Pular para o conteúdo principal

Destaques

Our Blues: Drama coreano sobre vidas entrelaçadas na ilha de Jeju

Our Blues é um drama coreano que se passa na ilha de Jeju , onde as histórias de vidas, momentos felizes e tristes dos moradores estão entrelaçados. Lançada em 2022 , a série coreana ganhou o prêmio de melhor roteiro original pela Asian Academy Creative Awards . Temporariamente, o dorama está disponível na Netflix . Da infância à morte, diferentes momentos das vidas dos personagens são explorados ao longo de 20 episódios, especialmente o amor em suas várias formas e dores. Em uma comunidade onde todos sabem e se metem na vida uns dos outros, fica difícil para os moradores resolverem seus assuntos pessoais com privacidade e, seja pelo lado positivo ou negativo desta interferência, é interessante acompanhar como as histórias se desenrolam. Das amizades de longa data e das frágeis relações familiares, o roteiro revela o lado humano por trás dos personagens e como eles lidam com situações conflituosas para si mesmos que influenciam os outros ao seu redor, como os reencontros com os primeir

Infográfico: Como Leitores Podem Apoiar seus Escritores Favoritos

A internet tem transformado a maneira que os leitores interagem com seus autores favoritos. Escritores com uma forte plataforma de leitores têm mostrado a força das mídias sociais, seja por meio de plataformas de escrita e leitura, como o Wattpad, blogs, Tumblr e colunas em revistas literárias online ou por cativarem seus públicos em diferentes espaços, como Facebook, Twitter e Instagram. 

Muitos leitores têm interesse em ver livros publicados de escritores nacionais, porém nem sempre acontece pela provável falta de potencial comercial e se não há demanda ou viabilidade, dificilmente as editoras investem nesses originais. A internet tem ajudado a quebrar essa barreira cada vez mais, demonstrando que os leitores leriam livros impressos de seus autores brasileiros favoritos, mesmo que já tenham lido a história antes na internet e/ou que comprariam outras obras literárias e continuações. 

Seja publicado por uma editora tradicional, editoras prestadoras de serviço, ferramentas de publicação por demanda, como o Kindle Direct Publishing da Amazon e Clube de Autores ou investindo na autopublicação e impressão em gráficas, o apoio dos leitores é fundamental na jornada do escritor. Nem sempre fica claro para os leitores a importância deles, especialmente no nosso cenário nacional, no qual o consumo de livros estrangeiros é maior do que de livros nacionais. Uma simples chamada de ação (call-to-action), às vezes, faz toda diferença. Com uma simples pergunta ou pedido, por exemplo, você consegue saber se o leitor teria interesse em comprar seu livro impresso se fosse publicado (no caso de quem já publica somente na internet seja gratuitamente ou eBooks em lojas online).

Lembrar ao leitor que faz diferença votar, comentar, comprar, compartilhar, interagir e por aí vai, ações que têm sido bem feitas por produtores de conteúdo que estão ganhando cada vez mais espaço nas editoras, mas que muitas vezes são esquecidas por escritores. Se o leitor não se sente valorizado ou não entende como é a nossa realidade, por que ele vai se importar? O universo editorial é um mistério para vários escritores e mesmo entre escritores existem inúmeras divergências (alguns não entendem a importância dos direitos autorais/royalties para o escritor profissional). Muitos leitores têm uma visão hollywoodiana do que é ser escritor e alguns incentivam a pirataria, por exemplo, pois acham que não vai fazer diferença no bolso dos autores e editoras, já que o mesmo acontece com músicas, filmes e seriados por aqui. Uma simples ação pode desmistificar alguns assuntos.

Livros importam. Editoras importam. Escritores importam. Leitores importam. Livreiros importam. Blogueiros literários, booktubers, revisores, capistas, tradutores, editores etc. Todos são importantes no mercado dos livros. Redes sociais para amantes da leitura, como o Skoob e o Goodreads vieram para somar neste processo, aproximando pessoas do universo literário. Seja para viabilizar a publicação de livros, para apoiar autores já publicados e contribuir para que eles possam continuar escrevendo, escritores podem usar suas influências digitais.

Leitores, apoiem os autores de seus livros favoritos! Sem vocês, os livros não se tornariam realidade. Na literatura, o leitor é tão importante quanto o autor e a editora/plataforma de publicação.

Criei este infográfico para leitores que desejam apoiar seus escritores favoritos (nacionais ou internacionais). Confira abaixo:



O infográfico pode ser compartilhado, desde que a fonte não seja removida. Se você tem um blog e ficou interessado em colocar a imagem em algum post, fique à vontade. Se puder dar link para o blog, agradeço.

Gostou do infográfico? Compartilhe o post! 

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Comentários

  1. Parabéns! Arrasou no infográfico e na postagem. O mercado editorial seguirá para onde a demanda for direcionada. Como leitor indico os livros que gosto, os contos que me tocam de alguma forma e apoio os escritores nacionais (novos ou reconhecidos), pois compreendo o quão difícil é a carreira. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, TomoLiterário! Bom te ver por aqui. Gratidão pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado. Blogs literários, como o seu, fazem toda diferença. Tenho certeza de que cada autor deve ser grato pelo seu apoio. E que o mercado se abra para mais escritores nacionais. Seria até uma forma de movimentar mais dinheiro interno.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana