Pular para o conteúdo principal

Destaques

Terminar de processar as emoções

Processar as emoções era muito mais importante do que fingir que algo não aconteceu. Era reconhecer os próprios erros e acertos e se permitir sentir as coisas boas e ruins. Era tentador fingir que nada aconteceu. Mas também era imaturo, também era um sinal de que havia se desconectado do real e emoções não processadas voltariam de um jeito mais cedo ou mais tarde. Foi reconhecendo os dias bons, mas acima de tudo, sentindo os ruins. Foi deixando tudo para trás, consciente de que não havia mais nada para revisitar, não havia pontas soltas. Então, de tanto sentir tristeza, dúvida e medo, havia sentido intensamente as emoções de forma que elas já não cabiam mais dentro de si. Ia se despedindo das emoções negativas, das emoções positivas, e abrindo as portas para novas emoções chegarem. Tudo o que sabia era que ficar em negação não era a resposta que buscava. Os dias pareciam que nunca iam chegar ao fim, mas finalmente se sentia livre do fantasma do outro.

Entrevista com o caricaturista Oda Moura

Confira abaixo a entrevista com o caricaturista, blogueiro, designer e estudante de publicidade Odair Marcel Oliveira Moura, 20, morador de Araçatuba (SP). Para acessar o trabalho do Oda Moura, acesse o BlogOda.

Ben Oliveira: Oda, o que é a caricatura?

Oda Moura: Caricaturas são desenhos de pessoas com suas características exaltadas. É dado um maior destaque para o que mais chama atenção na pessoa, seja alguma qualidade, defeito ou expressão. Logo, não consigo definir se o que sorteio no blog são caricaturas. Porque o estilo que costumo desenhar não é esse.

Ben Oliveira: Há quanto tempo você faz caricaturas?

Oda Moura: Desenho desde criança, mas faz menos de um ano que faço caricaturas. Comecei porque um amigo me disse que eu não sabia fazê-las.

Ben Oliveira: Como funciona o processo de criação das suas caricaturas?

Oda Moura: Primeiramente, eu procuro ver na pessoa a característica que mais a identifica. É essa característica que vai fazer com que fique “a cara dela”. Não gosto de desenhar bocões e narigões como os caricaturistas costumam fazer.


Ben Oliveira: De onde surgiu a idéia de criar o BlogOda?

Oda Moura: Eu precisava fazer o seguinte: Não parar de desenhar. O BlogOda foi a maneira que eu encontrei de desenhar sempre, já que ilustro todas as postagens.

Ben Oliveira: Algumas de suas caricaturas foram entregues para pessoas famosas. Qual é a sensação de ter a sua arte reconhecida?

Oda Moura: Ver um famoso segurando a caricatura dele feita por mim é incrível. Mais que gratificante. É uma forma de ver que o que eu faço é legal, e que está dando certo.

Ben Oliveira: Quais conselhos você daria para quem quer seguir essa área?

Oda Moura: Acredite! Não importa o que seja, quem concorde, quem apóie. Faça o que te faz feliz, o que você gosta. Você mesmo é o responsável pelo seu sucesso, basta acreditar nele.

Ben Oliveira: Para finalizar, além de desenhar caricaturas de celebridades, em seu blog você desenha a de internautas. Como os internautas que estiverem lendo esta entrevista podem conseguir uma caricatura?

Oda Moura: A cada duas semanas eu faço um sorteio de caricaturas no blog. E agora passei a sortear camisetas com caricaturas dos famosos estampadas. É só acompanhar o BlogOda e participar.

Mais lidas da semana