Pular para o conteúdo principal

Destaques

Mudança de energia

Mudança de energia: às vezes é tudo o que você precisa para reequilibrar as coisas. De repente, você se dá conta em quanta atenção tem dispensado para uma coisa e/ou uma pessoa, uma energia que poderia usar para outras coisas, às vezes é algo tão automático, que você se esquece da importância de dizer não. Era muitas vezes ao não dizer não para o outro, que estava dizendo não para si mesmo. O problema era quando a impulsividade ganhava força e se sentia cada vez menos no controle da situação. Era, então, quando se lembrava da importância dos limites, não só do outro, mas de si mesmo. Pensava na quantidade absurda de tempo que gastava fazendo companhia para o outro, um tempo que poderia usar para si mesmo. Pensava em como deveria estar usando o tempo para escrever, aprender algo novo, se divertir, conhecer outras pessoas, fazer qualquer coisa que não envolvesse o outro. Por que, diabos, deveria deixar o outro como uma prioridade, quando não era recíproco? Há dias pensava no que poderia ...

Loveless – Livro de contos com temática gay

Loveless é uma coletânea de contos da Editora Escândalo, lançada em 2013, cujos textos publicados foram selecionados em um concurso literário. Os autores deveriam escrever sobre o universo gay, porém sem abordar o amor romântico, como indica o nome do livro, adjetivo em inglês que indica a ausência de amor.

Livro Loveless, Contos com temática gayCom 166 páginas, o livro possui 14 contos gays conta com a participação de doze autores estreantes e veteranos. São eles: Eduardo Bravo, Rodrigo Adriano Machado, Felipe Moreira, Luciano Cilindro de Souza, Daniel Manzoni, Cícero Edinaldo, Ben Oliveira, Sergio Viula, Tales Gubes, Roberto Maty e Marcio Lima.

Apesar de abordar o mundo LGBT, os contos não são eróticos e suas narrativas trazem diferentes personagens em variados contextos, com seus conflitos dramáticos. Cada escritor apresenta seu estilo. Algumas histórias estão mais próximas da realidade e do cotidiano dos homossexuais brasileiros, porém a obra também está recheada com contos históricos, thrillers e fantasia.

Assim como é difícil definir pessoas, por cada narrativa ter a essência de seu contista, não é tão fácil traduzir o livro em poucas palavras. Loveless foi o primeiro passo no universo da literatura para alguns autores e para outros foi mais uma maneira de consolidar os seus talentos. Esta variedade de experiências de vida, de escrita, de gerações e de temáticas torna o livro mais gostoso de ler, longe de ser maçante como tentar devorar vários contos de um só autor no mesmo dia.

Ficção e realidade andam de mãos dadas nesta coletânea da Escândalo, onde a imaginação, criatividade, experiências pessoais, vontades, sonhos, desejos, frustrações, loucura e desencontros tornaram-se fonte de inspiração para esses autores. Que gay nunca teve medo de sair do armário e de que a família descobrisse sobre sua orientação sexual? Quem nunca vivenciou o glamour e a podridão do meio gay? Quem é que nunca desejou ter vida eterna?

Esqueça o clichê de que toda história com temática gay tem um final triste ou de que a AIDS é o pior inimigo que os homossexuais podem enfrentar. Loveless tem histórias que abordam assuntos universais como a morte, o sexo, a doença, a vida, as crises e a procura pela felicidade, mas também mergulha em águas mais profundas. Nesta mistura há o chocante e a simplicidade. Entre os ingredientes estão: incesto, transexualidade, bissexualidade, prostituição, rejeição, aceitação, drogas, segredos, lembranças, sonhos, sucesso, solidão, homofobia, assassinatos, fuga, convivência familiar, neuroses e isolamento.

Autores do livro Loveless
Alguns dos autores do livro Loveless durante o lançamento em São Paulo. Foto: Chapani.

Confira a seguir os títulos dos contos e seus respectivos autores: Amor de Pai e O Deus Imoral (Eduardo Bravo), O Sorriso de Victtor (Rodrigo Adriano Machado), A Descoberta do Silêncio (Felipe Moreira), A Revolução de Jean (Luciano Cilindro de Souza), Um filho da mãe: a angústia de ser parido (Daniel Manzoni), Camarão de Quintal (Ítalo Damasceno), Defeitos de Fábrica: lembranças de uma criança (Cícero Edinaldo), Segredos Expostos e Prazeres Perigosos (Ben Oliveira), Caos Desordenado (Sergio Viula), O Bufo (Tales Gubes), Criado Para Não Derrubar (Roberto Maty) e O Garoto do Anúncio (Marcio Lima).

Para quem ficou interessado em adquirir o livro, Loveless está sendo vendido no site da Editora Escândalo por R$ 26,90 (Frete Grátis). Confira: http://editoraescandalo.com/site/portfolio/loveless/.

Veja também:

Pré-venda dos livros Homossilábicas Vol. 3 e A Sesmaria Esquecida

O Conhecimento Liberta – Livro aborda a religião e o preconceito contra homossexuais

Heróis gays? Livro analisa histórias infantis abordando a sexualidade

Resenha de livro sobre o Mercado GLS

Resenha Confissões ao Mar – Kadu Lago

Escritor Roberto Muniz Dias fala sobre o livro Errorragia no PapoMix

Mais lidas da semana