Pular para o conteúdo principal

Destaques

Dois meses sem fumar cigarro

Quando eu comecei a parar de fumar cigarro, a primeira coisa que eu tinha em mente era a de que não queria ser o tipo de pessoa que fica contando com frequência há quanto tempo estava sem fumar, até me dar conta da importância disso, pelo menos no início. Aos dois meses sem fumar cigarro, a tentação e a fissura diminuem, tornando mais fácil de lidar com a ausência da nicotina. No início, é normal que haja um estranhamento do horário em que costumava fumar agora estar sendo usado para outra coisa, mas com o passar do tempo, as coisas melhoram. Ao mesmo tempo em que não via a importância de contar o tempo sem cigarro, uma parte de mim não acreditava que conseguiria ficar tanto tempo sem cigarro, como se fosse ficar preso em um constante ciclo de recaídas, mas a verdade era que havia conseguido e tinha como plano continuar longe do cigarro. Então, sim, depois de um tempo sem o cigarro e a nicotina, as coisas realmente melhoram, não é só algo que dizem para inspirar a pessoa a não desi...

Infográfico: Como Leitores Podem Apoiar seus Escritores Favoritos

A internet tem transformado a maneira que os leitores interagem com seus autores favoritos. Escritores com uma forte plataforma de leitores têm mostrado a força das mídias sociais, seja por meio de plataformas de escrita e leitura, como o Wattpad, blogs, Tumblr e colunas em revistas literárias online ou por cativarem seus públicos em diferentes espaços, como Facebook, Twitter e Instagram. 

Muitos leitores têm interesse em ver livros publicados de escritores nacionais, porém nem sempre acontece pela provável falta de potencial comercial e se não há demanda ou viabilidade, dificilmente as editoras investem nesses originais. A internet tem ajudado a quebrar essa barreira cada vez mais, demonstrando que os leitores leriam livros impressos de seus autores brasileiros favoritos, mesmo que já tenham lido a história antes na internet e/ou que comprariam outras obras literárias e continuações. 

Seja publicado por uma editora tradicional, editoras prestadoras de serviço, ferramentas de publicação por demanda, como o Kindle Direct Publishing da Amazon e Clube de Autores ou investindo na autopublicação e impressão em gráficas, o apoio dos leitores é fundamental na jornada do escritor. Nem sempre fica claro para os leitores a importância deles, especialmente no nosso cenário nacional, no qual o consumo de livros estrangeiros é maior do que de livros nacionais. Uma simples chamada de ação (call-to-action), às vezes, faz toda diferença. Com uma simples pergunta ou pedido, por exemplo, você consegue saber se o leitor teria interesse em comprar seu livro impresso se fosse publicado (no caso de quem já publica somente na internet seja gratuitamente ou eBooks em lojas online).

Lembrar ao leitor que faz diferença votar, comentar, comprar, compartilhar, interagir e por aí vai, ações que têm sido bem feitas por produtores de conteúdo que estão ganhando cada vez mais espaço nas editoras, mas que muitas vezes são esquecidas por escritores. Se o leitor não se sente valorizado ou não entende como é a nossa realidade, por que ele vai se importar? O universo editorial é um mistério para vários escritores e mesmo entre escritores existem inúmeras divergências (alguns não entendem a importância dos direitos autorais/royalties para o escritor profissional). Muitos leitores têm uma visão hollywoodiana do que é ser escritor e alguns incentivam a pirataria, por exemplo, pois acham que não vai fazer diferença no bolso dos autores e editoras, já que o mesmo acontece com músicas, filmes e seriados por aqui. Uma simples ação pode desmistificar alguns assuntos.

Livros importam. Editoras importam. Escritores importam. Leitores importam. Livreiros importam. Blogueiros literários, booktubers, revisores, capistas, tradutores, editores etc. Todos são importantes no mercado dos livros. Redes sociais para amantes da leitura, como o Skoob e o Goodreads vieram para somar neste processo, aproximando pessoas do universo literário. Seja para viabilizar a publicação de livros, para apoiar autores já publicados e contribuir para que eles possam continuar escrevendo, escritores podem usar suas influências digitais.

Leitores, apoiem os autores de seus livros favoritos! Sem vocês, os livros não se tornariam realidade. Na literatura, o leitor é tão importante quanto o autor e a editora/plataforma de publicação.

Criei este infográfico para leitores que desejam apoiar seus escritores favoritos (nacionais ou internacionais). Confira abaixo:



O infográfico pode ser compartilhado, desde que a fonte não seja removida. Se você tem um blog e ficou interessado em colocar a imagem em algum post, fique à vontade. Se puder dar link para o blog, agradeço.

Gostou do infográfico? Compartilhe o post! 

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Mais lidas da semana