Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Entrevista com o caricaturista Oda Moura

Confira abaixo a entrevista com o caricaturista, blogueiro, designer e estudante de publicidade Odair Marcel Oliveira Moura, 20, morador de Araçatuba (SP). Para acessar o trabalho do Oda Moura, acesse o BlogOda.

Ben Oliveira: Oda, o que é a caricatura?

Oda Moura: Caricaturas são desenhos de pessoas com suas características exaltadas. É dado um maior destaque para o que mais chama atenção na pessoa, seja alguma qualidade, defeito ou expressão. Logo, não consigo definir se o que sorteio no blog são caricaturas. Porque o estilo que costumo desenhar não é esse.

Ben Oliveira: Há quanto tempo você faz caricaturas?

Oda Moura: Desenho desde criança, mas faz menos de um ano que faço caricaturas. Comecei porque um amigo me disse que eu não sabia fazê-las.

Ben Oliveira: Como funciona o processo de criação das suas caricaturas?

Oda Moura: Primeiramente, eu procuro ver na pessoa a característica que mais a identifica. É essa característica que vai fazer com que fique “a cara dela”. Não gosto de desenhar bocões e narigões como os caricaturistas costumam fazer.


Ben Oliveira: De onde surgiu a idéia de criar o BlogOda?

Oda Moura: Eu precisava fazer o seguinte: Não parar de desenhar. O BlogOda foi a maneira que eu encontrei de desenhar sempre, já que ilustro todas as postagens.

Ben Oliveira: Algumas de suas caricaturas foram entregues para pessoas famosas. Qual é a sensação de ter a sua arte reconhecida?

Oda Moura: Ver um famoso segurando a caricatura dele feita por mim é incrível. Mais que gratificante. É uma forma de ver que o que eu faço é legal, e que está dando certo.

Ben Oliveira: Quais conselhos você daria para quem quer seguir essa área?

Oda Moura: Acredite! Não importa o que seja, quem concorde, quem apóie. Faça o que te faz feliz, o que você gosta. Você mesmo é o responsável pelo seu sucesso, basta acreditar nele.

Ben Oliveira: Para finalizar, além de desenhar caricaturas de celebridades, em seu blog você desenha a de internautas. Como os internautas que estiverem lendo esta entrevista podem conseguir uma caricatura?

Oda Moura: A cada duas semanas eu faço um sorteio de caricaturas no blog. E agora passei a sortear camisetas com caricaturas dos famosos estampadas. É só acompanhar o BlogOda e participar.

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana