Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Tempo de Cura – Monja Coen

O livro Tempo de Cura , da autora Monja Coen , está repleto de reflexões e foi escrito no período da Pandemia de Covid-19, no período em que o Brasil e o resto do mundo estava lidando com questões como o isolamento social e o uso de máscaras respiratórias, bem como com pessoas que se negavam a seguir as orientações de saúde pública. O livro foi publicado pela editora Academia , em 2021. Compre o livro: https://amzn.to/3PiBtFO Em um período difícil, no qual as pessoas tiveram que lidar com a solidão, doenças e mortes, o livro escrito pela Monja Coen serviu como bálsamo para acalmar os corações e mentes – e pode ser lido até nos dias atuais, pois nunca estamos completamente imunes a passar por uma próxima pandemia e a doença permanece causando impactos para a saúde da população.  Compartilhando suas primeiras experiências com o zen e a meditação, Monja Coen é certeira em falar sobre a importância da paz e da cura e da preocupação com o bem-estar coletivo, dando como exemplo as orientaçõe

43 Livros Gays Brasileiros que Você Precisa Ler

A Literatura Gay (ou LGBT) está crescendo no Brasil. Apesar de muitos não concordarem com o termo, essa rotulação de livros gays ainda se faz necessária, tanto por indicar obras que retratam o universo colorido com protagonistas gays e lésbicas ou para o público-leitor encontrar essas histórias com as quais possa se identificar com os mesmos desejos e conflitos que permeiam a vida dos homossexuais.


Para quem está se perguntando onde é possível encontrar esses livros para gays, uma boa opção é usar a internet, acessar o site dos autores e editoras voltadas para o público. Dependendo da cidade em que você mora, procurar essas obras na livraria será uma perda de tempo. Não são todas as livrarias que possuem em seus acervos livros voltados para o público LGBT e quando elas têm, as opções são limitadas e, muitas vezes, ficam essas publicações ficam “escondidas” ou próximas a obras de autoajuda, descaracterizando a ficcionalidade e literatura presente nos textos.

Enfim, quem já procurou livros LGBTs em livrarias físicas sabe bem como é. Nas livrarias virtuais, sites das editoras e autores ainda são mais fáceis de encontrar esses títulos, pois basta ir direto ao ponto.

Antes que alguém pense porque alguns livros estão nesta lista e outros não, a resposta é fácil: são obras que eu tive a oportunidade de ler e resenhar aqui para o blog. Não quer dizer que esses tenham sido os únicos livros com temática gay que eu já li, mas os que foram recomendados aqui. Estranho seria se eu recomendasse algum livro que eu não li! Chega de papo e vamos direto ao que importa.

*Para ler as resenhas dos livros, basta clicar nos títulos! Para facilitar a vida de vocês, disponibilizei os links para quem quiser comprar os eBooks na Amazon ;)

Confira a lista de 43 Livros Gays Brasileiros que Você Precisa Ler:


O Armário 

Do psicólogo e escritor Fabrício Viana. Atualmente em sua terceira edição, a obra tem um tom autobiográfico, mas também traz conhecimentos sobre psicologia e sexualidade ajudando o leitor a compreender mais a questão da homossexualidade, por que alguns gays ficam no armário por anos e quais as vantagens de poder ser quem você é. Compre o eBook (Amazon Brasil): http://amzn.to/1Ydke5Z

Não deixe de ler: Entrevista com o autor Fabrício Viana

Bem-Te-Vi 

Bem-te-vi, da escritora Marli Porto, é um livro infantojuvenil publicado em 2014, pela Editora Orgástica. Com 88 páginas de história, mais recomendações de leitura relacionadas à sexualidade, a obra narra a história de Daniel, um adolescente que se descobre diferente dos outros meninos do colégio e acaba se apaixonando por Matheus. Compre o eBook (Amazon Brasil): http://amzn.to/1YdkrWR

Condicional 

Romance escrito por Paulo Sérgio Moraes e publicado no Brasil em 2013, de forma independente, é um desses livros com uma narrativa tão gostosa e envolvente que fica difícil defini-lo em gêneros. A obra com temática LGBT está repleta de drama e ação, só não tem muito romance – para quem é fã de livros gays com personagens melosos e amores fantasiosos. Compre o eBook (Amazon Brasil): http://amzn.to/1ryE8hj

Leia: Entrevista com o autor Paulo Sérgio Moraes

Confissões ao Mar 

Escrito por Kadu Lago, romance com temática gay mescla fluxo de pensamentos, cartas e a estética visual para contar a história do protagonista Mateus, suas experiências de vida, o amadurecimento, a autodescoberta da sexualidade, as paixões, os amores, suas lembranças e confissões.


O Conhecimento Liberta 

Livro escrito por Rita de Cássia de Araújo, publicado em 2012, pela Editora Escândalo. Lésbica assumida desde criança e ativista na luta pelos direitos civis, a autora produziu este estudo para ajudar na análise e reflexão das nossas vidas, bem como na oportunidade de transmitir informações importantes para a busca por respeito e dignidade das mulheres.


O Delicioso Livro de Histórias Coloridas de Monsieur Nova 

Coletânea de contos do escritor Rafael Nova, disponibilizada em formato digital, de forma gratuita, em comemoração aos três anos da Editora Escândalo. O ebook tem 124 páginas e traz 13 contos, alguns microcontos e outros textos do autor.


Diário de uma Garota Atrevida 

Romance da escritora e jornalista Karina Dias, publicado pela Editora Malagueta, em 2012. O livro de ficção de literatura lésbica tem 184 páginas e aborda as experiências de Mariana, desde o seu primeiro beijo em outra menina e as mentiras que precisa contar para ninguém descobrir os seus segredos até a aceitação da própria sexualidade e envolvimentos sérios com outras garotas.


A Festa 

Estreia literária do autor e médico carioca, Felipe Sales Mariotto. O livro de 336 páginas foi lançado em 2014, pela Editora Multifoco, no selo Desfecho Romances, e conta a história de Richard, Italo e seus amigos, um grupo de modelos que, após um acidente, vê suas vidas se transformarem. Compre o eBook (Amazon Brasil): http://amzn.to/1T2O4sA


Graham – O Continente Lemúria

Escrito por A. Wood, pseudônimo do autor brasileiro Vinícius Fernandes, publicado pela Editora Selo Jovem, em 2014. O livro de fantasia, de 208 páginas, conta a história de Peter Graham, um rapaz gay que se tornou caçador de vampiros e encara sua jornada marcada por tragédias, paixões e muita ação.


Homossilábicas Vol. 2 

Livro de contos com temática LGBT, publicado pela Editora Escândalo, em 2013. Com nove histórias diferentes escritas por sete autores, a coletânea traz abordagens e estilos narrativos diversos do universo gay.


Homossilábicas Vol 3 

Coletânea de contos com temática gay Homossilábicas Volume 3, publicada pela Editora Escândalo no final de 2013. Homossilábicas é o nome do concurso literário promovido pela editora, cujos textos vencedores foram selecionados para compor o livro.


Loveless 

Coletânea de contos da Editora Escândalo, lançada em 2013, cujos textos publicados foram selecionados em um concurso literário. Os autores deveriam escrever sobre o universo gay, porém sem abordar o amor romântico, como indica o nome do livro, adjetivo em inglês que indica a ausência de amor.


Orgias Literárias da Tribo 

Não deixe o nome te assustar se for puritano. A coletânea de textos LGBT foi organizada pelo escritor Fabricio Viana e publicada pela Editora Orgástica, em 2014. Não se tratam de textos eróticos, como é possível pensar num primeiro momento. O livro traz textos sobre os cotidianos, desejos e sentimentos de 10 autores gays, lésbicas e trans, de São Paulo. Crônicas, poemas, contos, conselhos, desabafos, experiências engraçadas e desencontros. Compre o eBook (Amazon Brasil): http://amzn.to/1YdkYb7


O Príncipe, o mocinho ou herói podem ser gays 

Escrito por Roberto Muniz Dias, publicado em 2013, em Porto Alegre (RS), pela Editora Escândalo, traz a análise bibliográfica de duas histórias infantis, mostrando as novas possibilidades de narrativas na sociedade pós-moderna e promovendo um debate sobre a sexualidade. Compre o eBook (Amazon Brasil): http://amzn.to/1T2OrTV


As Rosas e a Revolução 

Da escritora Karina Dias, publicado pela ENC Comunicação. O romance lésbico de 352 páginas tem uma história linda e envolvente, que se passa no período da ditadura militar no Brasil, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Se a época não era fácil para os jovens estudantes, artistas, jornalistas, imaginem só como foi para a protagonista do livro, Vilma Solano, uma adolescente filha de um coronel militar que contribuiu com a tortura.


Uma crônica sobre a pergunta 

No romance, o leitor terá a oportunidade de mergulhar nos encontros e desencontros do protagonista, o jovem e idealista, Babil. Nesta jornada de perguntas, Babil encontrará muitas respostas, refletirá e descobrirá que nem sempre as coisas acontecem do jeito que esperamos. Dilemas sobre sua vida pessoal e profissional surgem a todo instante.


Ursos Perversos 

Coletânea de contos eróticos gays para quem gosta de histórias com personagens ursos (bears), termo popularizado na cultura gay para designar homens grandes, peludos e que projetam uma imagem bruta e rústica. Organizado pelo escritor Fabrício Viana, com a participação dos autores Alberto de Avyz, Roberto Maty, Tony Goes, Sérgio Viula e Vitor Paulino, o livro foi publicado em 2014, pela Editora Orgástica. Compre o eBook (Amazon Brasil): http://amzn.to/1T2OAGU


As 7 Cores que Amei 

Do escritor e jornalista Occello Oliver, publicado pela Alma G Edições, em 2014, e lançado no Rio de Janeiro, cidade onde o autor vive e a qual é cenário de grande parte dos seus textos. A obra apresenta uma mistura de nostalgia e inocência com o desenvolvimento da personalidade e maturidade, de vivências dentro do meio gay, que não limitam as narrativas, pelo contrário, deixam as histórias mais coloridas e ricas em emoções e sensibilidade.

Adeus a Aleto 

Do escritor Roberto Muniz Dias, publicado em 2011. A história do livro se passa em diversos tempos e lugares (Amsterdã e Paris). Narrada em primeira pessoa por um escritor que se vê encantado por Nikov, um jovem russo por quem ele fica fissurado desde o encontro inicial e acaba mergulhando numa viagem psicológica. Ficção e realidade se misturam; Quem seriam aquelas pessoas? Seriam personagens criados pelo próprio narrador? Fantasmas que voltavam para o perturbar, tocar na ferida, fazê-lo sangrar e enxergar o que desejava ignorar?

Confira: Entrevista com o escritor Roberto Muniz Dias

Um Buquê Improvisado 

Do escritor Roberto Muniz Dias, de 142 páginas, publicado em 2012, pela Editora Escândalo. O título pode sugerir uma história romântica, e sem dúvidas algumas passagens da obra podem acender o coração dos aficionados pelo ideal do casamento, porém a riqueza da narrativa reside no estilo da escrita do autor e no resgate que o protagonista faz de si mesmo.

Urânios 

Do escritor Roberto Muniz Dias, é um romance que aborda o poliamor, o relacionamento entre três homens, através da visão do terceiro elemento, um artista que está tentando se reencontrar e entender o que aconteceu. O livro, de 104 páginas, foi publicado em 2014, pela Metanoia Editora, e a ilustração da capa foi feita pelo próprio autor.

Maré Vazante e outras estórias 

Do escritor Alexandre Melo, de 112 páginas, foi publicado em 2013, pela Editora Escândalo. A obra traz diversos contos com temática gay, quase todos escritos em primeira pessoa, o que dão um tom intimista às narrativas, em uma mistura de memórias e fantasias, romantismo e erotismo.

Variáveis Vias do Desejo 

Livro de contos do escritor Thiago Thomazini, foi publicado em 2012, pela Editora Escândalo. A coletânea traz histórias curtas e rápidas, com personagens gays cheios de vícios, desejos e paixões, flertando com o proibido, o perigoso e o imoral.

Censurado: Sexo, Taras e Fetiches 

Censurado: Sexo, Taras e Fetiches é um livro de 6 contos eróticos gays, escritos por 6 autores: Alexandre Calladinni, Christian Petrizi, Davy Rodrigues, Léo Rossetti, Occello Oliver e Reynaldo Araújo, e publicado pela Lado B Edições, no Rio de Janeiro, em 2013. A leitura não é recomendada para menores de 18 anos!

Sim, sou gay e daí? Desabafos do gay Alice no País das Maravilhas 

Do escritor e jornalista Valdeck Almeida de Jesus. A obra foi publicada em 2012, pela Chiado Editora, e ao longo de suas 134 páginas é narrado em primeira pessoa por André, um gay que se envolve em diferentes furadas em busca do amor.

A Sesmaria Esquecida 

Romance histórico com temática homossexual (personagens gays), escrito por Luciano Cilindro de Souza, e publicado em 2013, pela Editora Escândalo. A obra de 240 páginas transporta o leitor para a Vila de Nossa Senhora do Rosário (posteriormente chamada de Cachoeira), a partir do ano de 1618, onde somos apresentados ao protagonista Trajano Brasileiro de Souza Laranjeiras, um senhor de engenho.

Fora do Armário 

Do jornalista, relações públicas e escritor Occello Oliver, publicado em 2012, pela Metanoia Editora, de 126 páginas, aborda a questão da homossexualidade no Brasil, pincelando questões relacionadas à cultura gay, a homofobia, o amor, a história, a religião, a saúde e os direitos.

Sabores e Dissabores de Antigos Amores 

Livro de contos do escritor Thiago Thomazini, publicado em 2014, pela Editora Escândalo.

Errorragia 

Roberto Muniz Dias convida o leitor para dar uma espiada em sua gaveta de papeis amarelos. Contos e crônicas estão misturados com naturalidade, de forma que não causam estranhamento ao leitor esta diversidade de gêneros textuais.

Ninguém Me Explicou na Escola 

Fernando Favaretto aborda os relatos de um adolescente seminarista que compartilha seus segredos e inquietações com o leitor, bem como suas primeiras experiências homossexuais.

A Visita 

Do dramaturgo e escritor Alex Francisco, publicado pela All Print Editora, em 2013. Conheça a história do casal gay Dalmo e Tales, uma visita inesperada na prisão e as memórias boas e ruins dos personagens principais.

Corpo Condenado 


Conheça a história de Gael e Natasha, garotos de programa que têm um pacto: eles só podem fazer programas juntos. Livro escrito pelo dramaturgo e escritor Alex Francisco.

Eu, Inabalável 

Livro de estreia do autor Josué Matos. Alan é um adolescente gay assassinado. Seu irmão Leo quer vingança. Descubra o que acontece no romance policial, publicado pela Editora Selo Jovem, em 2014. Compre o eBook (Amazon Brasil): http://amzn.to/1Ydlwhn

Theus: Do Fogo à Busca de Si Mesmo 

4º livro do escritor Fabrício Viana. A obra de ficção conta a história de Prometheus, um jovem que morava na fazenda e acaba se mudando para São Paulo, após seus pais descobrirem que ele é gay. Compre o eBook (Amazon Brasil): http://amzn.to/1YdlDcy

Sr. Villela: Meu Amigo Imaginário 

A história é narrada em primeira pessoa, de maneira confessional, no qual o personagem principal, Denis descreve desde o dia em que encontrou o seu caderno e conversou pela primeira vez com o seu amigo imaginário, cujo nome era Sr. Villela, sua atração por outros rapazes, suas aventuras até a sua velhice.

Morangos Azuis 

A narrativa de ficção aborda o amor, a partir de dois planos temporais, nos quais os personagens principais se vêem diante de suas escolhas e também do inevitável, das ações e reações e como o presente e futuro estão relacionados.

Leon 

O romance conta a história do jovem Leon, sua mudança para o Rio de Janeiro, onde começou a estudar Medicina e as transformações que acontecem em sua vida. Do garoto que cresceu na fazenda para o rapaz cobiçado por homens e mulheres por causa de sua beleza. Compre o eBook (Amazon Brasil): http://amzn.to/1T2PhzX

Uma Cama Quebrada 

Peça teatral do escritor Roberto Muniz Dias, de 80 páginas, publicado pela Giostri Editora. A obra possuí um tom dramático e se foca nas principais situações vividas pelos três homens que se sentem livres e presos em um relacionamento amoroso. Compre o eBook na Amazon: http://amzn.to/2d9HHWN

Olho Grego 

Segundo romance do escritor Paulo Sérgio Moraes. Conheça a história de Heitor, Fred e Ísis. Um livro em que o amor se apresenta como forma genuína de proteção diante dos desafios que surgem ao longo da vida.

Implacável Sedução, Inexorável Solidão 

Dois jovens gays marcam um encontro pela internet e saindo deste universo de máscaras virtuais, tudo pode acontecer quando eles se conhecem ao vivo. Essa é uma das premissas do livro do escritor Christian Petrizi.

Trilhas de Silêncio

Israel é um jovem estudante de jornalismo que está à procura de mais informações sobre o seu pai. Ao investigar mais sobre o passado de sua família, ele embarca em uma jornada de autodescoberta e silêncios. Compre o eBook na Amazon: http://amzn.to/2e799HQ


Sem Destino

Após perder sua esposa, a escritora lésbica Karina Dias compartilha os textos que escreveu durante o período de luto e depressão, além de contar como conheceu Paula, os planos que tinham juntas e se revelar para o leitor, como nunca fez antes. Um livro sobre perdas, mas também sobre amor. Compre o eBook na Amazon: http://amzn.to/2dzyLNR


[in]contadas.


15 escritoras se reuniram para compartilhar histórias com temática lésbica. Desde a apresentação do livro, as organizadoras deixam bem claro que o termo não é usado para rotular, mas por causa da representatividade e da visibilidade  para lésbicas.

*Bônus: Livros com temática gay que eu já li há tanto tempo, numa época que eu nem usava tanto o blog com fins literários e podem lhe interessar... O Terceiro Travesseiro, Ebooks do Moa Sipriano, Quase Levy Um Fora, Um Estranho Dentro de Mim, @mor.com.br e O Preço de Ser Diferente.



Comentários

  1. É uma honra ter meu livro em sua lista de indicação. Obrigado sempre Ben!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e comentário, Paulo! Não poderia ter deixado de mencionar Condicional.

      Abraços!

      Excluir
  2. Creio que você ainda não tenha lido "Águas turvas" de Helder Caldeira Abraço, Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosana! Obrigado pela recomendação.
      Ainda não li este, mas já ouvi falar muito bem!
      Abraços

      Excluir
  3. O Terceiro Travesseiro...simplesmente amei esse livro...o tenho como um de meus favoritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei muito na época em que li o livro! Preciso reler e preparar uma resenha da obra para o blog! O Terceiro Travesseiro foi um dos primeiros livros com temática gay que eu li.

      Muito obrigado pela visita e comentário! Volte sempre, Aline!

      Excluir
    2. Busco esse livro incansavelmente

      Excluir
    3. Já procurou na Estante Virtual? Ou no site do autor?
      Boa sorte!!
      Abraços

      Excluir
  4. Um livro muito bom é All Star Azul, li e adorei

    ResponderExcluir
  5. O Curioso Caso dos Quatro, de M. P. Garcia é sensacional! Legal!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anônimo! Achei o título bem curioso!! Fiquei com vontade de saber mais informações sobre o livro.
    Abraços e obrigado por deixar sua recomendação. Tenho certeza de que será útil para outros leitores.

    ResponderExcluir
  7. Há um tempo atrás no meu blog escrevi sobre a história da literatura homoafetiva e achei esse seu post bem interessante. Não tive a chance de ler nenhum dos autores citados, porém... Eu acho que ainda tô nos clássicos talvez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elder!
      Esta lista está repleta de autores contemporâneos. Em breve devo dar um update nela e adicionar novos livros com temática gay! Ela é atualizada conforme vou lendo, pois acho chato recomendar obras que não li.
      Caso tenha recomendações de leitura, fique à vontade para postar aqui nos comentários. Creio que outros leitores possam se interessar!
      Abraços. Muito obrigado por sua visita! Fico feliz que tenha gostado :D

      Excluir
  8. Obrigado Ben, me sinto honrado em participar da lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josué, me enche de alegria ver cada vez mais autores abordando a temática gay em seus livros. Isto não significa que o livro ficará limitado ao público LGBT, como muitas pessoas podem pensar, mas que os problemas são universais e devem ser discutidos.
      Grato por me deixar conhecer o seu livro!
      Abraços

      Excluir
  9. Muito boas indicações, um livro muito bom tbm que não é citado é O 3 TRAVESSEIRO. Recomendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cleverson! A prioridade da lista foi para livros resenhados para o blog, assim o leitor pode ler o post e ler mais detalhes, antes de comprar. Quando li O Terceiro Travesseiro, há muitos anos, ainda não tinha o blog. Preciso reler e escrever uma resenha!!
      Abraços. Muito obrigado pela sua visita e comentário!

      Excluir
  10. Como consigo o livro da Margarida Leitão?

    Abraços a todos os escritores, se quiserem entrar em contato, eu divulgo Literatura.

    Daisy Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Day!
      Ainda não conhecia o livro da Margarida. Pelo visto pode ser encontrado no site da Index: http://www.indexebooks.com/instantaneos.html

      Abraços!

      Excluir
  11. Ben Oliveira,

    Espero que também goste de

    "Sr. Villela, meu amigo imaginário"

    + info: www.hugoluminato.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, sugiro a nova literatura queer nacional, como a Josiane Veiga com Kinshi na Karada, Icaro Trindado com Garoto a Venda, Lorena Miyuki com seus contos como Imperio Esquecido e A Festa.

    ResponderExcluir
  13. Oi, você poderia me dizer onde posso baixar o livro Aquele dia junto ao mar?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaqueline! Acredito que o livro pode ser encontrado para comprar no site da autora Karina Dias. Não tenho ideia se ela disponibilizou o eBook para compra ou download. Tenta entrar em contato para saber mais informações.
      Abraços!

      Excluir
  14. olá boa tarde,

    estou a procura de um livro que a muito tempo a trás li mas não me recordo o nome. Vou contar o que sei do livro e espero que você possa me ajudar: o livro conta a história de dois rapazes que se conhecem desde a infância, mas que por conta da sexualidade de um acabam se afastando. A historia começa no estado Piauí porém, um deles vai para o Rio e quando volta Carlos (o rapaz que ficou) deixou a namorada e esta com HIV. Aí a história se desenrola... Gostaria muito se você ou alguém souber do nome por favor me ajude. É um presente que gostaria de dar a um grande amigo.
    Obrigado e desde de já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago! Obrigado pela visita.
      Infelizmente, não conheço o livro. Espero que algum leitor possa responder. Fiquei curioso. Caso descubra, volte para recomendar para nós.
      Abraços!

      Excluir
    2. Obrigado mesmo assim... verei um outro livro, acredito que seja mais fácil hahahah

      Excluir
    3. Oi, Thiago!
      Postei o print do seu comentário no grupo de Literatura LGBT no Facebook, mas até agora ninguém respondeu :(
      Alguém perguntou se não era O Confissões ao Mar, do Kadu Lago. Dá uma olhada na resenha aqui do blog. Algumas das descrições que você passou devem ser 'spoiler', se forem, dificilmente as informações são divulgadas na sinopse e resenhas que rolam pela internet, tornando um desafio maior ainda para você descobrir qual é o livro.
      Se descobrir, posta aqui. Fiquei curioso.
      Abraço

      Excluir
    4. Não, infelizmente não é. Ainda estou penando pra encontrar hahahaha. Assim que o fizer imediatamente posto aqui....

      Excluir
    5. Hahaha
      Alguém vai gritar quando achar o livro! :P Será que não é algum livro que só foi publicado em forma de eBook? Alguns autores publicavam de graça os PDFs através do Orkut.
      Abraço

      Excluir
    6. Bem, pelo que eu me lembro era um livro pequeno. Já estou considerando fazer uma sessão de regressão só pra lembrar o nome do livro e de um filme que estou me corroendo. kkkkkkk

      Excluir
    7. Bom, eu achei o livro "O meu melhor amigo é gay" do escritor Dielson Vilela, é o único com um personagem chamado 'Carlos' que encontrei, não sei se ainda lhe interessa, já que se passou bastante tempo desde o seu último comentário... aqui está o link: https://www.skoob.com.br/livro/611295ED611688

      Excluir
  15. Thiago oliveira Brito assim que descobri por favor me fala viu. Email ;lucasmatos909@gmail.com.

    ResponderExcluir
  16. O livro UM AMOR SINGULAR tbm é muito bom 😀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Netto! Ainda não conhecia este.
      Depois divulga mais informações aqui \o\
      É sempre bom conhecer novos livros e autores.
      Abraços

      Excluir
  17. Morangos Azuis também é um grande livro que falta neste lista.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Anônimo!
    Morangos Azuis está na lista, sim! :P Talvez tenha passado batido durante a leitura por causa da quantidade (Não está em ordem alfabética).
    Adorei o livro do Estevam von Claus.
    Abraços! Grato por sua visita e comentário. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  19. Ótimos livros!! Faltou "Fake" do Felipe Barenco, é um excelente livro! Já li duas vezes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel! Muito obrigado pela dica :D
      Espero logo poder conhecer esses novos livros, para aumentar a lista.
      Vou acrescentando conforme vou lendo e resenhando para o blog.
      Abraços! E se tiver mais dicas, deixa aqui nos comentários para os leitores.

      Excluir
  20. Já li dois dessa lista e vou tentar ler outros. Gostaria de indicar o meu livro "O meu melhor amigo é gay". Seria uma prazer enorme ver ele indicado aqui. http://www.bookess.com/read/8891-o-meu-melhor-amigo-e-gay/

    ResponderExcluir
  21. Ben você já leu O Terceiro Travesseiro autor Nelson Luiz de Carvalho tendo sequencia do Apartamento 41? é muito bom. Faz refletir a realidade paralelo dos gays

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wallace! Li os dois livros há muito tempo, antes de o blog existir :(
      Preciso relê-los e resenhar para o blog. O Terceiro Travesseiro foi um dos primeiros livros com temática gay que eu li. Creio que exerce uma forte influência para muitos autores.
      Abraços!
      Muito obrigado pelo seu comentário. Volte mais vezes ;-)

      Excluir
  22. Cai aqui por acaso, mas já favoritei o blog! Quero ler todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Seja bem-vindo ;-)
      Fico feliz que tenha gostado da lista e favoritado o blog.
      Logo ela deve aumentar mais ainda.
      Abraços

      Excluir
  23. HA alguns anos li um livro que contava a historia de um garoto no qual foi abusado quando se perdeu de sua irma. Devido a isso ele descobre sua homosexualidade se envolve com seu melhor amigo, mas seu pai nao sabe porque ele jamais aceitaria.

    Se nao me engano a Irma do menino morre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Unknown!
      Não tenho ideia de qual é o livro, mas espero que algum leitor saiba e compartilhe o título para que possamos ler mais livros com personagens gays.
      Abraços! Obrigado pela visita. Volte sempre =)

      Excluir
    2. Acredito que você esteja falando do livro "O Preço de Ser Diferente", de Mônica de Castro.

      Excluir
  24. UM LIVRO MUITO BOM É ''NO PRESENTE'' Gostei bastante

    ResponderExcluir
  25. UM LIVRO MUITO BOM É ''NO PRESENTE'' Gostei bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo!
      Obrigado pela indicação. Se puder, compartilha mais informações sobre o livro.
      Abraços

      Excluir
  26. Oi Ben, acredito que o livro Libélula, do autor Marcos Lacerda também precisa ser notado, não só pela temática gay, mas pela história incrível contida nas páginas daquele livro. Marcos Lacerda compartilha conosco ainda, a história de Eduardo, médico de meia idade que descobre o amor da forma mais intensa possível em Um Estranho Em Mim. Mas esta publicação é excelente, adorei conhecer aqui o trabalho do Paulo Sérgio Moraes. Acredito que será maravilhoso entregar-me à leitura nas tramas de Condicional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Unknown!
      Fiquei interessado em conhecer os livros do autor. Obrigado por compartilhar sua recomendação. Tenho certeza de que pode interessar outros leitores também!
      Abraços
      *PS: Tenho certeza de que o Paulo Sérgio Moraes vai ficar feliz em saber que você se interessou por Condicional. Leia a resenha de Olho Grego, pode ser que você goste também.

      Excluir
    2. Obrigado também! Já dei uma conferida na resenha de Olho Grego, e com toda certeza, vou devorá-lo também!
      Eu adorei seu Blog, vou compartilhá-lo com uma grande amiga minha apreciadora de livros. Tenho certeza que a T vai amar seu trabalho.
      Valeu!

      Excluir
    3. Oi, Wellington!
      Fico muito feliz em ver o blog conquistando novos leitores. Em breve quero aumentar essa lista, mas está complicado conciliar tantas leituras. E fazer uma de livros lgbts internacionais também.
      Abraços. Grato por todo apoio!

      Excluir
    4. Não esqueça de mencionar Eu te darei o Sol, de Jandy Nelson. Hahaha

      Excluir
  27. Hey, gostei de sua lista. Com certeza vou abrir meus horizotnes nessa área. :)

    Aqui é o meu livro:

    https://www.wattpad.com/story/46317594-machos-alfa

    Leia o teaser e veja se gosta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo!
      Obrigado pela indicação. Vou me organizar para tentar ler!
      Abraço

      Excluir
  28. Oi, Boa noite, passando para indicar esse livro "Meu vício é você"

    Sinopse
    Quando Alejandro começou a trabalhar de chofer na mansão do milionário Esteban, jamais passou pela sua cabeça que Guillermo o filho dele fosse se apaixonar por ele. Alejandro é um homem casado, feliz no seu casamento com Lara, mas o amor que Guillermo diz sentir por ele pode abalar toda a estrutura de um casamento feliz. Enquanto Guillermo tenta seduzir Alejandro, um assassino misterioso saia a noite a procura de homens para seduzi-los e estrangula-lo depois do sexo.


    está disponível na Amazon. Eu li e gostei, muito bom

    https://www.amazon.com.br/Meu-v%C3%ADcio-voc%C3%AA-Romance-er%C3%B3tico-ebook/dp/B017AUJPMG/ref=sr_1_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1459823086&sr=1-1&keywords=MEU+VICIO+E+VOCE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberto!
      Obrigado pela indicação ;-)
      É sempre bom conhecer mais livros com personagens gays.
      Abraço

      Excluir
  29. Faltou um dos primeiros a serem publicados, ainda em plena ditadura militar: A Meta, livro de contos de Darcy Penteado em 1976.

    ResponderExcluir
  30. Cara, que orgulho estar nessa lista! Muito grato mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexandre!
      Obrigado pela visita. O orgulho é recíproco, assim como a gratidão.
      Abraço

      Excluir
  31. Ola ben, muito interessantes as indicacoes.! Tem um que eu vi e também e bom do autor Ícaro Trindade - Lua Escarlate. Obg. Ivan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivan! Muitíssimo obrigado por compartilhar. Os livros do Ícaro Trindade estão bombando na Amazon. Ainda não tive a oportunidade de ler. São muitas leituras. Mas é sempre bom que mais leitores possam conhecer o que está sendo publicado.
      Grato por contribuir!

      Excluir
  32. É uma honra estar nessa lista... Não tenho palavras. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Evelyn!
      Precisamos de mais leituras que abram a mente das pessoas, como Trilhas de Silêncio.
      A gratidão é recíproca.

      Excluir
  33. Nossa não imaginava , que tinha tanto livro sobre LGBT.
    O único que li até hoje, e o livro Clér. Escrito por Pablo Madeira
    Vale apena conferir.

    Taynara Mello | Indicar Livros
    http://www.indicarlivros.com/2016/05/livro-cler.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taynara!
      Obrigado pela visita e por deixar uma indicação de leitura por aqui!
      Gratidão. Vou visitar o seu blog para saber mais sobre o livro.
      Abraços

      Excluir
  34. Amei o livro de Lu Mounier - O jardim da Luz

    ResponderExcluir
  35. "Meu Doce Pecado". Muito incrível.

    ResponderExcluir
  36. Gosto muito de ler e agradeço pela dicas que vi aqui. O terceiro Travesseiro é lindo e vira volta estou relendo. Indico Águas Cálidas do autor Kiko Riaze; Águas Turvas de Helder Caldeira; O Preço de Ser Diferente da autora Monica de Castro, e outros não tão interessantes: Sobre Garotos que Beijam Garotos; O Grito; Um Amor Diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Senar! Muito obrigado pelas suas indicações de leitura. Li O Preço de Ser Diferente há muitos anos. Emprestei para um colega e nunca me devolveu haha Pretendo reler algum dia. Gratidão por contribuir!
      Abraços

      Excluir
  37. Aperitivos líquidos; coquetel urbano; casais inteligentes engolem sapos. Ótimos livros com temática gay que saem do tradicional. SUPER indico.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite, entrei aqui pesquisando livros e estou procurando a continuação de uma sequência que li do autor Luigi Campanello e tô achando que ele parou de escrever, ah que pena queria tanto continuar lendo, adorei os ebooks dele, já procurei muito e nada, parou mesmo.

    ResponderExcluir
  39. Seria uma honra se pudesse ter algum dos meus livros na sua lista. O meu livro, Misantropia, é um romance de formação tardia com uma pegada slowburn gay.

    ResponderExcluir
  40. Alguém já leu O Cafuçu?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana