Pular para o conteúdo principal

Destaques

Murder By The Coast: Documentário espanhol da Netflix sobre casos de jovens assassinadas traz dilemas éticos

Murder By The Coast (Homicídio na Costa do Sol/El caso Wanninkhof - Carabantes) é um ótimo documentário de crimes para quem deseja entender os impactos do julgamento antecipado pela imprensa sobre casos mal investigados, influenciando a opinião pública, quando só existem indícios, mas nenhuma prova. Lançado pela Netflix em 2021, o filme espanhol foi dirigido por Tània Balló e roteirizado por Gonzalo Berger . Em mais de 20 anos, muita coisa mudou no mundo. Mas há outras que ainda servem como ótimo exemplo de erros e acertos, especialmente no que diz respeito aos casos criminais, opiniões públicas, preconceitos e faltas de evidências. O documentário traz o caso da adolescente Rocío Wanninkhof que foi assassinada em 1999 e na ansiedade para encontrar um culpado, diante da falta de informações concretas, tudo toma um rumo que se fossem contar, poderiam jurar que se trata de um enredo de ficção. Os depoimentos de profissionais envolvidos ou que estudaram o caso só enriquecem o documentári

Entrevista com o caricaturista Oda Moura

Confira abaixo a entrevista com o caricaturista, blogueiro, designer e estudante de publicidade Odair Marcel Oliveira Moura, 20, morador de Araçatuba (SP). Para acessar o trabalho do Oda Moura, acesse o BlogOda.

Ben Oliveira: Oda, o que é a caricatura?

Oda Moura: Caricaturas são desenhos de pessoas com suas características exaltadas. É dado um maior destaque para o que mais chama atenção na pessoa, seja alguma qualidade, defeito ou expressão. Logo, não consigo definir se o que sorteio no blog são caricaturas. Porque o estilo que costumo desenhar não é esse.

Ben Oliveira: Há quanto tempo você faz caricaturas?

Oda Moura: Desenho desde criança, mas faz menos de um ano que faço caricaturas. Comecei porque um amigo me disse que eu não sabia fazê-las.

Ben Oliveira: Como funciona o processo de criação das suas caricaturas?

Oda Moura: Primeiramente, eu procuro ver na pessoa a característica que mais a identifica. É essa característica que vai fazer com que fique “a cara dela”. Não gosto de desenhar bocões e narigões como os caricaturistas costumam fazer.


Ben Oliveira: De onde surgiu a idéia de criar o BlogOda?

Oda Moura: Eu precisava fazer o seguinte: Não parar de desenhar. O BlogOda foi a maneira que eu encontrei de desenhar sempre, já que ilustro todas as postagens.

Ben Oliveira: Algumas de suas caricaturas foram entregues para pessoas famosas. Qual é a sensação de ter a sua arte reconhecida?

Oda Moura: Ver um famoso segurando a caricatura dele feita por mim é incrível. Mais que gratificante. É uma forma de ver que o que eu faço é legal, e que está dando certo.

Ben Oliveira: Quais conselhos você daria para quem quer seguir essa área?

Oda Moura: Acredite! Não importa o que seja, quem concorde, quem apóie. Faça o que te faz feliz, o que você gosta. Você mesmo é o responsável pelo seu sucesso, basta acreditar nele.

Ben Oliveira: Para finalizar, além de desenhar caricaturas de celebridades, em seu blog você desenha a de internautas. Como os internautas que estiverem lendo esta entrevista podem conseguir uma caricatura?

Oda Moura: A cada duas semanas eu faço um sorteio de caricaturas no blog. E agora passei a sortear camisetas com caricaturas dos famosos estampadas. É só acompanhar o BlogOda e participar.

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana