Pular para o conteúdo principal

Destaques

Love In The Big City: Drama gay coreano estreia pelo mundo

Depois de tentativas de boicote por sul-coreanos conservadores, o drama Love In The Big City (Amor na Cidade Grande) finalmente estreou para pessoas de diferentes partes do mundo por meio da plataforma Viki . Com protagonismo gay, a série conta a história de um escritor e suas aventuras amorosas na Coreia do Sul, país que é ainda um tanto atrasado em relação aos outros países, a ponto de tentarem impedir que a série fosse transmitida. O roteiro da série foi baseado em um livro homônimo , escrito por Sang Young Park . Best-seller na Coreia do Sul, o livro também foi publicado para o inglês, publicado em 2021. Se o simples fato de mostrar uma cena de beijo gay já incomoda conservadores, dá para perceber que a série aperta as feridas, na esperança de que a sociedade sul-coreana supere preconceitos e respeite a diversidade. Beijo no último episodio? Personagem questionando seus próprios sentimentos antes de agir? Esqueça os kdramas tradicionais. Love In The Big City traz uma visão fresca

Loveless – Livro de contos com temática gay

Loveless é uma coletânea de contos da Editora Escândalo, lançada em 2013, cujos textos publicados foram selecionados em um concurso literário. Os autores deveriam escrever sobre o universo gay, porém sem abordar o amor romântico, como indica o nome do livro, adjetivo em inglês que indica a ausência de amor.

Livro Loveless, Contos com temática gayCom 166 páginas, o livro possui 14 contos gays conta com a participação de doze autores estreantes e veteranos. São eles: Eduardo Bravo, Rodrigo Adriano Machado, Felipe Moreira, Luciano Cilindro de Souza, Daniel Manzoni, Cícero Edinaldo, Ben Oliveira, Sergio Viula, Tales Gubes, Roberto Maty e Marcio Lima.

Apesar de abordar o mundo LGBT, os contos não são eróticos e suas narrativas trazem diferentes personagens em variados contextos, com seus conflitos dramáticos. Cada escritor apresenta seu estilo. Algumas histórias estão mais próximas da realidade e do cotidiano dos homossexuais brasileiros, porém a obra também está recheada com contos históricos, thrillers e fantasia.

Assim como é difícil definir pessoas, por cada narrativa ter a essência de seu contista, não é tão fácil traduzir o livro em poucas palavras. Loveless foi o primeiro passo no universo da literatura para alguns autores e para outros foi mais uma maneira de consolidar os seus talentos. Esta variedade de experiências de vida, de escrita, de gerações e de temáticas torna o livro mais gostoso de ler, longe de ser maçante como tentar devorar vários contos de um só autor no mesmo dia.

Ficção e realidade andam de mãos dadas nesta coletânea da Escândalo, onde a imaginação, criatividade, experiências pessoais, vontades, sonhos, desejos, frustrações, loucura e desencontros tornaram-se fonte de inspiração para esses autores. Que gay nunca teve medo de sair do armário e de que a família descobrisse sobre sua orientação sexual? Quem nunca vivenciou o glamour e a podridão do meio gay? Quem é que nunca desejou ter vida eterna?

Esqueça o clichê de que toda história com temática gay tem um final triste ou de que a AIDS é o pior inimigo que os homossexuais podem enfrentar. Loveless tem histórias que abordam assuntos universais como a morte, o sexo, a doença, a vida, as crises e a procura pela felicidade, mas também mergulha em águas mais profundas. Nesta mistura há o chocante e a simplicidade. Entre os ingredientes estão: incesto, transexualidade, bissexualidade, prostituição, rejeição, aceitação, drogas, segredos, lembranças, sonhos, sucesso, solidão, homofobia, assassinatos, fuga, convivência familiar, neuroses e isolamento.

Autores do livro Loveless
Alguns dos autores do livro Loveless durante o lançamento em São Paulo. Foto: Chapani.

Confira a seguir os títulos dos contos e seus respectivos autores: Amor de Pai e O Deus Imoral (Eduardo Bravo), O Sorriso de Victtor (Rodrigo Adriano Machado), A Descoberta do Silêncio (Felipe Moreira), A Revolução de Jean (Luciano Cilindro de Souza), Um filho da mãe: a angústia de ser parido (Daniel Manzoni), Camarão de Quintal (Ítalo Damasceno), Defeitos de Fábrica: lembranças de uma criança (Cícero Edinaldo), Segredos Expostos e Prazeres Perigosos (Ben Oliveira), Caos Desordenado (Sergio Viula), O Bufo (Tales Gubes), Criado Para Não Derrubar (Roberto Maty) e O Garoto do Anúncio (Marcio Lima).

Para quem ficou interessado em adquirir o livro, Loveless está sendo vendido no site da Editora Escândalo por R$ 26,90 (Frete Grátis). Confira: http://editoraescandalo.com/site/portfolio/loveless/.

Veja também:

Pré-venda dos livros Homossilábicas Vol. 3 e A Sesmaria Esquecida

O Conhecimento Liberta – Livro aborda a religião e o preconceito contra homossexuais

Heróis gays? Livro analisa histórias infantis abordando a sexualidade

Resenha de livro sobre o Mercado GLS

Resenha Confissões ao Mar – Kadu Lago

Escritor Roberto Muniz Dias fala sobre o livro Errorragia no PapoMix

Comentários

Mais lidas da semana