Pular para o conteúdo principal

Destaques

Autismo: Unicamp disponibiliza vídeos do simpósio sobre o espectro autista

A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp compartilhou no canal do YouTube os vídeos de um simpósio sobre os Transtornos do Espectro do Autismo. O primeiro dia de evento aconteceu no dia 1º de abril de 2019 e o primeiro vídeo traz as palestras que aconteceram na parte da manhã.


Levando em conta a falta de capacitação profissional do Brasil e a carência de informações sobre o autismo nas diferentes regiões do país, acredito que a iniciativa foi muito importante. Quando uma universidade abre as portas para falar de um assunto que precisa ser mais discutido, a sociedade só tem a ganhar.

O vídeo aborda desde as questões históricas do autismo (trazendo curiosidades além de Leo Kanner e Hans Asperger), passando por questões de como o Transtorno do Espectro Autista é visto no dias atuais, as questões das pesquisas de prevalência de autismo no mundo e no Brasil (a importância de entender os critérios metodológicos e as alterações de resultados) e algumas das pesquisas e coletas de dados da A…

Editora Escândalo completa dois anos levando Literatura Gay para os leitores

A Editora Escândalo completou dois anos. Voltada para a publicações de obras de ficção e não-ficção com temática LGBT, a editora tem tornado possível o sonho de muitos autores e escritores que desejam ver seus livros e histórias sobre homossexualidade, homoafetividade e inclusão sexual serem publicados.

Registro feito durante a Festa Literária Escandaliza, da Editora Escândalo, em São Paulo (SP)

Sem a Editora Escândalo, dificilmente eu veria dois contos meus com temática gay publicados no livro Loveless e mais um que será publicado até o final deste ano. Foi através de dois concursos de contos que eu tive esta oportunidade, no qual os melhores textos selecionados fariam parte de coletâneas com o mesmo nome.

Valorizo a criação e desenvolvimento da editora. Não são todas as editoras que publicam abertamente textos sobre a diversidade sexual. Lembro-me do primeiro não que eu levei de uma editora que tinha um selo gay, mas cujo interesse era maior em obras científicas, educativas e de auto-ajuda do que nos livros de ficção (contos, romances, poesia). Como homossexual abertamente assumido, sempre quis contribuir de alguma forma com o meio gay e que forma melhor de ajudar do que levando um pouco de entretenimento, arte, cultura, alegria?

Durante esses dois anos de existência, a Escândalo tem ajudado a levar a literatura LGBT para leitores do Brasil todo, valorizando os autores e escritores do país. Diferente do que muitos associam ao pensar em literatura gay, não se trata simplesmente de pornografia e sexo, porém de algo mais complexo e diverso. A editora preza pela qualidade literária e informação, não se restrigindo somente a comunidade homossexual.

Escândalo já publicou 18 títulos e deve lançar mais dois até o final do ano. Foto: Divulgação / Editora Escândalo.

Entre os projetos de ficção publicados pela Editora Escândalo estão: Romance, Conto, Poesia, Ensaio e Literatura Infantil. Já nos projetos de não-ficção fazem parte as obras de psicologia, auto-ajuda, religião, ciência, direito e política.

"Parece sonho ainda. Parece que faz tão pouco tempo. E que faz tempo demais. Mas o tempo não erra e não deixa errar. São DOIS ANOS! De trabalho, de empenho, de arte, de literatura! Dois anos da Editora Escândalo!", descreve trecho do texto publicado pela Editora Escândalo em seu blog.

Segundo a editora já foram lançados 18 livros até agora e mais dois devem sair, entre eles a coletânea de contos Homossilábicas Vol. 3, cujos textos selecionados foram os dos escritores vencedores do concurso homônimo.

Confira a lista de obras já publicadas pela Editora Escândalo:

Variáveis Vias do Desejo – Thiago Thomazini

A Casa da Montanha – Giselle Jacques

Adeus a Aleto – Roberto Muniz Dias

Liberdade para Clarice – Marli Porto

Homossilábicas – Moa Sipriano, Marli Porto, Roberto Muniz Dias, Thiago Thomazini, Giselle Jacques, Paulo D'Bram e Ricardo Feitosa

Um Buquê Improvisado – Roberto Muniz Dias

O Sexo de Judas – José Valdemar de Oliveira

Cidade do Anjo – Rafael Nova

Homossilábicas Vol.2 – Valdeck Almeida de Jesus, Alexandre Willer Melo, Bruna Borges, Madson Milhome, Cacá Moraes, Rodrigo Machado e Estevam Von Claus

O Conhecimento LibertaRita de Cássia de Araújo

Arco-Íris Revisitado – Adailson Moreira, Carlos E. Bezerra, Telma M. Da Silva (Organizadores)

O Príncipe, o Mocinho ou o Herói podem ser GaysRoberto Muniz Dias

Maré Vazante – Alexandre Melo

LovelessEduardo Bravo, Rodrigo Adriano Machado, Felipe Moreira, Luciano Cilindro de Souza, Daniel Manzoni, Ítalo Damasceno, Cícero Edinaldo, Ben Oliveira, Sergio Viula, Tales Gubes, Roberto Maty e Marcio Lima

O Livro de Alexia – Giselle Jacques

Uma questão de Gênero – Adeilson Camilo de Oliveira e Marcela Cristina Cordeiro

Errorragia – Roberto Muniz Dias

Tal Brazil, Queer Romance – Antonio de Pádua

Parabéns por esses dois anos escandalosos!! Que venham muitos outros!

Confira o texto do aniversário de dois anos da Editora Escândalo: http://editoraescandalo.com/site/happy-birthday-editora-escandalo/

*Ben Oliveira é um dos autores da Editora Escândalo

Comentários

  1. Ver a foto de toda essa galera junta fez renascer no meu coração o desejo de escrever. Felicidades à Editora, parabéns aos autores (e a você)! Muitos anos de vida e talento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ler isto, Rafael! Ainda não tive a oportunidade de ler o seu livro, porque estou aguardando alguns exemplares chegarem, mas assim que der, pretendo comprar a sua obra. Abraços

      Excluir
  2. EU TENHO 57 CONTOS ERÔTICOS GAY E GOSTARIA MUITO DE PUBLICÁ-LOS...cOMO EU FAÇO, POIS TENHO AMIGOS MUITO AFIM DE LER...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rua, você pode tentar entrar em contato com a Editora Escândalo (https://www.facebook.com/escandaloeditora). Também tem a Lado B Edições (https://www.facebook.com/LadoBEdicoes).

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana