Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Skoob: Booktubers ganham espaço na rede social para leitores brasileiros

Considerada a maior rede social para leitores do Brasil, o Skoob lançou no final de agosto de 2016, durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, uma ferramenta para Booktubers. Para os usuários da plataforma, já era possível adicionar vídeos relacionados aos livros cadastrado na estante virtual, mas agora eles estão reunidos em uma página própria.

Os vídeos cadastrados por booktubers ficam reunidos em sua página, que é vinculada ao perfil pessoal no Skoob. Com o crescimento de leitores usando o Youtube para compartilhar suas opiniões sobre livros, livros que já leu ou pretende ler, além de bate-papos com escritores, a estratégia de reunir esses vídeos acaba sendo uma forma de manter os usuários mais tempo dentro da rede social e possibilitando interagir melhor com o conteúdo produzido por amigos, colegas e conhecidos ou por meio da ferramenta de busca.



Assim como youtubers são considerados influenciadores digitais, os booktubers estão aos poucos conquistando mais espaço no Brasil. Confira trecho do post publicado no blog do Skoob sobre o lançamento da ferramenta de vídeos sobre livros:

“Muitos booktubers estão ganhando mais visibilidade e provocando mudanças no mercado literário. Afinal, fora do Brasil, algumas editoras já identificaram esse potencial e estão patrocinando alguns deles. Por aqui a coisa está indo pelo mesmo caminho” 

O próprio Skoob ressaltou no blog a importância de valorizar a produção de conteúdo, pois além do tempo para gravar e editar os vídeos, muitos booktubers levam horas para ler e preparar o que vão falar sobre os livros. Só recentemente comecei a gravar vídeos para o canal do blog, mas além dos vídeos, escrever resenhas de livros também pode ser bem trabalhoso – é algo que consome muito tempo e energia e nem sempre tem o retorno esperado.

Para quem gosta de interagir com outros leitores no Skoob, a ferramenta facilitou este contato, além de ajudar a dar mais visibilidade para quem produz conteúdo sobre livros. Em um país com um baixo índice de leitura, além de muitas vezes ser solitário por não encontrar outras pessoas que gostem de ler e tenham gostos parecidos, é interessante essa troca de informações e experiências sobre obras literárias, pois acaba sendo uma maneira de incentivar a leitura para os brasileiros.

Além de ser uma boa oportunidade de canais literários alcançarem mais espectadores, pode ser mais uma chance para autores interagirem com seus leitores, seja através de comentários nos vídeos sobre seus livros ou gravando seus próprios vídeos para apresentar suas obras.

Para acessar a ferramenta de Booktubers do Skoob, acesse o link: https://www.skoob.com.br/booktubers 

PS: Para quem gosta de participar dos sorteios de cortesias de livros no Skoob, a página também foi reformulada.

Os vídeos do canal do Blog do Ben Oliveira já estão disponíveis no Skoob também! 

O que você achou da nova ferramenta do Skoob? Gostou?
***
Não perca o último vídeo publicado no canal do Blog do Ben Oliveira:

Comentários

Mais lidas da semana