Pular para o conteúdo principal

Destaques

Rede Sombria: Documentários sobre o lado tenebroso da tecnologia

Tecnologia, poder e controle. Se você gosta de Black Mirror e outras histórias de ficção científica, sem dúvidas vai se interessar pela série de documentários Rede Sombria (Dark Net), criada por Mati Kochavi para o canal Showtime, disponível no momento no catálogo da Netflix Brasil.


A série de duas temporadas e um total de 16 episódios aborda diferentes maneiras que a tecnologia foi/será incorporada no nosso dia a dia e quais são/serão seus impactos positivos e negativos e o lado sombrio do universo digital.

Privacidade, polarização, redes sociais, reconhecimento facial, inteligência artificial, relacionamentos virtuais, biohackeamento, crimes cibernéticos, moderadores de conteúdos da internet, abusos policiais, lavagem cerebral, segurança, realidade virtual, entre outros assuntos são discutidos em Rede Sombria.

Ao mesmo tempo em que a internet e a tecnologia podem ser ótimas ferramentas, nas mãos de pessoas mal-intencionadas muitas questões éticas e criminais ainda devem ser discutid…

Entrevista com o caricaturista Oda Moura

Confira abaixo a entrevista com o caricaturista, blogueiro, designer e estudante de publicidade Odair Marcel Oliveira Moura, 20, morador de Araçatuba (SP). Para acessar o trabalho do Oda Moura, acesse o BlogOda.

Ben Oliveira: Oda, o que é a caricatura?

Oda Moura: Caricaturas são desenhos de pessoas com suas características exaltadas. É dado um maior destaque para o que mais chama atenção na pessoa, seja alguma qualidade, defeito ou expressão. Logo, não consigo definir se o que sorteio no blog são caricaturas. Porque o estilo que costumo desenhar não é esse.

Ben Oliveira: Há quanto tempo você faz caricaturas?

Oda Moura: Desenho desde criança, mas faz menos de um ano que faço caricaturas. Comecei porque um amigo me disse que eu não sabia fazê-las.

Ben Oliveira: Como funciona o processo de criação das suas caricaturas?

Oda Moura: Primeiramente, eu procuro ver na pessoa a característica que mais a identifica. É essa característica que vai fazer com que fique “a cara dela”. Não gosto de desenhar bocões e narigões como os caricaturistas costumam fazer.


Ben Oliveira: De onde surgiu a idéia de criar o BlogOda?

Oda Moura: Eu precisava fazer o seguinte: Não parar de desenhar. O BlogOda foi a maneira que eu encontrei de desenhar sempre, já que ilustro todas as postagens.

Ben Oliveira: Algumas de suas caricaturas foram entregues para pessoas famosas. Qual é a sensação de ter a sua arte reconhecida?

Oda Moura: Ver um famoso segurando a caricatura dele feita por mim é incrível. Mais que gratificante. É uma forma de ver que o que eu faço é legal, e que está dando certo.

Ben Oliveira: Quais conselhos você daria para quem quer seguir essa área?

Oda Moura: Acredite! Não importa o que seja, quem concorde, quem apóie. Faça o que te faz feliz, o que você gosta. Você mesmo é o responsável pelo seu sucesso, basta acreditar nele.

Ben Oliveira: Para finalizar, além de desenhar caricaturas de celebridades, em seu blog você desenha a de internautas. Como os internautas que estiverem lendo esta entrevista podem conseguir uma caricatura?

Oda Moura: A cada duas semanas eu faço um sorteio de caricaturas no blog. E agora passei a sortear camisetas com caricaturas dos famosos estampadas. É só acompanhar o BlogOda e participar.

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana