas vezes é demorado e frustrante.

Leia livros online de graça e compartilhe suas histórias. Visite o site do Wattpad e/ou faça o download do aplicativo para seu celular ou tablet: https://www.wattpad.com/

Gostou? Comente e compartilhe!

***

Conheça o meu livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol. 1)

Comentários

  1. Saudações!
    Por favor, sane minha dúvida. No Wattpad há uma maneira de ler livros escritos em outros idiomas? Digo, outro idioma que não o de sua língua materna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olà, Anônimo! Tem, sim. Existem histórias em mais de 50 idiomas! Ou seja, é uma ótima oportunidade de praticar as habilidades de leitura e se entreter com histórias.
      Abraços

      Excluir
  2. O ranking faz alguma diferença nisso tudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ranking ajuda a dar mais visibilidade e pode atrair mais leitores, despertando a curiosidade deles.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana