Pular para o conteúdo principal

Destaques

Murder By The Coast: Documentário espanhol da Netflix sobre casos de jovens assassinadas traz dilemas éticos

Murder By The Coast (Homicídio na Costa do Sol/El caso Wanninkhof - Carabantes) é um ótimo documentário de crimes para quem deseja entender os impactos do julgamento antecipado pela imprensa sobre casos mal investigados, influenciando a opinião pública, quando só existem indícios, mas nenhuma prova. Lançado pela Netflix em 2021, o filme espanhol foi dirigido por Tània Balló e roteirizado por Gonzalo Berger . Em mais de 20 anos, muita coisa mudou no mundo. Mas há outras que ainda servem como ótimo exemplo de erros e acertos, especialmente no que diz respeito aos casos criminais, opiniões públicas, preconceitos e faltas de evidências. O documentário traz o caso da adolescente Rocío Wanninkhof que foi assassinada em 1999 e na ansiedade para encontrar um culpado, diante da falta de informações concretas, tudo toma um rumo que se fossem contar, poderiam jurar que se trata de um enredo de ficção. Os depoimentos de profissionais envolvidos ou que estudaram o caso só enriquecem o documentári

Skoob: Booktubers ganham espaço na rede social para leitores brasileiros

Considerada a maior rede social para leitores do Brasil, o Skoob lançou no final de agosto de 2016, durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, uma ferramenta para Booktubers. Para os usuários da plataforma, já era possível adicionar vídeos relacionados aos livros cadastrado na estante virtual, mas agora eles estão reunidos em uma página própria.

Os vídeos cadastrados por booktubers ficam reunidos em sua página, que é vinculada ao perfil pessoal no Skoob. Com o crescimento de leitores usando o Youtube para compartilhar suas opiniões sobre livros, livros que já leu ou pretende ler, além de bate-papos com escritores, a estratégia de reunir esses vídeos acaba sendo uma forma de manter os usuários mais tempo dentro da rede social e possibilitando interagir melhor com o conteúdo produzido por amigos, colegas e conhecidos ou por meio da ferramenta de busca.



Assim como youtubers são considerados influenciadores digitais, os booktubers estão aos poucos conquistando mais espaço no Brasil. Confira trecho do post publicado no blog do Skoob sobre o lançamento da ferramenta de vídeos sobre livros:

“Muitos booktubers estão ganhando mais visibilidade e provocando mudanças no mercado literário. Afinal, fora do Brasil, algumas editoras já identificaram esse potencial e estão patrocinando alguns deles. Por aqui a coisa está indo pelo mesmo caminho” 

O próprio Skoob ressaltou no blog a importância de valorizar a produção de conteúdo, pois além do tempo para gravar e editar os vídeos, muitos booktubers levam horas para ler e preparar o que vão falar sobre os livros. Só recentemente comecei a gravar vídeos para o canal do blog, mas além dos vídeos, escrever resenhas de livros também pode ser bem trabalhoso – é algo que consome muito tempo e energia e nem sempre tem o retorno esperado.

Para quem gosta de interagir com outros leitores no Skoob, a ferramenta facilitou este contato, além de ajudar a dar mais visibilidade para quem produz conteúdo sobre livros. Em um país com um baixo índice de leitura, além de muitas vezes ser solitário por não encontrar outras pessoas que gostem de ler e tenham gostos parecidos, é interessante essa troca de informações e experiências sobre obras literárias, pois acaba sendo uma maneira de incentivar a leitura para os brasileiros.

Além de ser uma boa oportunidade de canais literários alcançarem mais espectadores, pode ser mais uma chance para autores interagirem com seus leitores, seja através de comentários nos vídeos sobre seus livros ou gravando seus próprios vídeos para apresentar suas obras.

Para acessar a ferramenta de Booktubers do Skoob, acesse o link: https://www.skoob.com.br/booktubers 

PS: Para quem gosta de participar dos sorteios de cortesias de livros no Skoob, a página também foi reformulada.

Os vídeos do canal do Blog do Ben Oliveira já estão disponíveis no Skoob também! 

O que você achou da nova ferramenta do Skoob? Gostou?
***
Não perca o último vídeo publicado no canal do Blog do Ben Oliveira:

Comentários

Mais lidas da semana