Quando eu comecei a parar de fumar cigarro, a primeira coisa que eu tinha em mente era a de que não queria ser o tipo de pessoa que fica contando com frequência há quanto tempo estava sem fumar, até me dar conta da importância disso, pelo menos no início. Aos dois meses sem fumar cigarro, a tentação e a fissura diminuem, tornando mais fácil de lidar com a ausência da nicotina. No início, é normal que haja um estranhamento do horário em que costumava fumar agora estar sendo usado para outra coisa, mas com o passar do tempo, as coisas melhoram. Ao mesmo tempo em que não via a importância de contar o tempo sem cigarro, uma parte de mim não acreditava que conseguiria ficar tanto tempo sem cigarro, como se fosse ficar preso em um constante ciclo de recaídas, mas a verdade era que havia conseguido e tinha como plano continuar longe do cigarro. Então, sim, depois de um tempo sem o cigarro e a nicotina, as coisas realmente melhoram, não é só algo que dizem para inspirar a pessoa a não desi...
Skoob: Booktubers ganham espaço na rede social para leitores brasileiros
Considerada a maior rede social para leitores do Brasil, o Skoob lançou no final de agosto de 2016, durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, uma ferramenta para Booktubers. Para os usuários da plataforma, já era possível adicionar vídeos relacionados aos livros cadastrado na estante virtual, mas agora eles estão reunidos em uma página própria.
Os vídeos cadastrados por booktubers ficam reunidos em sua página, que é vinculada ao perfil pessoal no Skoob. Com o crescimento de leitores usando o Youtube para compartilhar suas opiniões sobre livros, livros que já leu ou pretende ler, além de bate-papos com escritores, a estratégia de reunir esses vídeos acaba sendo uma forma de manter os usuários mais tempo dentro da rede social e possibilitando interagir melhor com o conteúdo produzido por amigos, colegas e conhecidos ou por meio da ferramenta de busca.
Assim como youtubers são considerados influenciadores digitais, os booktubers estão aos poucos conquistando mais espaço no Brasil. Confira trecho do post publicado no blog do Skoob sobre o lançamento da ferramenta de vídeos sobre livros:
“Muitos booktubers estão ganhando mais visibilidade e provocando mudanças no mercado literário. Afinal, fora do Brasil, algumas editoras já identificaram esse potencial e estão patrocinando alguns deles. Por aqui a coisa está indo pelo mesmo caminho”
O próprio Skoob ressaltou no blog a importância de valorizar a produção de conteúdo, pois além do tempo para gravar e editar os vídeos, muitos booktubers levam horas para ler e preparar o que vão falar sobre os livros. Só recentemente comecei a gravar vídeos para o canal do blog, mas além dos vídeos, escrever resenhas de livros também pode ser bem trabalhoso – é algo que consome muito tempo e energia e nem sempre tem o retorno esperado.
Para quem gosta de interagir com outros leitores no Skoob, a ferramenta facilitou este contato, além de ajudar a dar mais visibilidade para quem produz conteúdo sobre livros. Em um país com um baixo índice de leitura, além de muitas vezes ser solitário por não encontrar outras pessoas que gostem de ler e tenham gostos parecidos, é interessante essa troca de informações e experiências sobre obras literárias, pois acaba sendo uma maneira de incentivar a leitura para os brasileiros.
Além de ser uma boa oportunidade de canais literários alcançarem mais espectadores, pode ser mais uma chance para autores interagirem com seus leitores, seja através de comentários nos vídeos sobre seus livros ou gravando seus próprios vídeos para apresentar suas obras.