Pessoas não eram produtos para fazer um recall quando agiam de forma diferente do esperado. Entre as expectativas e a realidade existia uma distância gigantesca. Às vezes, tudo o que bastava era um dia para que corações percam a sincronia – e uma vez que seus ritmos desalinhavam, era difícil fazê-los baterem ao mesmo tempo. Talvez o segredo estivesse em não se importar tanto com o que não poderíamos controlar. Talvez ficar sem sincronia fazia parte do processo. Talvez aceitar que nada será como foi antes. Sabia que colocava um peso insustentável no outro e precisava buscar sua própria felicidade. Sabia que, às vezes, a distância era o melhor para os dois, ainda que fosse difícil para o coração aceitar. Havia uma tentação de devolver a pessoa até que ela volte como costumava ser, mas não poderíamos controlar pessoas. Não, tudo o que poderíamos fazer era aceitar. Aceitar que muitas vezes precisamos aceitar as coisas como elas são e de que não há nada a fazer, ninguém virá nos salvar de n...
Skoob: Booktubers ganham espaço na rede social para leitores brasileiros
Considerada a maior rede social para leitores do Brasil, o Skoob lançou no final de agosto de 2016, durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, uma ferramenta para Booktubers. Para os usuários da plataforma, já era possível adicionar vídeos relacionados aos livros cadastrado na estante virtual, mas agora eles estão reunidos em uma página própria.
Os vídeos cadastrados por booktubers ficam reunidos em sua página, que é vinculada ao perfil pessoal no Skoob. Com o crescimento de leitores usando o Youtube para compartilhar suas opiniões sobre livros, livros que já leu ou pretende ler, além de bate-papos com escritores, a estratégia de reunir esses vídeos acaba sendo uma forma de manter os usuários mais tempo dentro da rede social e possibilitando interagir melhor com o conteúdo produzido por amigos, colegas e conhecidos ou por meio da ferramenta de busca.
Assim como youtubers são considerados influenciadores digitais, os booktubers estão aos poucos conquistando mais espaço no Brasil. Confira trecho do post publicado no blog do Skoob sobre o lançamento da ferramenta de vídeos sobre livros:
“Muitos booktubers estão ganhando mais visibilidade e provocando mudanças no mercado literário. Afinal, fora do Brasil, algumas editoras já identificaram esse potencial e estão patrocinando alguns deles. Por aqui a coisa está indo pelo mesmo caminho”
O próprio Skoob ressaltou no blog a importância de valorizar a produção de conteúdo, pois além do tempo para gravar e editar os vídeos, muitos booktubers levam horas para ler e preparar o que vão falar sobre os livros. Só recentemente comecei a gravar vídeos para o canal do blog, mas além dos vídeos, escrever resenhas de livros também pode ser bem trabalhoso – é algo que consome muito tempo e energia e nem sempre tem o retorno esperado.
Para quem gosta de interagir com outros leitores no Skoob, a ferramenta facilitou este contato, além de ajudar a dar mais visibilidade para quem produz conteúdo sobre livros. Em um país com um baixo índice de leitura, além de muitas vezes ser solitário por não encontrar outras pessoas que gostem de ler e tenham gostos parecidos, é interessante essa troca de informações e experiências sobre obras literárias, pois acaba sendo uma maneira de incentivar a leitura para os brasileiros.
Além de ser uma boa oportunidade de canais literários alcançarem mais espectadores, pode ser mais uma chance para autores interagirem com seus leitores, seja através de comentários nos vídeos sobre seus livros ou gravando seus próprios vídeos para apresentar suas obras.